Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704 |
Resumo: | Resumo No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva. |
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Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.conceçãodeficiênciainclusãoensino superiorEscala Intercultural de Conceções de DeficiênciaResumo No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva.Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704Análise Social n.245 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704Borges,Maria LeonorMartins,Maria HelenaGuerreiro,AntónioLeite,Lúcia PereiraLuísa,Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:57:37Zoai:scielo:S0003-25732022000400704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:14:41.005640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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