Escutares a minha voz é um direito: construção de espaços integradores de participação na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2306
Resumo: O presente relatório é o produto de uma formação profissionalizante, integrado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores - Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, desenvolvido ao longo de dois períodos distinto de estágio nos dois contextos referidos anteriormente. Ao longo da investigação efetuada, existiu uma preocupação sobre o cumprimento, dentro de sala de aula, dos Direitos da Criança, mais especificamente o Direito à Voz, o Direito à Escuta e o Direito de Participação. Neste sentido, foi importante compreender de que forma eram criados os espaços de participação efetiva da criança/aluno, como eram colocados em prática os seus direitos à voz e escuta e qual o papel do adulto mediante os objetivos anteriormente referidos. Desta forma, este relatório apresenta um vínculo entre a teoria e a prática empírica para que fique espelhada a importância da articulação destes dois pontos da investigação sobre crianças. Esta investigação decorreu em dois contextos diferenciados, uma IPSS com um grupo dos 3 anos e um colégio privado com um grupo de 8 anos. A partir das metodologias utilizadas, é possível compreender os modos pelos quais as crianças são envolvidas em processos de espaços integradores de participação e o olhar sobre estes espaços supervisionados pelo profissional de educação
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spelling Escutares a minha voz é um direito: construção de espaços integradores de participação na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino básico 1º CicloDireitos da criançaParticipaçãoO presente relatório é o produto de uma formação profissionalizante, integrado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores - Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, desenvolvido ao longo de dois períodos distinto de estágio nos dois contextos referidos anteriormente. Ao longo da investigação efetuada, existiu uma preocupação sobre o cumprimento, dentro de sala de aula, dos Direitos da Criança, mais especificamente o Direito à Voz, o Direito à Escuta e o Direito de Participação. Neste sentido, foi importante compreender de que forma eram criados os espaços de participação efetiva da criança/aluno, como eram colocados em prática os seus direitos à voz e escuta e qual o papel do adulto mediante os objetivos anteriormente referidos. Desta forma, este relatório apresenta um vínculo entre a teoria e a prática empírica para que fique espelhada a importância da articulação destes dois pontos da investigação sobre crianças. Esta investigação decorreu em dois contextos diferenciados, uma IPSS com um grupo dos 3 anos e um colégio privado com um grupo de 8 anos. A partir das metodologias utilizadas, é possível compreender os modos pelos quais as crianças são envolvidas em processos de espaços integradores de participação e o olhar sobre estes espaços supervisionados pelo profissional de educaçãoThis report is the product of vocational training, integrated within the Teacher Training Masters - Specialization in Pre-School Education and Primary School, which was developed throughout two stages in this particular internship involving the two different contexts mentioned above. Throughout the research done, there was a concern about compliance in the classroom, for Children's Rights, specifically the Freedom of Speech, the Right to be Heard and the Right of Participation. Thus, it was important to understand how there were created spaces for effective participation of the child / student, as their rights to voice and hear were put into practice and what the adult role is in the above-mentioned goals. Therefore, this report provides a link between theory and empirical practice so that it mirrored the importance of the link between these two points of research on children. This research took place in two different contexts, one IPSS with a group of 3 year olds and a private school group of 8 year olds. From the methods used, it is possible to understand the ways in which children are involved in the process of integrative spaces, where they can participate and the way of looking into these spaces which are supervised by professionals in education2016-04-13T10:44:37Z2016-04-08T00:00:00Z2016-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2306TID:201115336porLopes, Ana Catarina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:09.347683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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