Autoestima em contexto escolar: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9835 |
Resumo: | No âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente trabalho propõe-se refletir sobre a importância que a promoção da autoestima assume em contexto escolar, a partir de uma prática orientada para o acréscimo de bem-estar emocional e implicação. Tratando-se de uma dimensão básica e estruturante do desenvolvimento pessoal e social da criança, relacionada com o sentimento de segurança, sentido de valor pessoal e competência, assume-se a possibilidade desta variável desempenhar uma função facilitadora de aprendizagens bem sucedidas e promotora de uma relação mais positiva com a escola. Enquanto dimensão estruturante e fundamental no desenvolvimento de competências, entende-se que a promoção da autoestima em contexto escolar deve ser implementada com a mesma intencionalidade pedagógica que os demais conteúdos escolares. Neste sentido, no decurso da prática pedagógica, a sua promoção foi implementada através de um conjunto de atividades e atitudes de reforço positivo, no sentido de proporcionar de forma intencional, coerente e continuada, experiências positivas, promotoras da autoestima do grupo em geral e de uma criança em particular. Tratando-se de um estudo de caso, foi perspetivado perceber como é que a partir da análise de uma situação específica, preservando toda a sua unicidade, se pode refletir, estabelecer relações, procurar a compreensão global de um certo fenómeno, neste caso, perceber a autoestima da criança como dimensão fundamental do processo de desenvolvimento pessoal e social. Outro objetivo não menos importante, consistiu no facto de perceber as possibilidades do Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC), instrumento originariamente concebido para o contexto pré-escolar, como instrumento estruturador do processo de observação, registo e avaliação, acompanhando e concretizando um currículo correspondente às particularidades da criança, em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Refletindo sobre os resultados obtidos, não obstante algumas limitações, fica a convicção de que uma prática pedagógica orientada e implementada de forma continuada com a finalidade de promover a autoestima das crianças, apresenta as maiores possibilidades de acréscimo de bem-estar e implicação, fatores facilitadores do desempenho escolar e, simultaneamente, promotores de uma relação mais salutar com a escola. Relativamente à adoção do SAC no processamento da avaliação diagnóstica e processual em contexto do 1.º CEB, foi averiguada e constatada a sua plena adaptabilidade enquanto instrumento estruturante de observação, registo e avaliação numa dinâmica de acompanhamento individualizado. Dada a relevância e abrangência da temática são ainda levantadas outras implicações que a sua investigação pode assumir em trabalhos futuros no âmbito da formação académica, tais como a autoestima e indisciplina na escola, autoestima no processo inter-relacional, ou ainda, a importância do vínculo afetivo professor-aluno em termos de autoestima. |
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Autoestima em contexto escolar: um estudo de casoEducação pré-escolarAuto-estimaDesenvolvimento pessoal e socialEnsino básico 1º cicloNo âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente trabalho propõe-se refletir sobre a importância que a promoção da autoestima assume em contexto escolar, a partir de uma prática orientada para o acréscimo de bem-estar emocional e implicação. Tratando-se de uma dimensão básica e estruturante do desenvolvimento pessoal e social da criança, relacionada com o sentimento de segurança, sentido de valor pessoal e competência, assume-se a possibilidade desta variável desempenhar uma função facilitadora de aprendizagens bem sucedidas e promotora de uma relação mais positiva com a escola. Enquanto dimensão estruturante e fundamental no desenvolvimento de competências, entende-se que a promoção da autoestima em contexto escolar deve ser implementada com a mesma intencionalidade pedagógica que os demais conteúdos escolares. Neste sentido, no decurso da prática pedagógica, a sua promoção foi implementada através de um conjunto de atividades e atitudes de reforço positivo, no sentido de proporcionar de forma intencional, coerente e continuada, experiências positivas, promotoras da autoestima do grupo em geral e de uma criança em particular. Tratando-se de um estudo de caso, foi perspetivado perceber como é que a partir da análise de uma situação específica, preservando toda a sua unicidade, se pode refletir, estabelecer relações, procurar a compreensão global de um certo fenómeno, neste caso, perceber a autoestima da criança como dimensão fundamental do processo de desenvolvimento pessoal e social. Outro objetivo não menos importante, consistiu no facto de perceber as possibilidades do Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC), instrumento originariamente concebido para o contexto pré-escolar, como instrumento estruturador do processo de observação, registo e avaliação, acompanhando e concretizando um currículo correspondente às particularidades da criança, em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Refletindo sobre os resultados obtidos, não obstante algumas limitações, fica a convicção de que uma prática pedagógica orientada e implementada de forma continuada com a finalidade de promover a autoestima das crianças, apresenta as maiores possibilidades de acréscimo de bem-estar e implicação, fatores facilitadores do desempenho escolar e, simultaneamente, promotores de uma relação mais salutar com a escola. Relativamente à adoção do SAC no processamento da avaliação diagnóstica e processual em contexto do 1.