Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11462 |
Resumo: | O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio, integrada no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este relatório apresenta toda a atividade docente desenvolvida no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul durante ano letivo 2021/2022, refletindo sobre a prática pedagógica realizada ao longo do ano. O principal objetivo deste documento é apresentar todas as tarefas desenvolvidas pelo professor estagiário ao longo do ano letivo, de uma forma críticoreflexiva, utilizada sempre com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática docente. Este processo formativo inicial da prática de ensino supervisionada, visa consciencializar o estudante estagiário para a prática docente que irá desempenhar num futuro próximo. Assim este relatório espelha todo o processo efetuado ao longo do ano, desde o planeamento, à avaliação, passando ainda, pela condução do processo de ensino-aprendizagem. São relatadas ao longo deste trabalho, todas as atividades desenvolvidas, as suas bases teóricas, as dificuldades sentidas e estratégias encontradas para as ultrapassar no decorrer do estágio. Para um maior envolvimento e aproveitamento do processo, o estágio pedagógico, não se cingiu à organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, procurou ainda ir ao encontro da investigação pedagógica, à participação ativa na comunidade escolar e à relação com a comunidade. Isto permitiu o docente estagiário desenvolver capacidades muito além das inicialmente previstas. Todo o processo baseou-se numa supervisão pedagógica de excelência, permitindo um constante acompanhamento de todo o trabalho desenvolvido. Para consolidação e melhoria do desempenho académico do docente estagiário, este relatório contempla no final, um estudo exploratório sobre a influência de um programa de intervenção, baseado no método “Tabata Training”, no desenvolvimento das capacidades físicas e aptidão física de uma turma de alunos do 10º Ano. Participaram neste estudo N= 45 alunos, onde foram divididos em Grupo Controlo N=19 e Grupo Experimental N=26. Para a recolha de dados, recorreu-se à bateria de testes FITescola. No tratamento estatístico foi utilizado o IBM SPSS Statistic versão 24, sendo utilizado o T-Test de amostras emparelhadas, para um intervalo de confiança de 95%. As conclusões do estudo, indicam que ocorrem melhorias nos resultados pré-teste, pósteste no grupo experimental, no entanto apenas se verificam diferenças significativas ao nível do teste de impulsão horizontal. |
id |
RCAP_71c8165ab89687fd5393eaf971776b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11462 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de ensino supervisionadaO presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio, integrada no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este relatório apresenta toda a atividade docente desenvolvida no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul durante ano letivo 2021/2022, refletindo sobre a prática pedagógica realizada ao longo do ano. O principal objetivo deste documento é apresentar todas as tarefas desenvolvidas pelo professor estagiário ao longo do ano letivo, de uma forma críticoreflexiva, utilizada sempre com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática docente. Este processo formativo inicial da prática de ensino supervisionada, visa consciencializar o estudante estagiário para a prática docente que irá desempenhar num futuro próximo. Assim este relatório espelha todo o processo efetuado ao longo do ano, desde o planeamento, à avaliação, passando ainda, pela condução do processo de ensino-aprendizagem. São relatadas ao longo deste trabalho, todas as atividades desenvolvidas, as suas bases teóricas, as dificuldades sentidas e estratégias encontradas para as ultrapassar no decorrer do estágio. Para um maior envolvimento e aproveitamento do processo, o estágio pedagógico, não se cingiu à organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, procurou ainda ir ao encontro da investigação pedagógica, à participação ativa na comunidade escolar e à relação com a comunidade. Isto permitiu o docente estagiário desenvolver capacidades muito além das inicialmente previstas. Todo o processo baseou-se numa supervisão pedagógica de excelência, permitindo um constante acompanhamento de todo o trabalho desenvolvido. Para consolidação e melhoria do desempenho académico do docente estagiário, este relatório contempla no final, um estudo exploratório sobre a influência de um programa de intervenção, baseado no método “Tabata Training”, no desenvolvimento das capacidades físicas e aptidão física de uma turma de alunos do 10º Ano. Participaram neste estudo N= 45 alunos, onde foram divididos em Grupo Controlo N=19 e Grupo Experimental N=26. Para a recolha de dados, recorreu-se à bateria de testes FITescola. No tratamento estatístico foi utilizado o IBM SPSS Statistic versão 24, sendo utilizado o T-Test de amostras emparelhadas, para um intervalo de confiança de 95%. As conclusões do estudo, indicam que ocorrem melhorias nos resultados pré-teste, pósteste no grupo experimental, no entanto apenas se verificam diferenças significativas ao nível do teste de impulsão horizontal.This document is part of the Internship Curricular Unit, integrated in the study plan of the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This report presents all the teaching activity developed in the Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul