El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53598 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_89f48965af24aa185d84253dae88290c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciaciónLíngua espanhola - Estudo e ensinoExpressão oralFonéticaPublicidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este informe fue elaborado en el marco de prácticas supervisadas del Máster en Enseñanza de Español y portugués del 3.er Ciclo de la Enseñanza Básica y en Bachillerato. Pretende ser una reflexión crítica sobre una unidad didáctica con una duración total de 450 minutos. El propósito central de la intervención giró en torno a la enseñanza de la pronunciación en el proceso de enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera (ELE), más específicamente una aplicación didáctica del proceso de adquisición de la pronunciación y corrección fonética de algunos vocablos, a un grupo de 9º año, nivel B1 (MCER), en la Escola Secundária Daniel Sampaio – Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, ubicada en el concelho de Almada. En los primeros capítulos se hace una reflexión teórica sobre la adquisición de la pronunciación a través de distintas estrategias que puedan contribuir a su mejoría, y a continuación sobre el aporte de la publicidad en las clases de ELE, como una forma más de mejorar la pronunciación y sobre la influencia que los anuncios publicitarios tienen sobre los jóvenes, a través de los diferentes medios digitales que tienen a su disposición. En un segundo momento, se presenta la programación, planificación, aplicación y evaluación de la unidad didáctica. Por último, se analiza y se reflexiona sobre los resultados obtenidos a lo largo de la unidad, haciendo algunas consideraciones finales sobre la experiencia y los aprendizajes de las prácticas supervisadas.O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III – Espanhol do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Pretende ser uma reflexão crítica sobre uma unidade didática com uma duração de 450 minutos. O objetivo central desta intervenção girou em torno do processo de aquisição da pronúncia e correção fonética de alguns vocábulos, aplicado a uma turma de 9º ano, nível B1 (MCER), na Escola Secundária Daniel Sampaio – Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio situada no concelho de Almada. Os primeiros capítulos são dedicados a uma reflexão teórica sobre a aquisição da pronúncia e estratégias que possam contribuir para à sua gradual melhoria, e, seguidamente, sobre o contributo da introdução da publicidade nas aulas de ELE, como uma forma de melhorar a pronúncia e simultaneamente sobre a influência que a publicidade exerce sobre os jovens, por meio das diferentes plataformas digitais de que hoje disponibilizam. Num segundo momento, apresenta-se a programação, planificação, aplicação e avaliação da unidade didática. Por último, procede-se à análise e reflexão dos resultados obtidos ao longo da unidade, apresentando algumas considerações finais sobre a experiencia e as aprendizagens realizadas na Prática de Ensino Supervisionada.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaMantas, Maria do Céu Figueira2022-07-01T14:56:58Z20212021-12-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53598spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:33.521555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
title |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
spellingShingle |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación Mantas, Maria do Céu Figueira Língua espanhola - Estudo e ensino Expressão oral Fonética Publicidade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
title_full |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
title_fullStr |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
title_full_unstemmed |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
title_sort |
El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación |
author |
Mantas, Maria do Céu Figueira |
author_facet |
Mantas, Maria do Céu Figueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Rovira, José María Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mantas, Maria do Céu Figueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola - Estudo e ensino Expressão oral Fonética Publicidade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Língua espanhola - Estudo e ensino Expressão oral Fonética Publicidade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-13 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-01T14:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53598 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134597059969024 |