A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Joana Cristina Vilela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53785
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_9f9b7d64bd73b6646943b80a47fabe29
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia AAprendizagem cooperativaCompetências sociaisTecnologia educativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade surge o presente relatório de cariz investigativo sobre a prática pedagógica, cujo objetivo é entender de que forma a utilização do método Jigsaw da aprendizagem cooperativa, numa turma do 11º ano de Economia A, poderá promover nos alunos a aquisição e desenvolvimento de competências, entre elas as competências sociais e digitais. Este estudo de natureza essencialmente qualitativa, previsto a ter início durante o mês de março do ano de 2020, sofreu algumas alterações, uma vez que foi precisamente nesta data que Portugal e o mundo pararam devido à pandemia do Covid-19. O plano inicial foi readaptado e o estudo que se perspetivava de forma presencial foi adaptado ao ensino online. Neste sentido, para a prossecução dos objetivos delineados, foram utilizadas técnicas apropriadas de observação e inquérito, assumindo-se o diário de campo, enquanto elemento de análise de dados e reflexão, um instrumento privilegiado na recolha de informação. Os resultados da prática de ensino supervisionada sugerem que a metodologia de trabalho cooperativo, nomeadamente o método Jigsaw, conduz a benefícios académicos e sociais, pois através desta metodologia, os alunos trabalham de forma interdependente na procura de respostas às questões colocadas pelo professor e interagem de uma forma mais ativa, desenvolvendo competências de cooperação. Por outro lado, este estudo revelou ainda que, apesar de todos os constrangimentos e dificuldades que possam existir, a aplicação desta metodologia em formato online é possível.As part of the Master's Degree in Teaching of Economics and Accounting, this report focuses on investigating the pedagogical practice in order to understand how the use of the Jigsaw method of cooperative learning in a class of the 11th year of Economics A can encourage acquisition and development of skills, including social and digital. This qualitative study, scheduled to begin in March 2020, underwent some changes as it coincided with the date that Portugal and the world stopped due to the Covid-19 pandemic. Consequently, the initial plan based on a face-to-face platform envisaged for the study was readapted to online teaching. In this sense, appropriate observation and inquiry techniques were used to pursue the outlined objectives assuming the field diary as an element of data analysis and reflection, an overall privileged instrument in the collection of information. The supervised teaching practice results suggest that the cooperative work methodology, specifically the Jigsaw method, leads to academic and social benefits. Through this methodology, students work interdependently in search of answers to the questions posed by the teacher and interact more actively, all while developing cooperation skills. On the other hand, this study also revealed that the application of this methodology in an online format is possible despite all the constraints and difficulties that may exist.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Joana Cristina Vilela2022-07-13T14:45:06Z20212021-12-082021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:45.271455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
title A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
spellingShingle A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
Gonçalves, Joana Cristina Vilela
Aprendizagem cooperativa
Competências sociais
Tecnologia educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
title_full A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
title_fullStr A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
title_sort A aprendizagem cooperativa enquanto estratégia para o desenvolvimento de competências : aplicação do método Jigsaw a uma turma do 11º ano da disciplina de economia A
author Gonçalves, Joana Cristina Vilela
author_facet Gonçalves, Joana Cristina Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Joana Cristina Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Competências sociais
Tecnologia educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Competências sociais
Tecnologia educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-08
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-13T14:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53785
url http://hdl.handle.net/10451/53785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598844645376