Em diálogo: um espaço aberto à mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Sílvia Marina Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34858
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_9327e4ead96b6c521ec940e77130a6f1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em diálogo: um espaço aberto à mediaçãoIn dialogue: an open space to mediationMediaçãoCidadania ativaEducação não-formalInvestigação-açãoIntervençãoMediationActive citizenshipNon-formal educationResearch-actionIntervention37.015.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)O presente relatório vislumbra a apresentação de um projeto de mediação, desenvolvido num contexto real de trabalho, no âmbito do Estágio Académico do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, entre Outubro de 2013 e Junho de 2014, numa instituição particular de solidariedade social (IPSS) por mim selecionada. O conceito de mediação carateriza-se pela sua complexidade, uma vez que se verifica que este já não é apenas associado a uma prática alternativa de resolução de conflitos. Deste modo, a mediação tem-se manifestado em múltiplos campos e associado a diversos contextos e práticas. O meu estágio incidiu no âmbito da mediação familiar e socioeducativa com caráter preventivo e resolutivo. A dinamização das atividades pelo estágio em foco neste relatório, através do desenvolvimento de um projeto de intervenção intitulado “Em Diálogo, um espaço aberto à mediação”, ampliou os serviços prestados pela instituição, tendo este a principal intenção de responder, com qualidade e adequação, às necessidades e especificidades do contexto. Através da leitura deste relatório de estágio, pretende-se dar a conhecer ao leitor as diferentes fases integrantes do processo de investigação-intervenção, desde o diagnóstico de necessidades até às ações dinamizadas para dar resposta às mesmas, evidenciando-se os conteúdos teóricos mobilizados, as metodologias, procedimentos e modos de atuação, bem como os resultados obtidos. Pelas vantagens e benefícios que apresenta, a prática da mediação revela-se não só urgente como necessária, potenciando contextos e relações. Tal constatação é justificada através da leitura deste documento, no qual se conclui que a dinamização da mediação se declarou apropriada, capaz de responder às necessidades do contexto e do seu público, dando voz ativa aos intervenientes implicados.The present report envisions the presentation of a project of mediation, developed in a real work environment, under the academic stage of Master in Education – Mediation and Supervision of Professional Development, between October 2013 and June 2014, in a private charitable institution (IPSS) selected by me. The concept of mediation characterizes itself by its complexity, since it appears that this is no longer just associated with an alternative practice of conflict resolution. Thereby, mediation is manifested in multiple fields and associated with different contexts and practices. My internship focused on the family and socio-educative mediation with preventive and resolute character. The dynamics of the activities for the internship focused in this report, by developing an intervention project entitled "In Dialogue, an open space to mediation", expanded the services provided by the institution, with the main intention of responding with quality and suitability to the needs and specificities of the context. By reading this internship report, it is intended to familiarize the reader with the different stages of the research-intervention process, from the needs assessment to the actions dynamized to give answer to those different stages, showing the mobilized theoretical contents, the methodologies, procedures and methods of operation, as well as the results obtained. For the advantages and benefits that it presents, the practice of mediation proves not only to be urgent, but also required, enhancing relationships and contexts. Such observation is justified by the reading of this document, which concludes that the dynamization of mediation proved itself appropriated, able to respond to the needs of the context and its public, giving active voice to the intervenients involved.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoCunha, Sílvia Marina Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/34858por201514656info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:00.780231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em diálogo: um espaço aberto à mediação
In dialogue: an open space to mediation
title Em diálogo: um espaço aberto à mediação
spellingShingle Em diálogo: um espaço aberto à mediação
Cunha, Sílvia Marina Silva
Mediação
Cidadania ativa
Educação não-formal
Investigação-ação
Intervenção
Mediation
Active citizenship
Non-formal education
Research-action
Intervention
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Em diálogo: um espaço aberto à mediação
title_full Em diálogo: um espaço aberto à mediação
title_fullStr Em diálogo: um espaço aberto à mediação
title_full_unstemmed Em diálogo: um espaço aberto à mediação
title_sort Em diálogo: um espaço aberto à mediação
author Cunha, Sílvia Marina Silva
author_facet Cunha, Sílvia Marina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Sílvia Marina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Cidadania ativa
Educação não-formal
Investigação-ação
Intervenção
Mediation
Active citizenship
Non-formal education
Research-action
Intervention
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mediação
Cidadania ativa
Educação não-formal
Investigação-ação
Intervenção
Mediation
Active citizenship
Non-formal education
Research-action
Intervention
37.015.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34858
url http://hdl.handle.net/1822/34858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132358749716480