Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40515 |
Resumo: | O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) e debruça-se sobre as diferentes atividades realizadas com início a 19 de setembro de 2022 e fim a 28 de abril de 2023. O principal objetivo do estágio foi a criação de um plano de comunicação integrada de marketing, com o intuito de aumentar a visibilidade e notoriedade da instituição. Para criar este plano, foi necessário realizar uma pesquisa de mercado e uma revisão da literatura. Começou-se com uma análise da situação da empresa no mercado, definiu-se o público-alvo e os objetivos de marketing. Com base nesses objetivos, desenvolveram-se estratégias e táticas de marketing. A fase final incluiu o cronograma, o orçamento e a avaliação. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que o CIAQ deve manter uma comunicação constante com o seu público-alvo, através de ferramentas distintas online e offline, de modo a atingir o seu objetivo e valorizar a marca. O estágio revelou-se enriquecedor para ambas as partes, pois ao mesmo tempo que a instituição beneficiou de novas dinâmicas, eu usufruí de uma experiência valiosa na área do marketing. Para o futuro, recomendo que o CIAQ realize reuniões regulares para melhorar os fluxos de comunicação interna e alinhar objetivos, definir as funções da equipa, coordenar os esforços de marketing, planear um orçamento específico, promover a integração das famílias no âmbito escolar e considerar incorporar um profissional de marketing em tempo integral ou a formação inicial de alguns membros da equipa. |
id |
RCAP_9e0652a563843dd9984cfcf27a822d29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e QualidadeComunicação integrada de marketingIPSSNotoriedadePlano de comunicação integrada de marketingVisibilidadeO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) e debruça-se sobre as diferentes atividades realizadas com início a 19 de setembro de 2022 e fim a 28 de abril de 2023. O principal objetivo do estágio foi a criação de um plano de comunicação integrada de marketing, com o intuito de aumentar a visibilidade e notoriedade da instituição. Para criar este plano, foi necessário realizar uma pesquisa de mercado e uma revisão da literatura. Começou-se com uma análise da situação da empresa no mercado, definiu-se o público-alvo e os objetivos de marketing. Com base nesses objetivos, desenvolveram-se estratégias e táticas de marketing. A fase final incluiu o cronograma, o orçamento e a avaliação. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que o CIAQ deve manter uma comunicação constante com o seu público-alvo, através de ferramentas distintas online e offline, de modo a atingir o seu objetivo e valorizar a marca. O estágio revelou-se enriquecedor para ambas as partes, pois ao mesmo tempo que a instituição beneficiou de novas dinâmicas, eu usufruí de uma experiência valiosa na área do marketing. Para o futuro, recomendo que o CIAQ realize reuniões regulares para melhorar os fluxos de comunicação interna e alinhar objetivos, definir as funções da equipa, coordenar os esforços de marketing, planear um orçamento específico, promover a integração das famílias no âmbito escolar e considerar incorporar um profissional de marketing em tempo integral ou a formação inicial de alguns membros da equipa.This report is the result of the curricular internship carried out at the Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) and focuses on the different activities carried out starting on September 19, 2022. The main objective of the internship was the creation of a integrated marketing communication plan, with the aim of increasing the visibility and notoriety of the institution. To create this plan, it was necessary to carry out market research and a literature review. We began with an analysis of the company's situation in the market, defining the target audience and marketing objectives. Based on these objectives, marketing strategies and tactics were developed. The final phase included the schedule, budget and evaluation. The report showed that CIAQ must maintain constant communication with its target audience, using different online and offline tools, in order to achieve its goal and enhance the brand. The internship proved to be enriching for both parties, because at the same time as the institution benefited from new dynamics, I gained valuable experience in the area of marketing. For the future, I recommend that CIAQ’s team hold regular meetings to improve internal communication flows and align objectives, define team roles, coordinate marketing efforts, plan a specific budget, promote the integration of families into the school environment and consider incorporating a full-time marketing professional or initial training for some team members.2024-02-05T10:29:37Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40515porFonseca, Sara Maria Gouveia dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:15Zoai:ria.ua.pt:10773/40515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:27.548642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
title |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
spellingShingle |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade Fonseca, Sara Maria Gouveia da Comunicação integrada de marketing IPSS Notoriedade Plano de comunicação integrada de marketing Visibilidade |
title_short |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
title_full |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
title_fullStr |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
title_sort |
Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade |
author |
Fonseca, Sara Maria Gouveia da |
author_facet |
Fonseca, Sara Maria Gouveia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Sara Maria Gouveia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação integrada de marketing IPSS Notoriedade Plano de comunicação integrada de marketing Visibilidade |
topic |
Comunicação integrada de marketing IPSS Notoriedade Plano de comunicação integrada de marketing Visibilidade |
description |
O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) e debruça-se sobre as diferentes atividades realizadas com início a 19 de setembro de 2022 e fim a 28 de abril de 2023. O principal objetivo do estágio foi a criação de um plano de comunicação integrada de marketing, com o intuito de aumentar a visibilidade e notoriedade da instituição. Para criar este plano, foi necessário realizar uma pesquisa de mercado e uma revisão da literatura. Começou-se com uma análise da situação da empresa no mercado, definiu-se o público-alvo e os objetivos de marketing. Com base nesses objetivos, desenvolveram-se estratégias e táticas de marketing. A fase final incluiu o cronograma, o orçamento e a avaliação. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que o CIAQ deve manter uma comunicação constante com o seu público-alvo, através de ferramentas distintas online e offline, de modo a atingir o seu objetivo e valorizar a marca. O estágio revelou-se enriquecedor para ambas as partes, pois ao mesmo tempo que a instituição beneficiou de novas dinâmicas, eu usufruí de uma experiência valiosa na área do marketing. Para o futuro, recomendo que o CIAQ realize reuniões regulares para melhorar os fluxos de comunicação interna e alinhar objetivos, definir as funções da equipa, coordenar os esforços de marketing, planear um orçamento específico, promover a integração das famílias no âmbito escolar e considerar incorporar um profissional de marketing em tempo integral ou a formação inicial de alguns membros da equipa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T00:00:00Z 2023-12-12 2024-02-05T10:29:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40515 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137755486224384 |