Em busca de pequenas mudanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Marta Rafaela Areal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20898
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, está integrado no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Desde já, num primeiro momento, e após a clarificação sobre os objetivos do mesmo, pode verificar-se a existência de um construto teórico. Neste construto teórico evidenciam-se duas grandes dimensões, a dimensão académica e a dimensão profissional. Para além disso, são elencados alguns pressupostos que permitem também justificar a prática da mestranda, já no seu contexto. Logo em seguida, e importante para se poder avançar de forma ainda mais enquadrada, passa-se à descrição consideravelmente pormenorizada, do contexto educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda teve contacto, o 1º CEB e o 2º CEB. Posteriormente, foram apresentadas intervenções da mestranda nos ciclos de ensino acima mencionados, tendo em vista a criação de aprendizagens coesas e integradas. No que concerne à componente investigativa desenvolvida pela mestranda, esta procurou, e tendo por base um construto teórico, a promoção de conhecimentos para alunos do 5º ano sobre quirópteros, assente numa proposta interdisciplinar. De facto, a investigação passou pela robótica e pela programação que contribuíram para uma maior atribuição de significado bem como, para o desenvolvimento de uma visão integrada dos alunos, explanada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Denote-se que durante o seu percurso a mestranda desenvolveu conhecimentos e competências que permitiram que adotasse uma postura critica. Não obstante, estes foram construídos sempre numa base informada e colaborativa, visto que sem estas dimensões não poderia levar a bom porto a sua prática, vivendo mudanças, que por mais pequenas que sejam, ajudam a construir o seu ser professor.
id RCAP_a1ff08f704059628661058b6b194c19e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca de pequenas mudançasPrática de ensino supervisionadaCooperaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoInterdisciplinaridadeSupervised teaching practiceCooperationInformation and Communication TechnologiesInterdisciplinarityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, está integrado no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Desde já, num primeiro momento, e após a clarificação sobre os objetivos do mesmo, pode verificar-se a existência de um construto teórico. Neste construto teórico evidenciam-se duas grandes dimensões, a dimensão académica e a dimensão profissional. Para além disso, são elencados alguns pressupostos que permitem também justificar a prática da mestranda, já no seu contexto. Logo em seguida, e importante para se poder avançar de forma ainda mais enquadrada, passa-se à descrição consideravelmente pormenorizada, do contexto educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda teve contacto, o 1º CEB e o 2º CEB. Posteriormente, foram apresentadas intervenções da mestranda nos ciclos de ensino acima mencionados, tendo em vista a criação de aprendizagens coesas e integradas. No que concerne à componente investigativa desenvolvida pela mestranda, esta procurou, e tendo por base um construto teórico, a promoção de conhecimentos para alunos do 5º ano sobre quirópteros, assente numa proposta interdisciplinar. De facto, a investigação passou pela robótica e pela programação que contribuíram para uma maior atribuição de significado bem como, para o desenvolvimento de uma visão integrada dos alunos, explanada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Denote-se que durante o seu percurso a mestranda desenvolveu conhecimentos e competências que permitiram que adotasse uma postura critica. Não obstante, estes foram construídos sempre numa base informada e colaborativa, visto que sem estas dimensões não poderia levar a bom porto a sua prática, vivendo mudanças, que por mais pequenas que sejam, ajudam a construir o seu ser professor.This Internship Report is part of the Supervised Teaching Practice Curriculum Unit and is integrated in the second year of the Master's Degree in Teaching Primary Education and Mathematics and Natural Sciences in Secondary Education. First of all, after clarifying its objectives, a theoretical construct can be verified. This theoretical construct shows two major dimensions, the academic dimension and the professional dimension. In addition, some assumptions are listed that also allow justifying the practice of the master's student, already in her context. Immediately afterwards, and importantly to be able to move forward in an even more framed way, there is a detailed description of the educational context of the teaching cycles with which the student had contact, the 1st and 2nd cycles. Subsequently, the student's interventions in the above mentioned teaching cycles were presented, with a view to creating cohesive and integrated learning. Regarding the investigative component developed by the student, she sought, based on a theoretical construct, the promotion of knowledge about chiropterans for 5th grade students, based on an interdisciplinary proposal. In fact, the research involved robotics and programming, which contributed to a greater attribution of meaning, as well as to the development of an integrated vision of the students, explained in the Profile of Students Leaving Compulsory School (PASEO). It should be noted that during her studies, the student developed knowledge and skills that allowed her to adopt a critical stance. Nevertheless, these were always built based on an informed and collaborative attitude, since without these dimensions she would not be able to carry out her practice successfully, experiencing changes, however small they may be, that help to build her being a teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, PedroBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoConceição, Marta Rafaela Areal2022-09-28T11:42:58Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20898TID:203074327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:59.150886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de pequenas mudanças
title Em busca de pequenas mudanças
spellingShingle Em busca de pequenas mudanças
Conceição, Marta Rafaela Areal
Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Interdisciplinaridade
Supervised teaching practice
Cooperation
Information and Communication Technologies
Interdisciplinarity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Em busca de pequenas mudanças
title_full Em busca de pequenas mudanças
title_fullStr Em busca de pequenas mudanças
title_full_unstemmed Em busca de pequenas mudanças
title_sort Em busca de pequenas mudanças
author Conceição, Marta Rafaela Areal
author_facet Conceição, Marta Rafaela Areal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Pedro
Barbot, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Marta Rafaela Areal
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Interdisciplinaridade
Supervised teaching practice
Cooperation
Information and Communication Technologies
Interdisciplinarity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Cooperação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Interdisciplinaridade
Supervised teaching practice
Cooperation
Information and Communication Technologies
Interdisciplinarity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, está integrado no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Desde já, num primeiro momento, e após a clarificação sobre os objetivos do mesmo, pode verificar-se a existência de um construto teórico. Neste construto teórico evidenciam-se duas grandes dimensões, a dimensão académica e a dimensão profissional. Para além disso, são elencados alguns pressupostos que permitem também justificar a prática da mestranda, já no seu contexto. Logo em seguida, e importante para se poder avançar de forma ainda mais enquadrada, passa-se à descrição consideravelmente pormenorizada, do contexto educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda teve contacto, o 1º CEB e o 2º CEB. Posteriormente, foram apresentadas intervenções da mestranda nos ciclos de ensino acima mencionados, tendo em vista a criação de aprendizagens coesas e integradas. No que concerne à componente investigativa desenvolvida pela mestranda, esta procurou, e tendo por base um construto teórico, a promoção de conhecimentos para alunos do 5º ano sobre quirópteros, assente numa proposta interdisciplinar. De facto, a investigação passou pela robótica e pela programação que contribuíram para uma maior atribuição de significado bem como, para o desenvolvimento de uma visão integrada dos alunos, explanada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Denote-se que durante o seu percurso a mestranda desenvolveu conhecimentos e competências que permitiram que adotasse uma postura critica. Não obstante, estes foram construídos sempre numa base informada e colaborativa, visto que sem estas dimensões não poderia levar a bom porto a sua prática, vivendo mudanças, que por mais pequenas que sejam, ajudam a construir o seu ser professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T11:42:58Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20898
TID:203074327
url http://hdl.handle.net/10400.22/20898
identifier_str_mv TID:203074327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497384378368