Avaliação da perceção subjetiva de esforço de raparigas em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49488 |
Resumo: | O Relatório Final é o documento geral e final do último ano de Mestrado onde é realizada uma reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, tendo sido desenvolvido ao longo do ano letivo de 2022/2023. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no Fogueteiro, centrando as atividades de lecionação em duas turmas, nomeadamente no 9º ano e 10º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, respetivamente). Como processo final desse percurso foi elaborado o presente relatório o qual está estruturado em quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV). A primeira área salienta o conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino e o processo ensino-aprendizagem aos olhos do professor. Na segunda área são relatados os âmbitos de intervenção e todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física de forma reflexiva e crítica. Por conseguinte, a área III apresenta a importância da relação formada com a comunidade escolar, nas variadas tarefas desenvolvidas como professora estagiária como o acompanhamento da direção de turma, a participação em atividades do grupo de educação física e o desporto escolar. Na quarta e última área, é apresentado o artigo científico acerca do estudo realizado, o qual tinha como objetivo a perceção subjetiva de esforço em raparigas em idade escolar. O estudo envolve 40 raparigas em idade escolar foi desenvolvido no âmbito de aula de educação física. Assim, os instrumentos utilizados foram o teste do vaivém e a Escala de Borg-10, tendo as alunas de classificar o esforço que estavam a sentir ao longo do teste. Logo, após as quatro áreas é possível concluir que o ano letivo do estágio pedagógico proporciona uma aproximação real ao mundo do ensino em todo o seu contexto abrangente, permitindo colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e das minhas vivências pessoais. |
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