º CEB, foi averiguada e constatada a sua plena adaptabilidade enquanto instrumento estruturante de observação, registo e avaliação numa dinâmica de acompanhamento individualizado. Dada a relevância e abrangência da temática são ainda levantadas outras implicações que a sua investigação pode assumir em trabalhos futuros no âmbito da formação académica, tais como a autoestima e indisciplina na escola, autoestima no processo inter-relacional, ou ainda, a importância do vínculo afetivo professor-aluno em termos de autoestima.In the ambit of the Supervised Pedagogical Practice (PPS) and Educational Research Seminar (SIE), of the Masters in Preschool Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (Primary School), this present paper proposes to reflect on the importance of promoting self-esteem in school context, based on a practice oriented growth of emotional well-being and involvement. Being this a basic dimension and structuring of the personal and social development of the child, related to the feeling of security, sense of personal value and competence, we assume the possibility, of this variable, playing a role in facilitating successful learning and promoting a more positive relationship with the school. As a structuring dimension and fundamental development of skills, it is understood that the promotion of self-esteem in schools should be implemented with the same pedagogical intent as the other school subjects. In this sense, during the teaching practice, their promotion was implemented through a set of activities and attitudes of positive reinforcement, so as to provide intentional, coherent and continuous, positive experiences, promoters of self-esteem of the group in general and of one particular child. Since this is a case study, it was put into perspective to understand how from the analysis of a specific situation, preserving all its uniqueness, we can reflect, build relationships, seek global understanding of a certain phenomenon, in this case, see the self-esteem of the child as a fundamental dimension of the process of personal and social development. Another no less important goal, consisted on understanding the possibilities of the Children Companion System (SAC), an instrument originally designed for the pre-school context, as a structuring instrument of the process of observation, an evaluation register, monitoring and concretizing a curriculum corresponding to the particular needs of the child, in the context of the 1st Cycle of Basic Education. Reflecting on the results obtained, despite some limitations, I believe that a teaching practice oriented and implemented on an ongoing basis with the purpose of promoting children's self esteem, presents the greatest opportunity for increased wellness and involvement, easing factors in school performance, while simultaneously promoting a more healthy relationship with the school. Regarding the adoption of the Children Companion System (SAC) in the processing of the diagnostic and procedural evaluation in the 1st Cycle of Basic Education context, its full adaptability as a structuring instrument of observation and evaluation register in a dynamic individualized accompaniment, was ascertained and verified. Given the relevance and extensiveness of the subject other implications which its investigation can assume in future papers in the ambit of academic education are also risen , such as the self-esteem and indiscipline in schools, self-esteem in the inter-relational process, or in the importance of the teacher-student bonding in terms of self esteem.Universidade de Aveiro2013-03-06T15:09:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9835porMonteiro, Arminda da Conceição L. M. 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No âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente trabalho propõe-se refletir sobre a importância que a promoção da autoestima assume em contexto escolar, a partir de uma prática orientada para o acréscimo de bem-estar emocional e implicação. Tratando-se de uma dimensão básica e estruturante do desenvolvimento pessoal e social da criança, relacionada com o sentimento de segurança, sentido de valor pessoal e competência, assume-se a possibilidade desta variável desempenhar uma função facilitadora de aprendizagens bem sucedidas e promotora de uma relação mais positiva com a escola. Enquanto dimensão estruturante e fundamental no desenvolvimento de competências, entende-se que a promoção da autoestima em contexto escolar deve ser implementada com a mesma intencionalidade pedagógica que os demais conteúdos escolares. Neste sentido, no decurso da prática pedagógica, a sua promoção foi implementada através de um conjunto de atividades e atitudes de reforço positivo, no sentido de proporcionar de forma intencional, coerente e continuada, experiências positivas, promotoras da autoestima do grupo em geral e de uma criança em particular. Tratando-se de um estudo de caso, foi perspetivado perceber como é que a partir da análise de uma situação específica, preservando toda a sua unicidade, se pode refletir, estabelecer relações, procurar a compreensão global de um certo fenómeno, neste caso, perceber a autoestima da criança como dimensão fundamental do processo de desenvolvimento pessoal e social. Outro objetivo não menos importante, consistiu no facto de perceber as possibilidades do Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC), instrumento originariamente concebido para o contexto pré-escolar, como instrumento estruturador do processo de observação, registo e avaliação, acompanhando e concretizando um currículo correspondente às particularidades da criança, em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Refletindo sobre os resultados obtidos, não obstante algumas limitações, fica a convicção de que uma prática pedagógica orientada e implementada de forma continuada com a finalidade de promover a autoestima das crianças, apresenta as maiores possibilidades de acréscimo de bem-estar e implicação, fatores facilitadores do desempenho escolar e, simultaneamente, promotores de uma relação mais salutar com a escola. Relativamente à adoção do SAC no processamento da avaliação diagnóstica e processual em contexto do 1.º CEB, foi averiguada e constatada a sua plena adaptabilidade enquanto instrumento estruturante de observação, registo e avaliação numa dinâmica de acompanhamento individualizado. Dada a relevância e abrangência da temática são ainda levantadas outras implicações que a sua investigação pode assumir em trabalhos futuros no âmbito da formação académica, tais como a autoestima e indisciplina na escola, autoestima no processo inter-relacional, ou ainda, a importância do vínculo afetivo professor-aluno em termos de autoestima. |
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