O uso de storytelling interativo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49762 |
Resumo: | Os conteúdos digitais interativos são amplamente difundidos atualmente e são consumidos por todas as faixas etárias, incluindo crianças. Esses conteúdos são encontrados em programas de televisão, na internet e em jogos, muitos dos quais possuem elementos de storytelling. Embora a maioria dos jogos disponíveis no mercado tenha como objetivo principal entreter, poucos são projetados com o propósito de educar ou transmitir conteúdos pedagógicos. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos com storytelling no ensino infantil, explorando a facilidade e eficácia da aprendizagem quando utilizados como ferramentas educacionais. Além disso, busca identificar os elementos educacionais presentes nesses jogos e como eles podem ser incorporados ou utilizados como base na criação de jogos educacionais eficazes. Através de um framework, foram avaliados três jogos com storytelling interativo, permitindo a enumeração e exemplificação dos elementos educacionais presentes neles. Também foram propostas melhorias para torná-los mais adequados e eficazes na transmissão de conteúdos úteis ao público infantil. Dessa forma, este trabalho ressalta como os jogos com storytelling podem se tornar uma ferramenta poderosa, já compreendida e adaptada pelas novas gerações, para a transmissão de conhecimentos necessários e importantes para a educação e o desenvolvimento infantil. |
id |
RCAP_92c425dd86d79083cf4b1593c3e9ea89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49762 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de storytelling interativo na educação infantilStorytelling interativoEnsino infantilJogos digitaisOs conteúdos digitais interativos são amplamente difundidos atualmente e são consumidos por todas as faixas etárias, incluindo crianças. Esses conteúdos são encontrados em programas de televisão, na internet e em jogos, muitos dos quais possuem elementos de storytelling. Embora a maioria dos jogos disponíveis no mercado tenha como objetivo principal entreter, poucos são projetados com o propósito de educar ou transmitir conteúdos pedagógicos. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos com storytelling no ensino infantil, explorando a facilidade e eficácia da aprendizagem quando utilizados como ferramentas educacionais. Além disso, busca identificar os elementos educacionais presentes nesses jogos e como eles podem ser incorporados ou utilizados como base na criação de jogos educacionais eficazes. Através de um framework, foram avaliados três jogos com storytelling interativo, permitindo a enumeração e exemplificação dos elementos educacionais presentes neles. Também foram propostas melhorias para torná-los mais adequados e eficazes na transmissão de conteúdos úteis ao público infantil. Dessa forma, este trabalho ressalta como os jogos com storytelling podem se tornar uma ferramenta poderosa, já compreendida e adaptada pelas novas gerações, para a transmissão de conhecimentos necessários e importantes para a educação e o desenvolvimento infantil.Interactive digital content is currently widespread and consumed by all age groups, including children. Such content is found in television programs, on the internet and in games, many of which have elements of storytelling. Although most games available on the market have the main objective of entertaining, few are designed with the purpose of educating or transmitting pedagogical content. This work aims to highlight the importance of games with storytelling in early childhood education, exploring the ease and effectiveness of learning when used as educational tools. In addition, it seeks to identify the educational elements present in these games and how they can be incorporated or used as a basis for creating effective educational games. Through a framework, three games with interactive storytelling were evaluated, allowing the enumeration and example of the educational elements present in them. Improvements were also proposed to make them more suitable and effective in transmitting useful content to children. This work highlights how games with storytelling can become a powerful tool, already understood and adapted by the new generations, for the transmission of necessary and important knowledge for education and child development.Lima, Edirlei Soares deRepositório ComumBorges, Caio Simões2024-02-09T13:33:49Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49762TID:203527780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T18:10:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:23.433029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
title |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
spellingShingle |
O uso de storytelling interativo na educação infantil Borges, Caio Simões Storytelling interativo Ensino infantil Jogos digitais |
title_short |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
title_full |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
title_fullStr |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
title_sort |
O uso de storytelling interativo na educação infantil |
author |
Borges, Caio Simões |
author_facet |
Borges, Caio Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Edirlei Soares de Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Caio Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Storytelling interativo Ensino infantil Jogos digitais |
topic |
Storytelling interativo Ensino infantil Jogos digitais |
description |
Os conteúdos digitais interativos são amplamente difundidos atualmente e são consumidos por todas as faixas etárias, incluindo crianças. Esses conteúdos são encontrados em programas de televisão, na internet e em jogos, muitos dos quais possuem elementos de storytelling. Embora a maioria dos jogos disponíveis no mercado tenha como objetivo principal entreter, poucos são projetados com o propósito de educar ou transmitir conteúdos pedagógicos. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos com storytelling no ensino infantil, explorando a facilidade e eficácia da aprendizagem quando utilizados como ferramentas educacionais. Além disso, busca identificar os elementos educacionais presentes nesses jogos e como eles podem ser incorporados ou utilizados como base na criação de jogos educacionais eficazes. Através de um framework, foram avaliados três jogos com storytelling interativo, permitindo a enumeração e exemplificação dos elementos educacionais presentes neles. Também foram propostas melhorias para torná-los mais adequados e eficazes na transmissão de conteúdos úteis ao público infantil. Dessa forma, este trabalho ressalta como os jogos com storytelling podem se tornar uma ferramenta poderosa, já compreendida e adaptada pelas novas gerações, para a transmissão de conhecimentos necessários e importantes para a educação e o desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12 2023-12-01T00:00:00Z 2024-02-09T13:33:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49762 TID:203527780 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49762 |
identifier_str_mv |
TID:203527780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137434246578176 |