Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem a leitura nas aulas de ciências do ensino fundamental II : contributos para a sua operacionalização em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcelaine de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36387
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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Entretanto, essa concepção não abarca todas as potencialidades da efetiva aprendizagem das ciências naturais no contexto escolar, visto que essa disciplina visa preparar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, preocupados com o futuro do planeta e com o meio ambiente. Em algumas situações o trabalho pedagógico se complica devido ao fato de alguns alunos apresentarem dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, a escola deve proporcionar aos alunos meios e ferramentas para desenvolver suas potencialidades, garantindo a todos as mesmas possibilidades de aprendizagem, o que tem fundamento nos princípios da educação inclusiva. A educação inclusiva parte da premissa de que todos têm os mesmos direitos e todos devem ter as mesmas oportunidades de desenvolverem-se e aprender, quer tenham algum tipo de necessidade especial, quer não. A educação inclusiva considera a pluralidade e as diferenças, compreendendo que, independentemente de um aluno ter uma deficiência, cada um tem seu ritmo de aprendizagem e uma bagagem anterior à educação formal, que deve ser respeitada. Com base no exposto, esta investigação centra-se nas dificuldades de aprendizagem dos alunos em leitura e interpretação, como interferem no processo educativo de ciências e como os professores dessa disciplina se têm mobilizado para superar essas dificuldades com alunos do Ensino Fundamental do ciclo II. Para tanto, foi seguida uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e explicativo, que teve como instrumento de coleta de dados uma entrevista estruturada, realizada com sete professores da rede estadual de ensino do município de Birigui/SP. Foi elaborado um roteiro com 23 questões versando sobre as percepções de professores de ciências acerca da Educação Inclusiva, seus desdobramentos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados extraídos da análise das respostas e da pesquisa bibliográfica realizada ao longo do estudo permitiu uma reflexão acerca do como e do por que a Educação Inclusiva é concretizada e dos contributos necessários para a sua operacionalização.Science education in Brazilian schools aims to propose to the student a worldview where he is an active participant and his actions have an impact on the environment in which he lives. Inserted in the last decades in the school curriculum, the discipline often goes unnoticed, decontextualized, being presented to students only as the study of life and nature. However, this conception does not encompass all the potentialities of the actual learning of the natural sciences in the school context, since this discipline aims to prepare critical citizens, aware of their role in society, concerned with the future of the planet and with the environment. In some situations, the pedagogical work is complicated since some students have learning difficulties. Thus, the school should provide students with the means and tools to develop their potential, guaranteeing to all of them the same learning possibilities, which has support in the principles of inclusive education. Inclusive education is based on the premise that everyone has the same rights, and everyone should have the same opportunities to develop and learn, whether they have some special needs or not. Inclusive education considers plurality and differences, understanding that, regardless of whether a student has a disability, each one has a learning pace and a knowledge background prior to formal education, which must be respected. Based on the foregoing, this research objectives to investigate how the difficulties of reading and interpretation learning interfere in the educational process of science and how the teachers of this discipline have mobilized to overcome these difficulties with elementary school students of cycle II. For that, a field research was carried out, with an exploratory and investigative character, which had as a data collection instrument a structured interview, carried out with five teachers from the state teaching network of the municipality of Birigui/SP. A script was elaborated with 23 questions about the perceptions of science teachers about Inclusive Education, its unfolding and implications in the teaching-learning process. Interviews were recorded in audio, transcribed and analysed qualitatively. The results obtained from the analysis of the answers and from the bibliographical research carried out during the study allowed a reflection about the how and why Inclusive Education is concretized and the contributions necessary for its operationalization.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Marcelaine de Oliveira2019-01-14T13:39:22Z20182018-10-172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36387TID:202200620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:41.625201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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