Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17850 |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado por Marcelo Lopes Pinho, aluno do Curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada sob orientação do Professor Doutor Mário Teixeira.Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com dois alunos de percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, sendo constituído pelo projecto de investigação e pelo relatório de prática de ensino supervisionada. Durante o ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de prática de leitura à primeira vista. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a leitura à primeira vista como competência imprescindível ao desenvolvimento de um aluno de percussão erudita. O objecto de estudo está direccionado para os instrumentos de percussão –variante lâminas, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com este tema neste tipo de instrumentos. |
id |
RCAP_8b786730554e2bff26d22e1058d3c01e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminasPercussão - EnsinoPartituras - LeituraO presente trabalho foi elaborado por Marcelo Lopes Pinho, aluno do Curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada sob orientação do Professor Doutor Mário Teixeira.Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com dois alunos de percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, sendo constituído pelo projecto de investigação e pelo relatório de prática de ensino supervisionada. Durante o ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de prática de leitura à primeira vista. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a leitura à primeira vista como competência imprescindível ao desenvolvimento de um aluno de percussão erudita. O objecto de estudo está direccionado para os instrumentos de percussão –variante lâminas, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com este tema neste tipo de instrumentos.This study was prepared by Marcelo Lopes Pinho, Master's Degree student in Teaching of Music of the University of Aveiro, in the discipline of Supervised Teaching Practice under the guidance of Professor Mário Teixeira.This document justifies a project developed with two percussion students at the Academia de Música de Paços de Brandão, being compound by the Investigation Project and the traineeship report. During this schoolar year the instrument classes included moments of practicing Sight-reading music. This work aims to contribute to a reflection on the theme of Sight-reading music, as an essential competence to develop a student of classical percussion. The proposition of the study directed to the percussion instruments –focused on mallets, aims to help solve problems related to this theme in this type of instruments.Universidade de Aveiro2017-06-16T10:32:54Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17850porPinho, Marcelo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:58Zoai:ria.ua.pt:10773/17850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:47.472858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
title |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
spellingShingle |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas Pinho, Marcelo Lopes Percussão - Ensino Partituras - Leitura |
title_short |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
title_full |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
title_fullStr |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
title_full_unstemmed |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
title_sort |
Leitura à primeira vista nos instrumentos de percussão: variante lâminas |
author |
Pinho, Marcelo Lopes |
author_facet |
Pinho, Marcelo Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Marcelo Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percussão - Ensino Partituras - Leitura |
topic |
Percussão - Ensino Partituras - Leitura |
description |
O presente trabalho foi elaborado por Marcelo Lopes Pinho, aluno do Curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada sob orientação do Professor Doutor Mário Teixeira.Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com dois alunos de percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, sendo constituído pelo projecto de investigação e pelo relatório de prática de ensino supervisionada. Durante o ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de prática de leitura à primeira vista. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a leitura à primeira vista como competência imprescindível ao desenvolvimento de um aluno de percussão erudita. O objecto de estudo está direccionado para os instrumentos de percussão –variante lâminas, tem como objectivo ajudar a resolver problemas relacionados com este tema neste tipo de instrumentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-06-16T10:32:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17850 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137578124836864 |