Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41981 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_8fe695d499ccbe12e73ded380c1d58c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimentoDesenhoAuto-conhecimentoDesconstruçãoTransformaçãoApropriaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada incide sobre a planificação, implementação e avaliação dos resultados do projeto pedagógico que foi implementado numa turma de 12.º ano, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária Arco-íris (Portela). A Unidade de Trabalho sobre a qual se trabalhou este Relatório enquadra-se no currículo da disciplina de Desenho A e tem como tema “Desenho e colagens – Uma experiência de autoconhecimento”. Nesta atividade procurou-se fomentar a experiência de autoconhecimento nos alunos. A intenção deste exercício foi a reflexão da atual identidade construída com base na complexa rede de memórias e possíveis nostalgias do passado ligada às diferentes dúvidas e incertezas em relação ao futuro. Depois da reflexão interessou perceber de que forma os alunos conseguem expressar a sua identidade através da união das duas técnicas: Desenho e Colagens. O desenho como elemento expressivo das ideias, memórias e anseios e a colagem como elemento unificador de diferentes fragmentos de diferentes fontes num todo identitário. Para sustentar o estudo descrito, é feita uma breve reflexão entre a Educação e a Arte, assim como do ensino artístico e o seu contributo, são também abordadas algumas das Teorias da Aprendizagem ligadas à Adolescência e Motivação. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos alcançaram com sucesso grande parte dos objetivos estabelecidos, com uma avaliação positiva em todos os trabalhos desenvolvidos. Permitiu-se aos alunos conhecer, explorar e aprofundar alguns conhecimentos associados às técnicas: Desenho e Colagens, motivando-os e despertando neles uma maior importância relativa autoconhecimento nesta fase complexa que atravessam. A partilha desta experiência expressiva da própria identidade com a turma desencadeou nos alunos uma outra forma de pensar, de adquirir inspiração e de criar.This Supervised Teaching Practice report focuses on the planning, implementation and evaluation of the results of the pedagogical project that was implemented in a 12th grade class of the Scientific-Humanistic Visual Arts Course at the Rainbow Secondary School (Portela). The Work Unit on which this Report was worked fits into the curriculum of the Design A discipline and has as its theme “Drawing and Collages - An experience of self-knowledge”. In this activity we sought to foster the experience of self-knowledge in the students. The intention of this exercise was to reflect the current identity built on the complex web of memories and possible nostalgia of the past linked to the different doubts and uncertainties regarding the future. After reflection it was interesting to understand how students can express their identity through the union of the two techniques: Drawing and Collages. Drawing as an expressive element of ideas, memories and longings and collage as a unifying element of different fragments from different sources in an identity whole. To support the study described, a brief reflection is made between Education and Art, as well as artistic teaching and its contribution, some of the Theories of Learning related to Adolescence and Motivation are also addressed. From the obtained results it was possible to conclude that the students successfully achieved most of the established objectives, with a positive evaluation in all the developed works. Students were allowed to know, explore and deepen some knowledge associated with the techniques: Drawing and Collages, motivating them and awakening in them a greater relative self-knowledge in this complex phase that they go through. Sharing this expressive experience of their own identity with the class has triggered in students another way of thinking, gaining inspiration and creating.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaQuaresma, Marta Sofia Pereira2020-02-21T13:43:30Z20192019-10-042019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41981TID:202380467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:09.313382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
title |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
spellingShingle |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento Quaresma, Marta Sofia Pereira Desenho Auto-conhecimento Desconstrução Transformação Apropriação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
title_full |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
title_fullStr |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
title_full_unstemmed |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
title_sort |
Desenho e colagens : uma experiência de autoconhecimento |
author |
Quaresma, Marta Sofia Pereira |
author_facet |
Quaresma, Marta Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaresma, Marta Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Auto-conhecimento Desconstrução Transformação Apropriação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Auto-conhecimento Desconstrução Transformação Apropriação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-04 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-21T13:43:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/41981 TID:202380467 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/41981 |
identifier_str_mv |
TID:202380467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491869970432 |