Interação e gestão de conflitos interpares na educação de infância: expressar sentidos, vivências e aprendizagens de crianças e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Cátia Alexandra Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47886
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “Interação e Gestão de Conflitos Interpares na Educação de Infância: Expressar Sentidos, Vivências e Aprendizagens de Crianças e Adultos”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Este tema surgiu após ter observado estes acontecimentos nos contextos de infância e a minha intenção é desmitificar os conflitos mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças. Relativamente à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como base uma investigação qualitativa, seguindo a metodologia da investigação-ação. No que concerne aos procedimentos de recolha, foram utilizados, a observação, com os respetivos registos (notas de campo), as reflexões cooperadas, a análise documental, a entrevista semiestruturada e o tratamento da informação foi feito através da análise de conteúdo. No desenvolvimento deste relatório, compreendi que promover momentos de partilha e cooperação entre as crianças são os elementos-chave para a gestão de conflitos e como é essencial o/a educador/a, perante estes, assumir uma postura de mediador/a. A partilha e a cooperação são momentos fundamentais pois promovem o desenvolvimento das habilidades sociais, a construção de relacionamentos saudáveis, a resolução de conflitos de forma construtiva, o desenvolvimento das habilidades de comunicação, a empatia, a preparação para a vida em sociedade, a estimulação do desenvolvimento cognitivo e a redução de comportamentos agressivos e egoístas.
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spelling Interação e gestão de conflitos interpares na educação de infância: expressar sentidos, vivências e aprendizagens de crianças e adultosEducação de InfânciaInterações SociaisGestão de ConflitosPapel do Educador de InfânciaChildhood EducationSocial InteractionsConflict managementRole of the Early Childhood EducatorO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “Interação e Gestão de Conflitos Interpares na Educação de Infância: Expressar Sentidos, Vivências e Aprendizagens de Crianças e Adultos”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Este tema surgiu após ter observado estes acontecimentos nos contextos de infância e a minha intenção é desmitificar os conflitos mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças. Relativamente à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como base uma investigação qualitativa, seguindo a metodologia da investigação-ação. No que concerne aos procedimentos de recolha, foram utilizados, a observação, com os respetivos registos (notas de campo), as reflexões cooperadas, a análise documental, a entrevista semiestruturada e o tratamento da informação foi feito através da análise de conteúdo. No desenvolvimento deste relatório, compreendi que promover momentos de partilha e cooperação entre as crianças são os elementos-chave para a gestão de conflitos e como é essencial o/a educador/a, perante estes, assumir uma postura de mediador/a. A partilha e a cooperação são momentos fundamentais pois promovem o desenvolvimento das habilidades sociais, a construção de relacionamentos saudáveis, a resolução de conflitos de forma construtiva, o desenvolvimento das habilidades de comunicação, a empatia, a preparação para a vida em sociedade, a estimulação do desenvolvimento cognitivo e a redução de comportamentos agressivos e egoístas.The present report carried out within the scope of the Master in Pre-School Education, with the title “Interaction and Management of Interpeer Conflicts in Childhood Education: Expressing Senses, Experiences and Learning of Children and Adults”, has as main objective to understand the role of the Educator in conflict management. This theme emerged after observing these events in childhood contexts and my intention is to demystify conflicts by showing that they are part of children's social development. Regarding the methodology, this project was developed based on a qualitative investigation, following the action-research methodology. With regard to collection procedures, observation, with the respective records (field notes), cooperative reflections, document analysis, semi-structured interviews and the processing of information was done through content analysis. In the development of this report, I understood that promoting moments of sharing and cooperation between children are the key elements for conflict management and how essential it is for the educator, in the face of these, to assume a mediator posture. Sharing and cooperation are key moments as they promote the development of social skills, building healthy relationships, constructively resolving conflicts, developing communication skills, empathy, preparing for life in society, stimulating cognitive development and the reduction of aggressive and selfish behaviors.Correia, Isabel Maria TomázioRepositório ComumBatista, Cátia Alexandra Lima2023-11-09T09:59:50Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47886TID:203473973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.595369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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