O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13214 |
Resumo: | Á semelhança do que é defendido pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (ME, 1997), acreditamos que a educação deve estimular a criatividade e proporcionar à criança a oportunidade de se expressar livremente de forma criativa. O recurso ao reconto oral é importante na medida em que contribuí para a estruturação mental do pensamento narrativo e criativo das crianças em idade Pré-Escolar. O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivos contribuir para a compreensão de que as histórias podem ser recriadas por crianças de idade pré-escolar e desenvolver o sentimento de autoria em crianças de idade préescolar. Numa tentativa de dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, no qual o conto Os músicos de Bremen dos Irmãos Grimm, serviu como ponto de partida para o reconto oral. Este trabalho insere-se numa metodologia qualitativa, caraterizando-se como um estudo de caso. Os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação direta e participante - notas de campo, a gravação vídeo e áudio, a grelha de análise das três dimensões da narrativa e a grelha de avaliação das atividades. Conclui-se que as atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da criança, em especial o reconto oral, são um contributo para o desenvolvimento da competência narrativa, da criatividade e da autoria. O desempenho de cada criança no reconto oral de autor é único, deixando transparecer caraterísticas pessoais, familiares e culturais. Ao longo deste processo o adulto tem o papel fundamental de impulsionar e apoiar o ato criativo, bem como, valorizar a autoria da criança. |
id |
RCAP_9015835ed610bb44bfe85d0a385ae42f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de casoEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagemEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento da criatividadeNarração de histórias - Estudo de casoAutoriaExpressão oralÁ semelhança do que é defendido pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (ME, 1997), acreditamos que a educação deve estimular a criatividade e proporcionar à criança a oportunidade de se expressar livremente de forma criativa. O recurso ao reconto oral é importante na medida em que contribuí para a estruturação mental do pensamento narrativo e criativo das crianças em idade Pré-Escolar. O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivos contribuir para a compreensão de que as histórias podem ser recriadas por crianças de idade pré-escolar e desenvolver o sentimento de autoria em crianças de idade préescolar. Numa tentativa de dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, no qual o conto Os músicos de Bremen dos Irmãos Grimm, serviu como ponto de partida para o reconto oral. Este trabalho insere-se numa metodologia qualitativa, caraterizando-se como um estudo de caso. Os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação direta e participante - notas de campo, a gravação vídeo e áudio, a grelha de análise das três dimensões da narrativa e a grelha de avaliação das atividades. Conclui-se que as atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da criança, em especial o reconto oral, são um contributo para o desenvolvimento da competência narrativa, da criatividade e da autoria. O desempenho de cada criança no reconto oral de autor é único, deixando transparecer caraterísticas pessoais, familiares e culturais. Ao longo deste processo o adulto tem o papel fundamental de impulsionar e apoiar o ato criativo, bem como, valorizar a autoria da criança.According to what is supported by the Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, (ME, 1997), we believe that education should stimulate creativity and give children the opportunity to express themselves freely and creatively. Use an oral retelling activity it is very important because leads to a mental reconstruction of the narrative and creative thought, in preschool children. The current final internship report have as main objectives the perception of how a short story could promote the oral retelling of stories and simultaneously understand how the oral retelling could support authors’ training in a preschool education. In an effort to answer the investigation objectives and questions, we developed a teaching intervention plan, in which Grimm Brothers’ short story Bremen Town Musicians worked as a starting point for the oral retelling. The existing project contains a qualitative research method and it is characterised by a case study. The gathering information process was limited to direct and participant observations – field notes, audio and video recording, an analysis grid of the narrative’s three dimensions and an activity evaluation grid. It was concluded that propose activities It is concluded that proposed activities promoting the active and creative involvement of the child, especially the oral retelling, are a contribution to the development of the child's narrative competence, creativity and authorship skills. The performance of each child in the oral retelling is unique, showing of their personal, familiar and cultural features. During this process the adult must support the creative act, as well as enhancing child’s authorship.Universidade de Aveiro2015-01-20T16:01:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13214TID:201577380porSilva, Inês Marques Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:03Zoai:ria.ua.pt:10773/13214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.873850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
spellingShingle |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso Silva, Inês Marques Rodrigues da Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Narração de histórias - Estudo de caso Autoria Expressão oral |
title_short |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_full |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_fullStr |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
title_sort |
O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
author |
Silva, Inês Marques Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Inês Marques Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Inês Marques Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Narração de histórias - Estudo de caso Autoria Expressão oral |
topic |
Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Narração de histórias - Estudo de caso Autoria Expressão oral |
description |
Á semelhança do que é defendido pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (ME, 1997), acreditamos que a educação deve estimular a criatividade e proporcionar à criança a oportunidade de se expressar livremente de forma criativa. O recurso ao reconto oral é importante na medida em que contribuí para a estruturação mental do pensamento narrativo e criativo das crianças em idade Pré-Escolar. O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivos contribuir para a compreensão de que as histórias podem ser recriadas por crianças de idade pré-escolar e desenvolver o sentimento de autoria em crianças de idade préescolar. Numa tentativa de dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, no qual o conto Os músicos de Bremen dos Irmãos Grimm, serviu como ponto de partida para o reconto oral. Este trabalho insere-se numa metodologia qualitativa, caraterizando-se como um estudo de caso. Os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação direta e participante - notas de campo, a gravação vídeo e áudio, a grelha de análise das três dimensões da narrativa e a grelha de avaliação das atividades. Conclui-se que as atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da criança, em especial o reconto oral, são um contributo para o desenvolvimento da competência narrativa, da criatividade e da autoria. O desempenho de cada criança no reconto oral de autor é único, deixando transparecer caraterísticas pessoais, familiares e culturais. Ao longo deste processo o adulto tem o papel fundamental de impulsionar e apoiar o ato criativo, bem como, valorizar a autoria da criança. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-01-20T16:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13214 TID:201577380 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13214 |
identifier_str_mv |
TID:201577380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137542843400192 |