O uso de storytelling interativo na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Caio Simões
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49762
Resumo: Os conteúdos digitais interativos são amplamente difundidos atualmente e são consumidos por todas as faixas etárias, incluindo crianças. Esses conteúdos são encontrados em programas de televisão, na internet e em jogos, muitos dos quais possuem elementos de storytelling. Embora a maioria dos jogos disponíveis no mercado tenha como objetivo principal entreter, poucos são projetados com o propósito de educar ou transmitir conteúdos pedagógicos. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos com storytelling no ensino infantil, explorando a facilidade e eficácia da aprendizagem quando utilizados como ferramentas educacionais. Além disso, busca identificar os elementos educacionais presentes nesses jogos e como eles podem ser incorporados ou utilizados como base na criação de jogos educacionais eficazes. Através de um framework, foram avaliados três jogos com storytelling interativo, permitindo a enumeração e exemplificação dos elementos educacionais presentes neles. Também foram propostas melhorias para torná-los mais adequados e eficazes na transmissão de conteúdos úteis ao público infantil. Dessa forma, este trabalho ressalta como os jogos com storytelling podem se tornar uma ferramenta poderosa, já compreendida e adaptada pelas novas gerações, para a transmissão de conhecimentos necessários e importantes para a educação e o desenvolvimento infantil.
id RCAP_92c425dd86d79083cf4b1593c3e9ea89
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de storytelling interativo na educação infantilStorytelling interativoEnsino infantilJogos digitaisOs conteúdos digitais interativos são amplamente difundidos atualmente e são consumidos por todas as faixas etárias, incluindo crianças. Esses conteúdos são encontrados em programas de televisão, na internet e em jogos, muitos dos quais possuem elementos de storytelling. Embora a maioria dos jogos disponíveis no mercado tenha como objetivo principal entreter, poucos são projetados com o propósito de educar ou transmitir conteúdos pedagógicos. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos com storytelling no ensino infantil, explorando a facilidade e eficácia da aprendizagem quando utilizados como ferramentas educacionais. Além disso, busca identificar os elementos educacionais presentes nesses jogos e como eles podem ser incorporados ou utilizados como base na criação de jogos educacionais eficazes. Através de um framework, foram avaliados três jogos com storytelling interativo, permitindo a enumeração e exemplificação dos elementos educacionais presentes neles. Também foram propostas melhorias para torná-los mais adequados e eficazes na transmissão de conteúdos úteis ao público infantil. Dessa forma, este trabalho ressalta como os jogos com storytelling podem se tornar uma ferramenta poderosa, já compreendida e adaptada pelas novas gerações, para a transmissão de conhecimentos necessários e importantes para a educação e o desenvolvimento infantil.Interactive digital content is currently widespread and consumed by all age groups, including children. Such content is found in television programs, on the internet and in games, many of which have elements of storytelling. Although most games available on the market have the main objective of entertaining, few are designed with the purpose of educating or transmitting pedagogical content. This work aims to highlight the importance of games with storytelling in early childhood education, exploring the ease and effectiveness of learning when used as educational tools. In addition, it seeks to identify the educational elements present in these games and how they can be incorporated or used as a basis for creating effective educational games. Through a framework, three games with interactive storytelling were evaluated, allowing the enumeration and example of the educational elements present in them. Improvements were also proposed to make them more suitable and effective in transmitting useful content to children. This work highlights how games with storytelling can become a powerful tool, already understood and adapted by the new generations, for the transmission of necessary and important knowledge for education and child development.Lima, Edirlei Soares deRepositório ComumBorges, Caio Simões2024-02-09T13:33:49Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49762TID:203527780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T18:10:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:23.433029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de storytelling interativo na educação infantil
title O uso de storytelling interativo na educação infantil
spellingShingle O uso de storytelling interativo na educação infantil
Borges, Caio Simões
Storytelling interativo
Ensino infantil
Jogos digitais
title_short O uso de storytelling interativo na educação infantil
title_full O uso de storytelling interativo na educação infantil
title_fullStr O uso de storytelling interativo na educação infantil
title_full_unstemmed O uso de storytelling interativo na educação infantil
title_sort O uso de storytelling interativo na educação infantil
author Borges, Caio Simões
author_facet Borges, Caio Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Edirlei Soares de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Caio Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling interativo
Ensino infantil
Jogos digitais
topic Storytelling interativo
Ensino infantil
Jogos digitais
description Os conteúdos digitais interativos são amplamente difundidos atualmente e são consumidos por todas as faixas etárias, incluindo crianças. Esses conteúdos são encontrados em programas de televisão, na internet e em jogos, muitos dos quais possuem elementos de storytelling. Embora a maioria dos jogos disponíveis no mercado tenha como objetivo principal entreter, poucos são projetados com o propósito de educar ou transmitir conteúdos pedagógicos. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância dos jogos com storytelling no ensino infantil, explorando a facilidade e eficácia da aprendizagem quando utilizados como ferramentas educacionais. Além disso, busca identificar os elementos educacionais presentes nesses jogos e como eles podem ser incorporados ou utilizados como base na criação de jogos educacionais eficazes. Através de um framework, foram avaliados três jogos com storytelling interativo, permitindo a enumeração e exemplificação dos elementos educacionais presentes neles. Também foram propostas melhorias para torná-los mais adequados e eficazes na transmissão de conteúdos úteis ao público infantil. Dessa forma, este trabalho ressalta como os jogos com storytelling podem se tornar uma ferramenta poderosa, já compreendida e adaptada pelas novas gerações, para a transmissão de conhecimentos necessários e importantes para a educação e o desenvolvimento infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
2024-02-09T13:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49762
TID:203527780
url http://hdl.handle.net/10400.26/49762
identifier_str_mv TID:203527780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137434246578176