O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32973 |
Resumo: | O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. |
id |
RCAP_950f80aac06278f469e274cde5ad904c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de pianoEnsino de pianoAprendizagem de pianoEmoçõesEnvolvimento emocionalMotivaçãoEstratégias pedagógicasO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música.The present work is divided into two parts. Part A concerns the educational project on "Emotional engagement as a factor of motivation and piano learning". The research aims to address a certain gap or undervaluation of the emotional component in piano teaching practice. During the action research, a number of pedagogical strategies centered on the students and their specific needs were used to improve their emotional engagement with the piano repertoire and increase their understanding of the emotional aspects of learning and practicing the piano. The study showed positive results for more affective and meaningful learning of instrumental music. Part B refers to the final report of the Supervised Teaching Practice under the Master in Music Teaching.2022-01-20T09:04:55Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32973porFerreira, Ana Filipa Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:14Zoai:ria.ua.pt:10773/32973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:23.407744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
title |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
spellingShingle |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano Ferreira, Ana Filipa Neves Ensino de piano Aprendizagem de piano Emoções Envolvimento emocional Motivação Estratégias pedagógicas |
title_short |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
title_full |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
title_fullStr |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
title_full_unstemmed |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
title_sort |
O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano |
author |
Ferreira, Ana Filipa Neves |
author_facet |
Ferreira, Ana Filipa Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Filipa Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de piano Aprendizagem de piano Emoções Envolvimento emocional Motivação Estratégias pedagógicas |
topic |
Ensino de piano Aprendizagem de piano Emoções Envolvimento emocional Motivação Estratégias pedagógicas |
description |
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A Parte A diz respeito ao projeto educativo sobre a temática «O envolvimento emocional como fator de motivação e de aprendizagem de piano». A investigação pretende ir ao encontro de uma certa lacuna ou subvalorização da componente emocional no ensinoaprendizagem de piano. Na investigação-ação foi utilizado um conjunto de estratégias pedagógicas centradas no aluno e nas suas necessidades específicas, tendo em vista o seu maior envolvimento emocional com os conteúdos programáticos e a sua melhor compreensão dos aspetos emocionais na aprendizagem e prática de piano. A investigação apresenta resultados positivos para uma aprendizagem de música instrumental mais afetiva e significativa. A Parte B refere-se ao relatório final da Prática de Ensino Supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21T00:00:00Z 2021-07-21 2022-01-20T09:04:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32973 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137699521626112 |