Perspetivar o educuidar em creche e jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Joana Sofia Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29880
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação surge no culminar de um ciclo- o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Como tal, apresento um estudo transversal aos contextos onde foram concretizados, ao longo dos dois anos de mestrado, os estágios em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo centra-se no educuidar e nas relações de afetividade entre a equipa pedagógica e as crianças em contexto de Creche e Jardim-de-Infância. Este estudo tem como objetivos refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que potenciem o educuidar em contexto de creche e jardim-de-infância, compreender e interpretar de que forma as educadoras promovem o educuidar nas suas práticas pedagógicas, enquanto prática que se funde na relação entre educar e cuidar, tendo como princípio os afetos, o respeito, as interações e um olhar centrado nas crianças e no que nos manifestam. A investigação em curso surgiu das observações e intervenções realizadas nos dois momentos de estágio, mais concretamente numa creche e num jardim-de-infância. A metodologia em que se enquadra o estudo apresentado insere-se no paradigma de natureza interpretativo, orientado por uma investigação qualitativa e que tem por base a abordagem da investigação-ação. Com o intuito de analisar, interpretar e refletir acerca das observações e intervenções realizadas, baseei-me e apoiei-me em notas de campo, registo fotográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes e reflexões pessoais. O projeto permitiu aprofundar os conhecimentos acerca da prática pedagógica do educuidar, considerando-a determinante para o desenvolvimento das crianças, a vários níveis. O educuidar pressupõe a conciliação entre a componente de educar e a componente de cuidar, valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança.
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