Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, André Rodrigues de Carvalho Paiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35127
Resumo: A presente dissertação apresenta como principal objetivo perceber o que leva os adeptos de futebol a interagirem com as redes sociais dos seus clubes, sendo o foco do estudo a Primeira Liga Portuguesa de futebol. São utilizadas 2 teorias que servem de base para criar os índices que servem de base para o estudo. A teoria do Uso e gratificações,uma teoria de comunicação, e o COBRA Framework, uma estrutura que relaciona o envolvimento dos consumidores com as marcas. O objetivo é perceber se aquilo que leva os consumidores a escolher uma rede social em detrimento de outra,tem impacto no envolvimento dos consumidores com as marcas, no caso, os clubes de futebol,nas redes sociais. Da teoria do Uso e gratificações resultaram as variáveis independentes, informação, entretenimento, identidade pessoal, integração e interação social, fortalecimento, remuneração e brand love. Da estrutura COBRA Framework surgem as variáveis dependentes consumo, contributos e criação. Este estudo foi realizado através das respostas dadas pelos adeptos de futebol, através de um questionário que foi facultado a pessoas do círculo de contactos do autor da dissertação. Foram obtidas 140 respostas, no entanto, após duas perguntas de filtragem, apenas foram consideradas válidas 92 pessoas, sendo esta a amostra da população em estudo. Os resultados obtidos permitem perceber que o consumo é positivamente afetado por todas as variáveis independentes, à exceção do fortalecimento. Os contributos são afetados pela informação, entretenimento, identidade pessoal, remuneração e brand love. A criação é positivamente afetada pela informação, integração e interação social e pelo brand love. Este estudo permite aos clubes de futebol perceber de que forma devem implementar estratégias nas suas redes sociais para conseguir cativar e reter os seus adeptos.
id RCAP_9b9ab8ab2783d471c5c57afc259960e1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebookFutebolRedes sociaisFacebookMarketingConsumidores/adeptosA presente dissertação apresenta como principal objetivo perceber o que leva os adeptos de futebol a interagirem com as redes sociais dos seus clubes, sendo o foco do estudo a Primeira Liga Portuguesa de futebol. São utilizadas 2 teorias que servem de base para criar os índices que servem de base para o estudo. A teoria do Uso e gratificações,uma teoria de comunicação, e o COBRA Framework, uma estrutura que relaciona o envolvimento dos consumidores com as marcas. O objetivo é perceber se aquilo que leva os consumidores a escolher uma rede social em detrimento de outra,tem impacto no envolvimento dos consumidores com as marcas, no caso, os clubes de futebol,nas redes sociais. Da teoria do Uso e gratificações resultaram as variáveis independentes, informação, entretenimento, identidade pessoal, integração e interação social, fortalecimento, remuneração e brand love. Da estrutura COBRA Framework surgem as variáveis dependentes consumo, contributos e criação. Este estudo foi realizado através das respostas dadas pelos adeptos de futebol, através de um questionário que foi facultado a pessoas do círculo de contactos do autor da dissertação. Foram obtidas 140 respostas, no entanto, após duas perguntas de filtragem, apenas foram consideradas válidas 92 pessoas, sendo esta a amostra da população em estudo. Os resultados obtidos permitem perceber que o consumo é positivamente afetado por todas as variáveis independentes, à exceção do fortalecimento. Os contributos são afetados pela informação, entretenimento, identidade pessoal, remuneração e brand love. A criação é positivamente afetada pela informação, integração e interação social e pelo brand love. Este estudo permite aos clubes de futebol perceber de que forma devem implementar estratégias nas suas redes sociais para conseguir cativar e reter os seus adeptos.This dissertation presents as main objective to understand what leads football fans to interact with their clubs' social networks, being the focus of the study the Portuguese Premier League of football. Two the erasure used to create indexes that serve as basis for the study. The Use and Gratifications theory, a communication theory, and the COBRA Framework, a framework that relates consumer engagement with brands. The aim is to understand whether what leads consumers to choose one social network over another impacts consumers' engagement with brands, in this case football clubs, on social media. From the Use and Gratifications theory resulted the independent variables, information, entertainment, personal identity, integration and social interaction, empowerment, remuneration and brand love. From the COBRA Framework emerged the dependent variables consumption, contributions and creation. This study was carried out through the answers given by football fans, through a questionnaire that was provided to people in the dissertation author's circle of contacts. A total of 140 answers were obtained, however, after two filtering questions, only 92 people were considered valid, this being the sample of the population understudy. The results obtained show that consumption is positively affected by all the independent variables, except for empowerment. The contributions are affected by information, entertainment, personal identity, remuneration and brand love. Creation is positively affected by information, integration and social interaction and brand love. This study allows football clubs to understand how they should Implemented strategies in their social networks to attract and retain their supporters.2022-11-04T15:28:45Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35127porDias, André Rodrigues de Carvalho Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:44Zoai:ria.ua.pt:10773/35127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:15.305547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
title Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
spellingShingle Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
Dias, André Rodrigues de Carvalho Paiva
Futebol
Redes sociais
Facebook
Marketing
Consumidores/adeptos
title_short Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
title_full Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
title_fullStr Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
title_full_unstemmed Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
title_sort Interação entre adeptos de futebol via redes sociais: os clubes da liga portuguesa no facebook
author Dias, André Rodrigues de Carvalho Paiva
author_facet Dias, André Rodrigues de Carvalho Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, André Rodrigues de Carvalho Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Redes sociais
Facebook
Marketing
Consumidores/adeptos
topic Futebol
Redes sociais
Facebook
Marketing
Consumidores/adeptos
description A presente dissertação apresenta como principal objetivo perceber o que leva os adeptos de futebol a interagirem com as redes sociais dos seus clubes, sendo o foco do estudo a Primeira Liga Portuguesa de futebol. São utilizadas 2 teorias que servem de base para criar os índices que servem de base para o estudo. A teoria do Uso e gratificações,uma teoria de comunicação, e o COBRA Framework, uma estrutura que relaciona o envolvimento dos consumidores com as marcas. O objetivo é perceber se aquilo que leva os consumidores a escolher uma rede social em detrimento de outra,tem impacto no envolvimento dos consumidores com as marcas, no caso, os clubes de futebol,nas redes sociais. Da teoria do Uso e gratificações resultaram as variáveis independentes, informação, entretenimento, identidade pessoal, integração e interação social, fortalecimento, remuneração e brand love. Da estrutura COBRA Framework surgem as variáveis dependentes consumo, contributos e criação. Este estudo foi realizado através das respostas dadas pelos adeptos de futebol, através de um questionário que foi facultado a pessoas do círculo de contactos do autor da dissertação. Foram obtidas 140 respostas, no entanto, após duas perguntas de filtragem, apenas foram consideradas válidas 92 pessoas, sendo esta a amostra da população em estudo. Os resultados obtidos permitem perceber que o consumo é positivamente afetado por todas as variáveis independentes, à exceção do fortalecimento. Os contributos são afetados pela informação, entretenimento, identidade pessoal, remuneração e brand love. A criação é positivamente afetada pela informação, integração e interação social e pelo brand love. Este estudo permite aos clubes de futebol perceber de que forma devem implementar estratégias nas suas redes sociais para conseguir cativar e reter os seus adeptos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T15:28:45Z
2022-07-25T00:00:00Z
2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35127
url http://hdl.handle.net/10773/35127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137717348466688