Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5851 |
Resumo: | Este estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo. |
id |
RCAP_7ac9e74d44282a7f10f5beb85aae73f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino BásicoConcentraçãoExpressão dramáticaJogo dramáticoAprendizagemEste estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo.2023-03-03T12:32:03Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5851TID:203088140porVicente, Ana Isabel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:56.505948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico Vicente, Ana Isabel da Silva Concentração Expressão dramática Jogo dramático Aprendizagem |
title_short |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Vicente, Ana Isabel da Silva |
author_facet |
Vicente, Ana Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Ana Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concentração Expressão dramática Jogo dramático Aprendizagem |
topic |
Concentração Expressão dramática Jogo dramático Aprendizagem |
description |
Este estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25T00:00:00Z 2022-07-25 2023-03-03T12:32:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5851 TID:203088140 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5851 |
identifier_str_mv |
TID:203088140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131206767345664 |