O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors. |
id |
RCAP_8160d5e883515b10ad6370e567a6b4b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1460 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anosEducação pré-escolarCidadaniaProfessor reflexivoO presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors.2014-07-11T14:37:13Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1460TID:201481995porLobo, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.490700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
title |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
spellingShingle |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos Lobo, Joana Educação pré-escolar Cidadania Professor reflexivo |
title_short |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
title_full |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
title_fullStr |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
title_full_unstemmed |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
title_sort |
O exercício da cidadania num grupo de 5 anos |
author |
Lobo, Joana |
author_facet |
Lobo, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Cidadania Professor reflexivo |
topic |
Educação pré-escolar Cidadania Professor reflexivo |
description |
O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-11T14:37:13Z 2014-06-01T00:00:00Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460 TID:201481995 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460 |
identifier_str_mv |
TID:201481995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623061454848 |