Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeiro, Cátia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32508
Resumo: O presente relatório insere-se no Curso de Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol e pretende apresentar, de forma transparente e autêntica, uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do texto oral. Na primeira parte deste relatório estão elencados aspetos relativos à minha formação pedagógica, à minha experiência profissional como professora de Espanhol e uma reflexão sobre a dinâmica escolar que preconizo; a segunda parte conta com a exploração do tema monográfico. O desenvolvimento do tema monográfico está estruturado em três pontos: no primeiro analisa-se a importância social da linguagem oral, no segundo reflete-se sobre o lugar da oralidade nos Programas de Português e Espanhol do ensino básico e secundário, no último ponto, apresentam-se propostas de atividades para o tratamento do oral formal em contexto de sala de aula para o 10ºano de escolaridade nas disciplinas de Português e Espanhol (B1, nível continuação).
id RCAP_7cf539b1d5c3789f79a624fca48cc2b4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.oralidadeatividades de expressão oralinteração oralensino do portuguêsensino do espanholO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol e pretende apresentar, de forma transparente e autêntica, uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do texto oral. Na primeira parte deste relatório estão elencados aspetos relativos à minha formação pedagógica, à minha experiência profissional como professora de Espanhol e uma reflexão sobre a dinâmica escolar que preconizo; a segunda parte conta com a exploração do tema monográfico. O desenvolvimento do tema monográfico está estruturado em três pontos: no primeiro analisa-se a importância social da linguagem oral, no segundo reflete-se sobre o lugar da oralidade nos Programas de Português e Espanhol do ensino básico e secundário, no último ponto, apresentam-se propostas de atividades para o tratamento do oral formal em contexto de sala de aula para o 10ºano de escolaridade nas disciplinas de Português e Espanhol (B1, nível continuação).2016-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32508http://hdl.handle.net/10316/32508porJaneiro, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:30Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:20.075003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
title Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
spellingShingle Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
Janeiro, Cátia
oralidade
atividades de expressão oral
interação oral
ensino do português
ensino do espanhol
title_short Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
title_full Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
title_fullStr Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
title_full_unstemmed Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
title_sort Uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do oral.
author Janeiro, Cátia
author_facet Janeiro, Cátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeiro, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv oralidade
atividades de expressão oral
interação oral
ensino do português
ensino do espanhol
topic oralidade
atividades de expressão oral
interação oral
ensino do português
ensino do espanhol
description O presente relatório insere-se no Curso de Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol e pretende apresentar, de forma transparente e autêntica, uma abordagem da interação oral nas disciplinas de Português e Espanhol: processos e práticas de compreensão e expressão do texto oral. Na primeira parte deste relatório estão elencados aspetos relativos à minha formação pedagógica, à minha experiência profissional como professora de Espanhol e uma reflexão sobre a dinâmica escolar que preconizo; a segunda parte conta com a exploração do tema monográfico. O desenvolvimento do tema monográfico está estruturado em três pontos: no primeiro analisa-se a importância social da linguagem oral, no segundo reflete-se sobre o lugar da oralidade nos Programas de Português e Espanhol do ensino básico e secundário, no último ponto, apresentam-se propostas de atividades para o tratamento do oral formal em contexto de sala de aula para o 10ºano de escolaridade nas disciplinas de Português e Espanhol (B1, nível continuação).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32508
http://hdl.handle.net/10316/32508
url http://hdl.handle.net/10316/32508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133705857400832