Vacinar para prevenir: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3291 |
Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. As vacinas são ferramentas seguras e eficazes que impedem a proliferação de enfermidades na comunidade evitando grandes mortandades. No entanto, ainda existem milhões de pessoas sem acesso à vacinação, assim como pessoas que se recusam a ser vacinadas. Por isso é importante, desde cedo, alertar os cidadãos para a importância da vacinação para a saúde das populações. O estudo realizado no âmbito da intervenção pedagógica na disciplina de Ciências Naturais pretendia aferir as perceções de alunos de 6.º ano de escolaridade sobre vacinação e sensibilizá-los para as desigualdades no acesso às vacinas. Para orientar o trabalho a ser desenvolvido definiram-se os seguintes objetivos: (1) Identificar perceções de alunos de 6.º ano de escolaridade sobre a vacinas, nomeadamente a forma como funcionam, constrangimentos ao seu acesso e importância para a saúde das populações; (2) Desenhar e implementar atividades sobre a temática; (3) Aferir o impacto das atividades implementadas nos conhecimentos e atitudes dos alunos relativamente à vacinação. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, sendo a recolha de dados baseada em observação, questionários e registos escritos dos alunos. Os participantes foram 26 alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados revelam que os alunos reconheciam a importância da vacinação para a saúde das populações na medida em que nos protegem de determinadas doenças, embora vários aspetos associados com este processo fossem desconhecidos ou pouco claros para muitos dos alunos. A intervenção pedagógica contribuiu para clarificar conceitos, dotar os alunos de conhecimentos e vocabulário de cariz científico inerentes ao processo de vacinação e para os sensibilizar para as desigualdades no acesso às vacinas. |
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Vacinar para prevenir: um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridadeSaúdeVacinaçãoCiências Naturais6.º ano de escolaridadeHealthVaccinationNatural Sciences6th year of schoolingO presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. As vacinas são ferramentas seguras e eficazes que impedem a proliferação de enfermidades na comunidade evitando grandes mortandades. No entanto, ainda existem milhões de pessoas sem acesso à vacinação, assim como pessoas que se recusam a ser vacinadas. Por isso é importante, desde cedo, alertar os cidadãos para a importância da vacinação para a saúde das populações. O estudo realizado no âmbito da intervenção pedagógica na disciplina de Ciências Naturais pretendia aferir as perceções de alunos de 6.º ano de escolaridade sobre vacinação e sensibilizá-los para as desigualdades no acesso às vacinas. Para orientar o trabalho a ser desenvolvido definiram-se os seguintes objetivos: (1) Identificar perceções de alunos de 6.º ano de escolaridade sobre a vacinas, nomeadamente a forma como funcionam, constrangimentos ao seu acesso e importância para a saúde das populações; (2) Desenhar e implementar atividades sobre a temática; (3) Aferir o impacto das atividades implementadas nos conhecimentos e atitudes dos alunos relativamente à vacinação. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, sendo a recolha de dados baseada em observação, questionários e registos escritos dos alunos. Os participantes foram 26 alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados revelam que os alunos reconheciam a importância da vacinação para a saúde das populações na medida em que nos protegem de determinadas doenças, embora vários aspetos associados com este processo fossem desconhecidos ou pouco claros para muitos dos alunos. A intervenção pedagógica contribuiu para clarificar conceitos, dotar os alunos de conhecimentos e vocabulário de cariz científico inerentes ao processo de vacinação e para os sensibilizar para as desigualdades no acesso às vacinas.This report reflects the work carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) of the master’s degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. Vaccines are safe and effective tools that prevent the proliferation of diseases in the community, avoiding great mortality. However, there are still millions of people without access to vaccination, as well as people who refuse to be vaccinated. That is why it is important, from an early age, to alert citizens to the importance of vaccination for the health of populations. The study carried out within the scope of the pedagogical intervention in the subject of Natural Sciences aimed to assess 6th grade students´ perceptions about vaccination and make them aware of the inequalities in access to vaccines. To guide the work to be developed the following objectives were defined: (1) To identify 6th grade students´ perceptions about vaccines, namely how they work, constraints to their access and importance for the health of populations; (2) To design and implement activities on the topic; (3) To assess the impact of the implemented activities on students’ knowledge and attitudes towards vaccination. A qualitative methodology was used, with data collection being based on observation, questionnaires and students´ written records. Participants were 26 students from a 6th grade class. The results show that students recognised the importance of vaccination for the health of the populations as they protect us from certain diseases, although several aspects associated with this process were unknown or unclear to many of the students. The pedagogical intervention helped to clarify concepts, provide students with scientific knowledge and vocabulary inherent in the vaccination process and to raise awareness of inequalities in access to vaccines.2023-04-18T13:42:20Z2023-03-01T00:00:00Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3291TID:203272854porCosta, Ana Filipa Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T06:45:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:48.257451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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