O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Ana Raquel Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46942
Resumo: O presente relatório é resultante de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, centrando-se na temática do envolvimento das famílias através da documentação pedagógica em educação de infância. Tendo por base as experiências vivenciadas e realizadas nos momentos de estágio, pretende-se compreender de que forma a documentação pode ser uma estratégia eficaz para envolver as famílias nos contextos educativos. Relativamente à metodologia, o presente estudo integra-se num paradigma interpretativo da investigação qualitativa, baseado na investigação-ação, com o objetivo de recolher informações que possam responder à questão de investigação: “Como promover um maior envolvimento das famílias através da documentação pedagógica em Educação de Infância?”. Foram utilizados como dispositivos de recolha de informação: a observação participante; registos fotográficos; notas de campo; análise documental e entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes. Através desta investigação, compreendi o impacto que o envolvimento das famílias tem no desenvolvimento e aquisição das aprendizagens das crianças, como também, quais as estratégias que o educador pode utilizar para as envolver e incentivar a ter uma maior participação no contexto educativo. Foi também possível compreender que quando o educador utiliza a documentação para mostrar aos pais como observa e escuta as crianças, como faz para proporcionar um ambiente de bem-estar e ir ao encontro dos seus interesses e necessidades, os pais começam a ter uma maior confiança no educador e, consequentemente, envolvem-se e participam mais (Gandini e Goldhaber, 2002).
id RCAP_99c3dc04233dbcac41105521b84a7b7c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógicaEducação de InfânciaFamíliasEnvolvimentoDocumentação PedagógicaPapel do EducadorChildhood EducationFamiliesInvolvementPedagogical DocumentationRole of the EducatorO presente relatório é resultante de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, centrando-se na temática do envolvimento das famílias através da documentação pedagógica em educação de infância. Tendo por base as experiências vivenciadas e realizadas nos momentos de estágio, pretende-se compreender de que forma a documentação pode ser uma estratégia eficaz para envolver as famílias nos contextos educativos. Relativamente à metodologia, o presente estudo integra-se num paradigma interpretativo da investigação qualitativa, baseado na investigação-ação, com o objetivo de recolher informações que possam responder à questão de investigação: “Como promover um maior envolvimento das famílias através da documentação pedagógica em Educação de Infância?”. Foram utilizados como dispositivos de recolha de informação: a observação participante; registos fotográficos; notas de campo; análise documental e entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes. Através desta investigação, compreendi o impacto que o envolvimento das famílias tem no desenvolvimento e aquisição das aprendizagens das crianças, como também, quais as estratégias que o educador pode utilizar para as envolver e incentivar a ter uma maior participação no contexto educativo. Foi também possível compreender que quando o educador utiliza a documentação para mostrar aos pais como observa e escuta as crianças, como faz para proporcionar um ambiente de bem-estar e ir ao encontro dos seus interesses e necessidades, os pais começam a ter uma maior confiança no educador e, consequentemente, envolvem-se e participam mais (Gandini e Goldhaber, 2002).This report is the result of research and investigation carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education, focusing on the theme of family involvement through pedagogical documentation in childhood education. Based on the experiences lived and carried out during the internship, it is intended to understand how documentation can be an effective strategy to involve families in educational contexts. Regarding methodology, the present study is part of an interpretative paradigm of qualitative research, based on action-research, with the aim of collecting information that would answer the research question: “How to promote greater involvement of Families through pedagogical documentation in Childhood Education?”, having been used as collection devices: participant observation; photographic records; field notes; document analysis and semi-structured interviews with cooperating educators. Through this investigation, I understood the impact that the involvement of families has on the development and acquisition of children's learning, as well as what strategies the educator can use to involve them and encourage them to have a greater participation in the educational context. It was also possible to understand that when the educator uses the documentation to show parents how he observes and listens to children, how he provides an environment of well-being and meets their interests and needs, parents begin to have greater confidence in the educator and, consequently, become more involved and participative. (Gandini and Goldhaber, 2002).Matos, Maria Manuela de SousaRepositório ComumQuaresma, Ana Raquel Marques2023-10-02T13:04:17Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46942TID:203379292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:17.544689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
title O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
spellingShingle O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
Quaresma, Ana Raquel Marques
Educação de Infância
Famílias
Envolvimento
Documentação Pedagógica
Papel do Educador
Childhood Education
Families
Involvement
Pedagogical Documentation
Role of the Educator
title_short O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
title_full O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
title_fullStr O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
title_full_unstemmed O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
title_sort O envolvimento das famílias em educação de infância a partir da documentação pedagógica
author Quaresma, Ana Raquel Marques
author_facet Quaresma, Ana Raquel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Manuela de Sousa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Ana Raquel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Famílias
Envolvimento
Documentação Pedagógica
Papel do Educador
Childhood Education
Families
Involvement
Pedagogical Documentation
Role of the Educator
topic Educação de Infância
Famílias
Envolvimento
Documentação Pedagógica
Papel do Educador
Childhood Education
Families
Involvement
Pedagogical Documentation
Role of the Educator
description O presente relatório é resultante de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, centrando-se na temática do envolvimento das famílias através da documentação pedagógica em educação de infância. Tendo por base as experiências vivenciadas e realizadas nos momentos de estágio, pretende-se compreender de que forma a documentação pode ser uma estratégia eficaz para envolver as famílias nos contextos educativos. Relativamente à metodologia, o presente estudo integra-se num paradigma interpretativo da investigação qualitativa, baseado na investigação-ação, com o objetivo de recolher informações que possam responder à questão de investigação: “Como promover um maior envolvimento das famílias através da documentação pedagógica em Educação de Infância?”. Foram utilizados como dispositivos de recolha de informação: a observação participante; registos fotográficos; notas de campo; análise documental e entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes. Através desta investigação, compreendi o impacto que o envolvimento das famílias tem no desenvolvimento e aquisição das aprendizagens das crianças, como também, quais as estratégias que o educador pode utilizar para as envolver e incentivar a ter uma maior participação no contexto educativo. Foi também possível compreender que quando o educador utiliza a documentação para mostrar aos pais como observa e escuta as crianças, como faz para proporcionar um ambiente de bem-estar e ir ao encontro dos seus interesses e necessidades, os pais começam a ter uma maior confiança no educador e, consequentemente, envolvem-se e participam mais (Gandini e Goldhaber, 2002).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02T13:04:17Z
2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46942
TID:203379292
url http://hdl.handle.net/10400.26/46942
identifier_str_mv TID:203379292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408352657409