A escrever certo por linhas tortas…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24032 |
Resumo: | O relatório de estágio que se segue realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Surge como um reflexo de todo o percurso desenvolvido pela mestranda ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, caraterizado por momentos de observação, planificação e posterior implementação, reflexão, avaliação formativa, investigação e, em alguns momentos, cooperação. O presente relatório é, assim, um elemento necessário à obtenção do grau de mestre e, portanto, à habilitação para a docência. Ao longo da elaboração deste relatório de estágio, foram sendo mobilizados pressupostos teóricos e legais, que sustentam a ação pedagógica da professora estagiária, de extrema relevância para a sua formação docente e consequente construção do perfil docente. Neste sentido, primeiramente, são clarificados os objetivos do relatório, seguindo-se uma reflexão acerca da dimensão académica e profissional de um docente. De seguida, caraterizam-se os contextos da Prática de Ensino Supervisionada, do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, de forma pormenorizada, sucedendo-se a reflexão crítica das intervenções nos contextos educativos. Apresenta-se, ainda, a componente investigativa do relatório de estágio, realizada no contexto do estágio do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo ao modelo de artigo científico. A mestranda procurou implementar Metodologias Ativas de Aprendizagem nas suas intervenções na disciplina de Ciências Naturais, objetivando identificar as potencialidades e desafios, inerentes a esta metodologia, no processo de ensino e aprendizagem das crianças do 5º ano de escolaridade. Em suma, a Prática de Ensino Supervisionada foi um marco importante na trajetória académica, profissional e pessoal da mestranda, através da qual desenvolveu competências que moldaram o seu perfil docente em construção, aprimorou o gosto por esta tão nobre profissão, que é ser Professora, e a vontade em querer fazer a diferença na vida das crianças que pela sua vida passarão. |
id |
RCAP_90869672752c53647f1235d7c1098718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escrever certo por linhas tortas…Prática de ensino supervisionadaReflexãoMetodologias ativas de aprendizagemInvestigaçãoEducaçãoSupervised teaching practiceReflectionActive learning methodologieslnvestigationEducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que se segue realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Surge como um reflexo de todo o percurso desenvolvido pela mestranda ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, caraterizado por momentos de observação, planificação e posterior implementação, reflexão, avaliação formativa, investigação e, em alguns momentos, cooperação. O presente relatório é, assim, um elemento necessário à obtenção do grau de mestre e, portanto, à habilitação para a docência. Ao longo da elaboração deste relatório de estágio, foram sendo mobilizados pressupostos teóricos e legais, que sustentam a ação pedagógica da professora estagiária, de extrema relevância para a sua formação docente e consequente construção do perfil docente. Neste sentido, primeiramente, são clarificados os objetivos do relatório, seguindo-se uma reflexão acerca da dimensão académica e profissional de um docente. De seguida, caraterizam-se os contextos da Prática de Ensino Supervisionada, do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, de forma pormenorizada, sucedendo-se a reflexão crítica das intervenções nos contextos educativos. Apresenta-se, ainda, a componente investigativa do relatório de estágio, realizada no contexto do estágio do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo ao modelo de artigo científico. A mestranda procurou implementar Metodologias Ativas de Aprendizagem nas suas intervenções na disciplina de Ciências Naturais, objetivando identificar as potencialidades e desafios, inerentes a esta metodologia, no processo de ensino e aprendizagem das crianças do 5º ano de escolaridade. Em suma, a Prática de Ensino Supervisionada foi um marco importante na trajetória académica, profissional e pessoal da mestranda, através da qual desenvolveu competências que moldaram o seu perfil docente em construção, aprimorou o gosto por esta tão nobre profissão, que é ser Professora, e a vontade em querer fazer a diferença na vida das crianças que pela sua vida passarão.The following internship report was carried out as part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, which is part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. lt emerges as a reflection of the entire path developed by the master's student throughout the Supervised Teaching Practice, characterized by moments of observation, planning and subsequent implementation, reflection, formative assessment, research and, at times, cooperation. This report is therefore a necessary element for obtaining a master's degree and, therefore, a teaching qualification. Throughout the preparation of this internship report, theoretical and legal assumptions were mobilized, which underpin the pedagogical action of the trainee teacher, of extreme relevance to her