Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges,Maria Leonor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins,Maria Helena, Guerreiro,António, Leite,Lúcia Pereira, Luísa,Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704
Resumo: Resumo No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva.
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