A Hora do Conto no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tato, Joana Vasconcelos Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2489
Resumo: O presente relatório de investigação, com a temática “A Hora do Conto no Jardim de Infância”, surge com o objetivo de refletirmos sobre a importância atribuída à Hora do Conto na Educação Pré-Escolar. Assim, escolhemos realizar um estudo sobre os recursos e as estratégias que os educadores utilizam para dinamizarem a Hora do Conto. Através deste estudo, pretendemos identificar e analisar o papel e a importância das histórias neste contexto. Com esta investigação, pretendemos explorar os comportamentos dos educadores na dinamização da Hora do Conto, como também mencionar não só as estratégias, mas também os recursos que os educadores utilizam para aproximar as crianças das histórias. A metodologia adotada para a execução da componente empírica deste processo investigativo é de natureza mista, uma vez que assenta numa tipologia de investigação quantitativa e qualitativa. Como instrumentos de investigação foram utilizados: registos; uma entrevista semi-estruturada às crianças da sala dos 4 anos; uma entrevista semiestruturada às educadoras da instituição, das salas dos 3, 4 e 5 anos; e um inquérito por questionário a educadores com grupo atribuído. Este estudo vem demonstrar que ainda há uma insuficiência de estratégias e recursos mobilizados na dinamização da Hora do Conto nos jardins de infância, e quando é feito um esforço dos educadores nesse sentido, os resultados obtidos apontam para uma melhoria no desenvolvimento das crianças. Desejamos que a nossa investigação leve os educadores a refletirem sobre as suas práticas na dinamização da Hora do Conto, contribuindo para uma mudança nas suas atitudes e que suscite nos educadores a vontade de investirem na Hora do Conto, pois estamos convictos de que esta experiência promoverá a qualidade da profissionalidade docente no jardim de infância, como constituíra uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, gostaríamos ter contribuído para que os educadores, os pais e os familiares tomassem consciência do valor e do contributo das histórias para o desenvolvimento integral da criança.
id RCAP_7685bdcfb4575e6259dbde367e9f2de5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Hora do Conto no Jardim de InfânciaLiteratura para a InfânciaEducação Pré-EscolarHora do ContoO presente relatório de investigação, com a temática “A Hora do Conto no Jardim de Infância”, surge com o objetivo de refletirmos sobre a importância atribuída à Hora do Conto na Educação Pré-Escolar. Assim, escolhemos realizar um estudo sobre os recursos e as estratégias que os educadores utilizam para dinamizarem a Hora do Conto. Através deste estudo, pretendemos identificar e analisar o papel e a importância das histórias neste contexto. Com esta investigação, pretendemos explorar os comportamentos dos educadores na dinamização da Hora do Conto, como também mencionar não só as estratégias, mas também os recursos que os educadores utilizam para aproximar as crianças das histórias. A metodologia adotada para a execução da componente empírica deste processo investigativo é de natureza mista, uma vez que assenta numa tipologia de investigação quantitativa e qualitativa. Como instrumentos de investigação foram utilizados: registos; uma entrevista semi-estruturada às crianças da sala dos 4 anos; uma entrevista semiestruturada às educadoras da instituição, das salas dos 3, 4 e 5 anos; e um inquérito por questionário a educadores com grupo atribuído. Este estudo vem demonstrar que ainda há uma insuficiência de estratégias e recursos mobilizados na dinamização da Hora do Conto nos jardins de infância, e quando é feito um esforço dos educadores nesse sentido, os resultados obtidos apontam para uma melhoria no desenvolvimento das crianças. Desejamos que a nossa investigação leve os educadores a refletirem sobre as suas práticas na dinamização da Hora do Conto, contribuindo para uma mudança nas suas atitudes e que suscite nos educadores a vontade de investirem na Hora do Conto, pois estamos convictos de que esta experiência promoverá a qualidade da profissionalidade docente no jardim de infância, como constituíra uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, gostaríamos ter contribuído para que os educadores, os pais e os familiares tomassem consciência do valor e do contributo das histórias para o desenvolvimento integral da criança.The present investigation report, with the tematic “The Story time in preschool”, comes with the goal of reflecting about the importance given to story time in preschool education. So, we chose to study about the resources and strategies that educators use to give dynamic to Story time in preschool. With these casestudy, we want to identify and analyse the role and importance of