Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sílvia Cristina Sousa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21253
Resumo: Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar.
id RCAP_760a148c9a8a6370feabb57affe4c785
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…Prática de ensino supervisionadaDesenvolvimento pessoal e profissionalInvestigação-açãoReflexão-açãoAprendizagemSupervised teaching practicePersonal and professional developmentAction-researchAction-reflectionLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNum mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar.In a sea of dreams and emotions, thoughts and transformations..., here is the present internship report, developed under the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), included in the study plan of the Master's Degree in Primary School Teaching and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This Internship Report (ER) reflects a journey based on a methodology with characteristics of action research, supported by moments of observation, cooperation, planning, action and reflection in two different contexts, the 1st and 2nd cycles of basic education. To this end, in an initial phase, the theoretical and legal assumptions concerning the academic and professional dimensions of teachers were mobilized, reinforcing scientific, pedagogical, didactic, and human aspects of this profession. The characterization of both educational contexts, also appears in the lines of this ER, as a central part of the development of planning and action in the educational context. From a reflective perspective of the educational experience, later on, the relevance of portraying the interventions in the educational context arises, as moments that triggered enriching thoughts, memories that encourage what is yet to come... At this stage, reflection-action was valued, since it is considered to promote the improvement of educational practice. Furthermore, it includes an investigative component, which, based on a well-founded theoretical construct and on the results obtained, allowed us to draw conclusions about the promotion of Computational Thinking and Self-regulation of learning, in real problem solving contexts related to sustainable environment. The whole Internship Report reflects the search for inclusive moments of development of essential learning, leading to the construction of the profile of a student able to face the challenges of the 21st century. At the same time, it is believed that it portrays the personal and professional development of the master's student, which occurred throughout this period and was accompanied with the close collaboration of a multidisciplinary team of the master's PES. The help and cooperation were fundamental for a constant sharing of knowledge and for the broadening of the horizon that is intended to be reached through this sea. A sea where IX each and every one of the children, hand in hand with the trainee teacher, traveled its waves, allowing them to dream, laugh and cry, think and transform. But the transformation doesn't stop there, there is still more to discover in this sea, where there is a light shining.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, DáridaQuadros-Flores, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Sílvia Cristina Sousa da2022-12-29T12:21:10Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21253TID:203142721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:19.421405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
title Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
spellingShingle Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
Rocha, Sílvia Cristina Sousa da
Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento pessoal e profissional
Investigação-ação
Reflexão-ação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Personal and professional development
Action-research
Action-reflection
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
title_full Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
title_fullStr Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
title_full_unstemmed Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
title_sort Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
author Rocha, Sílvia Cristina Sousa da
author_facet Rocha, Sílvia Cristina Sousa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida
Quadros-Flores, Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sílvia Cristina Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento pessoal e profissional
Investigação-ação
Reflexão-ação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Personal and professional development
Action-research
Action-reflection
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Desenvolvimento pessoal e profissional
Investigação-ação
Reflexão-ação
Aprendizagem
Supervised teaching practice
Personal and professional development
Action-research
Action-reflection
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T12:21:10Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21253
TID:203142721
url http://hdl.handle.net/10400.22/21253
identifier_str_mv TID:203142721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131501237895168