Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6537 |
Resumo: | Os processos de urbanização, criam nos adultos uma cultura do medo, onde a violência, falta de segurança e a falta de adultos disponíveis implica na diminuição drástica da mobilidade de crianças, na redução dos espaços de movimentação ao ar livre e no aumento do uso dos dispositivos eletrônicos. O brincar livremente em espaços abertos, ao ar livre e na natureza se tornou algo perigoso e pouco explorado pelas crianças. A infância atual é marcada pelas brincadeiras em espaços fechados e reduzidos, com brinquedos prontos e que pouco estimulam a criatividade e o movimento. É neste contexto que este estudo busca compreender de que modo pais e professores contribuem para o brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. A análise centra-se na compreensão da perspetiva de pais e professores sobre o brincar livremente na natureza, seus benefícios e a importância dada a este brincar na infância das crianças. Este estudo enquadra-se como uma investigação do tipo qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento de coleta de dados. Com uma amostra de 39 pais e 16 professores distribuídos pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, foi possível concluir que pais e professores identificam os benefícios de brincar livremente na natureza, embora as suas perceções sobre os riscos e falta de segurança impeçam que estes possam contribuir de forma efetiva no brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. Com este estudo foi possível perceber que há uma urgência em desconstruir a cultura da segurança, ocupar espaços públicos e permitir que as crianças voltem a brincar livremente. O que só é possível através da elaboração de políticas públicas que possibilitem uma maior mobilidade das crianças e que promovam o brincar livremente ao mesmo tempo que permitam aos pais e professores sentirem-se seguros em deixar as suas crianças brincarem sem a interferência de adultos. |
id |
RCAP_8d28b271afc826036f8c9cf9c3d34c41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professoresBrincarInfânciCriançaNaturezaDesenvolvimento comunitárioChildren, Childhood, Nature, Play FreeChildrenChildhoodNaturePlay FreeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs processos de urbanização, criam nos adultos uma cultura do medo, onde a violência, falta de segurança e a falta de adultos disponíveis implica na diminuição drástica da mobilidade de crianças, na redução dos espaços de movimentação ao ar livre e no aumento do uso dos dispositivos eletrônicos. O brincar livremente em espaços abertos, ao ar livre e na natureza se tornou algo perigoso e pouco explorado pelas crianças. A infância atual é marcada pelas brincadeiras em espaços fechados e reduzidos, com brinquedos prontos e que pouco estimulam a criatividade e o movimento. É neste contexto que este estudo busca compreender de que modo pais e professores contribuem para o brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. A análise centra-se na compreensão da perspetiva de pais e professores sobre o brincar livremente na natureza, seus benefícios e a importância dada a este brincar na infância das crianças. Este estudo enquadra-se como uma investigação do tipo qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento de coleta de dados. Com uma amostra de 39 pais e 16 professores distribuídos pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, foi possível concluir que pais e professores identificam os benefícios de brincar livremente na natureza, embora as suas perceções sobre os riscos e falta de segurança impeçam que estes possam contribuir de forma efetiva no brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. Com este estudo foi possível perceber que há uma urgência em desconstruir a cultura da segurança, ocupar espaços públicos e permitir que as crianças voltem a brincar livremente. O que só é possível através da elaboração de políticas públicas que possibilitem uma maior mobilidade das crianças e que promovam o brincar livremente ao mesmo tempo que permitam aos pais e professores sentirem-se seguros em deixar as suas crianças brincarem sem a interferência de adultos.Santos, Rui Miguel DuarteOliveira, Mário Acácio Borges de Melo Correia deIC-OnlineMaria, Isabela Oliveira dos Santos2022-01-28T11:57:07Z2021-11-232021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6537TID:202910172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:16Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:43.457222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
title |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
spellingShingle |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores Maria, Isabela Oliveira dos Santos Brincar Infânci Criança Natureza Desenvolvimento comunitário Children, Childhood, Nature, Play Free Children Childhood Nature Play Free Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
title_full |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
title_fullStr |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
title_full_unstemmed |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
title_sort |
Brincar livremente na natureza: contributo de pais e professores |
author |
Maria, Isabela Oliveira dos Santos |
author_facet |
Maria, Isabela Oliveira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Rui Miguel Duarte Oliveira, Mário Acácio Borges de Melo Correia de IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria, Isabela Oliveira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Infânci Criança Natureza Desenvolvimento comunitário Children, Childhood, Nature, Play Free Children Childhood Nature Play Free Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Brincar Infânci Criança Natureza Desenvolvimento comunitário Children, Childhood, Nature, Play Free Children Childhood Nature Play Free Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Os processos de urbanização, criam nos adultos uma cultura do medo, onde a violência, falta de segurança e a falta de adultos disponíveis implica na diminuição drástica da mobilidade de crianças, na redução dos espaços de movimentação ao ar livre e no aumento do uso dos dispositivos eletrônicos. O brincar livremente em espaços abertos, ao ar livre e na natureza se tornou algo perigoso e pouco explorado pelas crianças. A infância atual é marcada pelas brincadeiras em espaços fechados e reduzidos, com brinquedos prontos e que pouco estimulam a criatividade e o movimento. É neste contexto que este estudo busca compreender de que modo pais e professores contribuem para o brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. A análise centra-se na compreensão da perspetiva de pais e professores sobre o brincar livremente na natureza, seus benefícios e a importância dada a este brincar na infância das crianças. Este estudo enquadra-se como uma investigação do tipo qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento de coleta de dados. Com uma amostra de 39 pais e 16 professores distribuídos pelos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém, foi possível concluir que pais e professores identificam os benefícios de brincar livremente na natureza, embora as suas perceções sobre os riscos e falta de segurança impeçam que estes possam contribuir de forma efetiva no brincar livremente na natureza por parte de suas crianças. Com este estudo foi possível perceber que há uma urgência em desconstruir a cultura da segurança, ocupar espaços públicos e permitir que as crianças voltem a brincar livremente. O que só é possível através da elaboração de políticas públicas que possibilitem uma maior mobilidade das crianças e que promovam o brincar livremente ao mesmo tempo que permitam aos pais e professores sentirem-se seguros em deixar as suas crianças brincarem sem a interferência de adultos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23 2021-11-23T00:00:00Z 2022-01-28T11:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6537 TID:202910172 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6537 |
identifier_str_mv |
TID:202910172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136989974364160 |