during the academic year 2021/2022, reflecting on the pedagogical practice carried out throughout the year. The main objective of this document is to present all the tasks developed by the trainee teacher throughout the school year, in a critical-reflective way, always used with the aim of improving and perfecting teaching practice. This initial formative process of supervised teaching practice aims to make the trainee student aware of the teaching practice that he will perform in a near future. This report reflects the entire process carried out through the year, from the planning, to the evaluation, passing through the conduct of the teaching process. Throughout the report, all the activities developed, their theoretical bases, the difficulties felt and strategies found to overcome them, are reported. For greater involvement and beneficts of the process, the internship was not limited to the organization and management of the teaching-learning process, it also aimed to meet pedagogical research, active participation in the school community and the relationship with the community itself. This allowed the trainee teacher to develop skills far beyond what was initially expected. The entire process was based on excellent pedagogical supervision, allowing constant monitoring of all the work developed. In order to consolidate and improve the academic performance of the trainee teacher, this report includes, at the end, an exploratory study on the influence of an intervention program, based on the "Tabata Training" method, on the development of physical abilities and physical fitness of a group of students. of the 10th grade. N=45 students participated in this study, where they were divided into Control Group N=19 and Experimental Group N=26. For data collection, was used the FITescola battery test. For statistical treatment was used, IBM SPSS Statistic version 24, using the T-Test of paired samples, for a confidence interval of 95%. The conclusions of the study indicate that there were improvements in the pre-test, post-test results in the experimental group, however there are only significant differences at the level of the horizontal jump test.2023-03-27T14:56:45Z2022-09-15T00:00:00Z2022-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11462porFigueiredo, José Manuel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:16.359408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Figueiredo, José Manuel Ferreira Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Figueiredo, José Manuel Ferreira |
author_facet |
Figueiredo, José Manuel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, José Manuel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
topic |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
description |
O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio, integrada no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este relatório apresenta toda a atividade docente desenvolvida no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul durante ano letivo 2021/2022, refletindo sobre a prática pedagógica realizada ao longo do ano. O principal objetivo deste documento é apresentar todas as tarefas desenvolvidas pelo professor estagiário ao longo do ano letivo, de uma forma críticoreflexiva, utilizada sempre com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a prática docente. Este processo formativo inicial da prática de ensino supervisionada, visa consciencializar o estudante estagiário para a prática docente que irá desempenhar num futuro próximo. Assim este relatório espelha todo o processo efetuado ao longo do ano, desde o planeamento, à avaliação, passando ainda, pela condução do processo de ensino-aprendizagem. São relatadas ao longo deste trabalho, todas as atividades desenvolvidas, as suas bases teóricas, as dificuldades sentidas e estratégias encontradas para as ultrapassar no decorrer do estágio. Para um maior envolvimento e aproveitamento do processo, o estágio pedagógico, não se cingiu à organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, procurou ainda ir ao encontro da investigação pedagógica, à participação ativa na comunidade escolar e à relação com a comunidade. Isto permitiu o docente estagiário desenvolver capacidades muito além das inicialmente previstas. Todo o processo baseou-se numa supervisão pedagógica de excelência, permitindo um constante acompanhamento de todo o trabalho desenvolvido. Para consolidação e melhoria do desempenho académico do docente estagiário, este relatório contempla no final, um estudo exploratório sobre a influência de um programa de intervenção, baseado no método “Tabata Training”, no desenvolvimento das capacidades físicas e aptidão física de uma turma de alunos do 10º Ano. Participaram neste estudo N= 45 alunos, onde foram divididos em Grupo Controlo N=19 e Grupo Experimental N=26. Para a recolha de dados, recorreu-se à bateria de testes FITescola. No tratamento estatístico foi utilizado o IBM SPSS Statistic versão 24, sendo utilizado o T-Test de amostras emparelhadas, para um intervalo de confiança de 95%. As conclusões do estudo, indicam que ocorrem melhorias nos resultados pré-teste, pósteste no grupo experimental, no entanto apenas se verificam diferenças significativas ao nível do teste de impulsão horizontal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15T00:00:00Z 2022-09-15 2023-03-27T14:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11462 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137118259249152 |