Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21253 |
Resumo: | Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar. |
id |
RCAP_760a148c9a8a6370feabb57affe4c785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21253 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…Prática de ensino supervisionadaDesenvolvimento pessoal e profissionalInvestigação-açãoReflexão-açãoAprendizagemSupervised teaching practicePersonal and professional developmentAction-researchAction-reflectionLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNum mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar.In a sea of dreams and emotions, thoughts and transformations..., here is the present internship report, developed under the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), included in the study plan of the Master's Degree in Primary School Teaching and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This Internship Report (ER) reflects a journey based on a methodology with characteristics of action research, supported by moments of observation, cooperation, planning, action and reflection in two different contexts, the 1st and 2nd cycles of basic education. To this end, in an initial phase, the theoretical and legal assumptions concerning the academic and professional dimensions of teachers were mobilized, reinforcing scientific, pedagogical, didactic, and human aspects of this profession. The characterization of both educational contexts, also appears in the lines of this ER, as a central part of the development of planning and action in the educational context. From a reflective perspective of the educational experience, later on, the relevance of portraying the interventions in the educational context arises, as moments that triggered enriching thoughts, memories that encourage what is yet to come... At this stage, reflection-action was valued, since it is considered to promote the improvement of educational practice. Furthermore, it includes an investigative component, which, based on a well-founded theoretical construct and on the results obtained, allowed us to draw conclusions about the promotion of Computational Thinking and Self-regulation of learning, in real problem solving contexts related to sustainable environment. The whole Internship Report reflects the search for inclusive moments of development of essential learning, leading to the construction of the profile of a student able to face the challenges of the 21st century. At the same time, it is believed that it portrays the personal and professional development of the master's student, which occurred throughout this period and was accompanied with the close collaboration of a multidisciplinary team of the master's PES. The help and cooperation were fundamental for a constant sharing of knowledge and for the broadening of the horizon that is intended to be reached through this sea. A sea where IX each and every one of the children, hand in hand with the trainee teacher, traveled its waves, allowing them to dream, laugh and cry, think and transform. But the transformation doesn't stop there, there is still more to discover in this sea, where there is a light shining.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, DáridaQuadros-Flores, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Sílvia Cristina Sousa da2022-12-29T12:21:10Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21253TID:203142721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:19.421405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
title |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
spellingShingle |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… Rocha, Sílvia Cristina Sousa da Prática de ensino supervisionada Desenvolvimento pessoal e profissional Investigação-ação Reflexão-ação Aprendizagem Supervised teaching practice Personal and professional development Action-research Action-reflection Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
title_full |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
title_fullStr |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
title_full_unstemmed |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
title_sort |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações… |
author |
Rocha, Sílvia Cristina Sousa da |
author_facet |
Rocha, Sílvia Cristina Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Dárida Quadros-Flores, Paula Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Sílvia Cristina Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Desenvolvimento pessoal e profissional Investigação-ação Reflexão-ação Aprendizagem Supervised teaching practice Personal and professional development Action-research Action-reflection Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Desenvolvimento pessoal e profissional Investigação-ação Reflexão-ação Aprendizagem Supervised teaching practice Personal and professional development Action-research Action-reflection Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29T12:21:10Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21253 TID:203142721 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21253 |
identifier_str_mv |
TID:203142721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131501237895168 |