stories in these context. With these investigation, we wish to explore the behaviours of educators in the dynamic in The Story time, aswell to mention not only strategies, but also the resources that educators use to get children used to stories. The metodology used to execute the empirical component of these process is mixed nature, since it focus in an quantity and quality type of investigation. The investigation tools used were: registers; a semi-structured interview with childs, from the 4 year-old classroom; a semi-structured interview with educators from 3, 4 and 5 yearold classroom; and an survey be questionnaire with an atributted group. These study shows that there are not enough strategies and resources used in the dynamic of The Story Time in preschool and when na effort is made by theachers in these contexto, the results show a developement in children. We wish that our investigation can take the educators to think about their practices in the dynamic of The Story Time, helping in a change in their attitudes and to reveal in educators the will to invest in The Story Time, because were sure that this experience will promote the quality of professionalism in preschool as na added value to the development of children. So, we would like to add something so that educators, parents and family members gain conscience of the value of stories to the integral development of children.2020-07-20T00:00:00Z2017-07-07T00:00:00Z2017-07-072017-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2489TID:201734087porTato, Joana Vasconcelos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:16.719900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Hora do Conto no Jardim de Infância
title A Hora do Conto no Jardim de Infância
spellingShingle A Hora do Conto no Jardim de Infância
Tato, Joana Vasconcelos Fernandes
Literatura para a Infância
Educação Pré-Escolar
Hora do Conto
title_short A Hora do Conto no Jardim de Infância
title_full A Hora do Conto no Jardim de Infância
title_fullStr A Hora do Conto no Jardim de Infância
title_full_unstemmed A Hora do Conto no Jardim de Infância
title_sort A Hora do Conto no Jardim de Infância
author Tato, Joana Vasconcelos Fernandes
author_facet Tato, Joana Vasconcelos Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tato, Joana Vasconcelos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a Infância
Educação Pré-Escolar
Hora do Conto
topic Literatura para a Infância
Educação Pré-Escolar
Hora do Conto
description O presente relatório de investigação, com a temática “A Hora do Conto no Jardim de Infância”, surge com o objetivo de refletirmos sobre a importância atribuída à Hora do Conto na Educação Pré-Escolar. Assim, escolhemos realizar um estudo sobre os recursos e as estratégias que os educadores utilizam para dinamizarem a Hora do Conto. Através deste estudo, pretendemos identificar e analisar o papel e a importância das histórias neste contexto. Com esta investigação, pretendemos explorar os comportamentos dos educadores na dinamização da Hora do Conto, como também mencionar não só as estratégias, mas também os recursos que os educadores utilizam para aproximar as crianças das histórias. A metodologia adotada para a execução da componente empírica deste processo investigativo é de natureza mista, uma vez que assenta numa tipologia de investigação quantitativa e qualitativa. Como instrumentos de investigação foram utilizados: registos; uma entrevista semi-estruturada às crianças da sala dos 4 anos; uma entrevista semiestruturada às educadoras da instituição, das salas dos 3, 4 e 5 anos; e um inquérito por questionário a educadores com grupo atribuído. Este estudo vem demonstrar que ainda há uma insuficiência de estratégias e recursos mobilizados na dinamização da Hora do Conto nos jardins de infância, e quando é feito um esforço dos educadores nesse sentido, os resultados obtidos apontam para uma melhoria no desenvolvimento das crianças. Desejamos que a nossa investigação leve os educadores a refletirem sobre as suas práticas na dinamização da Hora do Conto, contribuindo para uma mudança nas suas atitudes e que suscite nos educadores a vontade de investirem na Hora do Conto, pois estamos convictos de que esta experiência promoverá a qualidade da profissionalidade docente no jardim de infância, como constituíra uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, gostaríamos ter contribuído para que os educadores, os pais e os familiares tomassem consciência do valor e do contributo das histórias para o desenvolvimento integral da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07T00:00:00Z
2017-07-07
2017-06-26
2020-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2489
TID:201734087
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2489
identifier_str_mv TID:201734087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627459182592