teaching training and consequent construction of her teaching profile. The objectives of the reportare first clarified, followed by a reflection on the academic and professional dimensions of a teacher. Next, the contexts of the Supervised Teaching Practice, the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, are characterized in detail, followed by a criticai reflection on the interventions in the educational contexts. The research component of the internship report is also presented, carried out in the context of the 2nd Cycle of Basic Education internship, using the scientific article model. The master's student sought to implement Active Learning Methodologies in her interventions in the subject of Natural Sciences, with the aim of identifying the potential and challenges inherent in this methodology in the teaching and learning process of 5th grade children. ln short, the Supervised Teaching Practice was an important milestone in the master's academic, professional and personal trajectory, through which she developed skills that shaped her teacher profile under construction, improved her taste for this noble profession, which is to be a teacher, and her desire to make a difference in the lives of the children who will pass through her life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, Sara Aboim daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAbreu, Ana Cecília Lima2023-11-28T16:07:37Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24032TID:203412273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:20:02.627216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrever certo por linhas tortas… |
title |
A escrever certo por linhas tortas… |
spellingShingle |
A escrever certo por linhas tortas… Abreu, Ana Cecília Lima Prática de ensino supervisionada Reflexão Metodologias ativas de aprendizagem Investigação Educação Supervised teaching practice Reflection Active learning methodologies lnvestigation Education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A escrever certo por linhas tortas… |
title_full |
A escrever certo por linhas tortas… |
title_fullStr |
A escrever certo por linhas tortas… |
title_full_unstemmed |
A escrever certo por linhas tortas… |
title_sort |
A escrever certo por linhas tortas… |
author |
Abreu, Ana Cecília Lima |
author_facet |
Abreu, Ana Cecília Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sara Aboim da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Ana Cecília Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Metodologias ativas de aprendizagem Investigação Educação Supervised teaching practice Reflection Active learning methodologies lnvestigation Education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Metodologias ativas de aprendizagem Investigação Educação Supervised teaching practice Reflection Active learning methodologies lnvestigation Education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório de estágio que se segue realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Surge como um reflexo de todo o percurso desenvolvido pela mestranda ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, caraterizado por momentos de observação, planificação e posterior implementação, reflexão, avaliação formativa, investigação e, em alguns momentos, cooperação. O presente relatório é, assim, um elemento necessário à obtenção do grau de mestre e, portanto, à habilitação para a docência. Ao longo da elaboração deste relatório de estágio, foram sendo mobilizados pressupostos teóricos e legais, que sustentam a ação pedagógica da professora estagiária, de extrema relevância para a sua formação docente e consequente construção do perfil docente. Neste sentido, primeiramente, são clarificados os objetivos do relatório, seguindo-se uma reflexão acerca da dimensão académica e profissional de um docente. De seguida, caraterizam-se os contextos da Prática de Ensino Supervisionada, do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, de forma pormenorizada, sucedendo-se a reflexão crítica das intervenções nos contextos educativos. Apresenta-se, ainda, a componente investigativa do relatório de estágio, realizada no contexto do estágio do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo ao modelo de artigo científico. A mestranda procurou implementar Metodologias Ativas de Aprendizagem nas suas intervenções na disciplina de Ciências Naturais, objetivando identificar as potencialidades e desafios, inerentes a esta metodologia, no processo de ensino e aprendizagem das crianças do 5º ano de escolaridade. Em suma, a Prática de Ensino Supervisionada foi um marco importante na trajetória académica, profissional e pessoal da mestranda, através da qual desenvolveu competências que moldaram o seu perfil docente em construção, aprimorou o gosto por esta tão nobre profissão, que é ser Professora, e a vontade em querer fazer a diferença na vida das crianças que pela sua vida passarão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28T16:07:37Z 2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24032 TID:203412273 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24032 |
identifier_str_mv |
TID:203412273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135500005539840 |