A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/11598 |
Resumo: | Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa. |
id |
RCAP_748a1f31e4c69f7dd65eb5376ab91cf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/11598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma propostaBibliotecas académicasInvestigação científicaFormação de docentesFormação de investigadoresLiteracia da informaçãoAcademic librariesScientific researchFaculty trainingResearchers’ trainingInformation literacyPerante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa.Given the growing economic and social importance of scientific research produced within higher education institutions, this paper discuss the relationship between academic libraries and faculty and researchers, focusing on support and training mechanisms offered to these users’ profiles. The national and international good practices analyzed (through a direct non-participant observation) reveal a trend to strengthen the research support. It is proposed the development of researchers’ training and presented a project implemented in a Portuguese university library.Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e DocumentalistasRepositório da Universidade de LisboaRevez, Jorge, 1980-2014-08-01T14:03:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11598porREVEZ, Jorge - A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, 1 (2014) 155-171.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:57:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:15.232022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
title |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
spellingShingle |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta Revez, Jorge, 1980- Bibliotecas académicas Investigação científica Formação de docentes Formação de investigadores Literacia da informação Academic libraries Scientific research Faculty training Researchers’ training Information literacy |
title_short |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
title_full |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
title_fullStr |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
title_full_unstemmed |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
title_sort |
A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta |
author |
Revez, Jorge, 1980- |
author_facet |
Revez, Jorge, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Revez, Jorge, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas académicas Investigação científica Formação de docentes Formação de investigadores Literacia da informação Academic libraries Scientific research Faculty training Researchers’ training Information literacy |
topic |
Bibliotecas académicas Investigação científica Formação de docentes Formação de investigadores Literacia da informação Academic libraries Scientific research Faculty training Researchers’ training Information literacy |
description |
Perante a crescente importância económica e social da investigação científica produzida no seio das instituições de ensino superior, este artigo procura refletir sobre a relação entre as bibliotecas académicas e os docentes e investigadores, incidindo nos mecanismos de suporte e formação oferecidos a estes grupos de utilizadores. As boas práticas nacionais e internacionais analisadas na web (através de uma observação direta não participante) revelam uma forte tendência nas práticas biblioteconómicas para o reforço do apoio à investigação. Propõe-se assim que as bibliotecas académicas desenvolvam programas de formação estruturados, apresentando-se uma proposta formativa implementada numa biblioteca universitária portuguesa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01T14:03:54Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/11598 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/11598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
REVEZ, Jorge - A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, 1 (2014) 155-171. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134249604874240 |