O consumidor infantil e as embalagens de brinquedos: Uma abordagem de Neuromarketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13792 |
Resumo: | Falar no consumidor infantil é sinónimo de falar em futuro, já que desde cedo passa por um processo de socialização para o consumo e reforça interesse por este mundo, influenciando a decisão de compra familiar. Nomeadamente quando se trata de brinquedos, visto que não conseguimos dissociar este produto de uma criança. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o que atrai este tipo de consumidor, com idades compreendidas entre os oito a dez anos de idade, nas embalagens de brinquedos. Concretamente, pretende-se estudar a relevância dos elementos visuais e textuais da embalagem e perceber de que forma estes influenciam os pais e influenciam o consumidor infantil pela pressão social. Para responder aos objetivos propostos realizou-se uma abordagem de métodos mistos, através de uma metodologia quantitativa, utilizando um método de neuromarketing, o eyetracking. Através deste, conseguimos esclarecer para onde olha a criança, quanto tempo olha, definindo a sua atenção visual e preferências. De modo a complementar estes resultados, realizou-se ainda uma abordagem qualitativa através de dois grupos de foco, um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Os resultados obtidos permitiram comparar abordagens e perceber que as crianças desde cedo têm uma opinião formada sobre o consumo, que muitas vezes é moldada devido ao social que o rodeia, nomeadamente pelo ambiente escolar. Estes pequenos consumidores efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, influenciando-os. Relativamente ao segmento de mercado definido, as embalagens de brinquedos, há uma preferência de destaque pelos elementos visuais da embalagem, mas também dão importância aos elementos textuais quando os visuais não satisfazem rapidamente o entendimento do brinquedo. |
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O consumidor infantil e as embalagens de brinquedos: Uma abordagem de NeuromarketingComportamento do ConsumidorConsumidor InfantilElementos VisuaisElementos TextuaisEmbalagens de BrinquedosEyetrackingNeuromarketing.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingFalar no consumidor infantil é sinónimo de falar em futuro, já que desde cedo passa por um processo de socialização para o consumo e reforça interesse por este mundo, influenciando a decisão de compra familiar. Nomeadamente quando se trata de brinquedos, visto que não conseguimos dissociar este produto de uma criança. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o que atrai este tipo de consumidor, com idades compreendidas entre os oito a dez anos de idade, nas embalagens de brinquedos. Concretamente, pretende-se estudar a relevância dos elementos visuais e textuais da embalagem e perceber de que forma estes influenciam os pais e influenciam o consumidor infantil pela pressão social. Para responder aos objetivos propostos realizou-se uma abordagem de métodos mistos, através de uma metodologia quantitativa, utilizando um método de neuromarketing, o eyetracking. Através deste, conseguimos esclarecer para onde olha a criança, quanto tempo olha, definindo a sua atenção visual e preferências. De modo a complementar estes resultados, realizou-se ainda uma abordagem qualitativa através de dois grupos de foco, um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Os resultados obtidos permitiram comparar abordagens e perceber que as crianças desde cedo têm uma opinião formada sobre o consumo, que muitas vezes é moldada devido ao social que o rodeia, nomeadamente pelo ambiente escolar. Estes pequenos consumidores efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, influenciando-os. Relativamente ao segmento de mercado definido, as embalagens de brinquedos, há uma preferência de destaque pelos elementos visuais da embalagem, mas também dão importância aos elementos textuais quando os visuais não satisfazem rapidamente o entendimento do brinquedo.Talking about child consumers is synonymous with discussing the future since they go through a socialization process for consumption from an early age and reinforce interest in this world, influencing the family purchase decision, particularly regarding toys, as we cannot dissociate this product from a child. Thus, the present investigation intends to study what draws attention to this type of consumer in toy packaging between eight and ten years old. Specifically, it is intended to study the relevance of the visual and textual elements of the packaging to understand how they influence parents and influence themselves through social pressure. To respond to the proposed objectives, a mixed methods approach was carried out through a quantitative methodology, using a neuromarketing method, eye tracking. Through this, we can clarify where the child looks and how long they look, defining their visual attention and preferences. A qualitative approach was carried out through two focus groups, one male and one female, to complement these results. The results made it possible to compare approaches and realize that children from an early age have a formed opinion about consumption, which is often shaped due to the social environment surrounding it, namely by the school environment. These small consumers make requests to parents consciously, influencing them. Regarding the defined market niche, toy packaging, there is a preference for the visual elements of the packaging. Still, they also give importance to textual elements when the visuals do not quickly satisfy the understanding of the toy.Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaGouveia, Ana Isabel Antunes Dias RodriguesPereira, João Alfredo Carvalho SantosuBibliorumSousa, Leonor Boavida de2023-11-23T15:01:10Z2023-03-022022-12-282023-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13792TID:203389794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:09.229409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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