Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diana Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11422
Resumo: O presente documento é o reflexo do meu estágio pedagógico, incluído no 2º ciclo de estudos referente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio decorreu numa escola básica do distrito de Braga, a Escola Básica de Lamaçães durante o ano letivo de 2020/2021. Este relatório é a descrição de todo o meu percurso enquanto professora estagiária ao longo do ano, considerando as minhas vivências, dificuldades e todo o processo de formação, planeamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O relatório é composto por 7 Capítulos: Introdução (1), onde é expresso a finalidade do relatório. Enquadramento pessoal (2), onde é descrito o meu percurso, as minhas vivências desportivas e académicas e onde eu caracterizo as minhas expectativas em relação ao estágio. Enquadramento teórico (3), onde é apresentado informações teóricas referentes à formação de professores, à observação realizada e ainda a supervisão e avaliação da supervisão. Relatório de caracterização (4), onde é caracterizado todo o meio da minha prática, a preferência da escola e ainda a caracterização de turma e turma com necessidades especiais. Prática de ensino supervisionada e reflexões (5) que está estruturada por: planeamento anual, unidades didáticas, planos de aula, relatórios de aula, aulas teóricas, aulas síncronas e assíncronas, covid-19, intervenção pedagógica e avaliação. Tarefas de estágio de relação escola - meio (6), onde é apresentado as tarefas de estágio relacionadas com a comunidade escolar, como o estudo de turma. Por fim a conclusão e perspetivas para o futuro (7), onde são realizadas ponderações e explicações finais acerca de todo o estágio.
id RCAP_a46ccc4b6de00d4b16f81fddb3586eff
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoEnsinoO presente documento é o reflexo do meu estágio pedagógico, incluído no 2º ciclo de estudos referente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio decorreu numa escola básica do distrito de Braga, a Escola Básica de Lamaçães durante o ano letivo de 2020/2021. Este relatório é a descrição de todo o meu percurso enquanto professora estagiária ao longo do ano, considerando as minhas vivências, dificuldades e todo o processo de formação, planeamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O relatório é composto por 7 Capítulos: Introdução (1), onde é expresso a finalidade do relatório. Enquadramento pessoal (2), onde é descrito o meu percurso, as minhas vivências desportivas e académicas e onde eu caracterizo as minhas expectativas em relação ao estágio. Enquadramento teórico (3), onde é apresentado informações teóricas referentes à formação de professores, à observação realizada e ainda a supervisão e avaliação da supervisão. Relatório de caracterização (4), onde é caracterizado todo o meio da minha prática, a preferência da escola e ainda a caracterização de turma e turma com necessidades especiais. Prática de ensino supervisionada e reflexões (5) que está estruturada por: planeamento anual, unidades didáticas, planos de aula, relatórios de aula, aulas teóricas, aulas síncronas e assíncronas, covid-19, intervenção pedagógica e avaliação. Tarefas de estágio de relação escola - meio (6), onde é apresentado as tarefas de estágio relacionadas com a comunidade escolar, como o estudo de turma. Por fim a conclusão e perspetivas para o futuro (7), onde são realizadas ponderações e explicações finais acerca de todo o estágio.This document reflects my pedagogical internship, included in the 2nd cycle of studies referring to the master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The internship took place in a Basic School in the District of Braga, the Basic School of Lamaçães during the school year of 2020/2021. This report is the description of my entire journey as an intern teacher throughout the year, considering my experiences, difficulties and the whole process of training, planning, execution, and evaluation of the teaching-learning process. The report consists of 7 Chapters: Introduction (1), where the purpose of the report is expressed. Personal framework (2), where my journey is described, my sports and academic experiences and where I characterize my expectations in relation to the internship. Theoretical framework (3), where I present theoretical information regarding teacher education, observation and supervision. Characterization report (4), where the whole means of my practice, the preference of the school and the characterization of class and class with special needs is characterized. Supervised teaching practice and reflections (5) that is structured by: annual planning, teaching units, lesson plans, class reports, theoretical classes, synchronous and asynchronous classes, covid-19, pedagogical intervention and evaluation. Internship tasks of school-middle relationship (6), where I present the internship tasks related to the school community, such as class study. Finally, the conclusion and prospects for the future (7), where I make considerations and final explanations about the whole stage.2023-03-09T14:12:53Z2022-05-10T00:00:00Z2022-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11422porGomes, Diana Cristina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:34.595397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Gomes, Diana Cristina Fernandes
Estágio pedagógico
Ensino
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Gomes, Diana Cristina Fernandes
author_facet Gomes, Diana Cristina Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Diana Cristina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Ensino
topic Estágio pedagógico
Ensino
description O presente documento é o reflexo do meu estágio pedagógico, incluído no 2º ciclo de estudos referente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio decorreu numa escola básica do distrito de Braga, a Escola Básica de Lamaçães durante o ano letivo de 2020/2021. Este relatório é a descrição de todo o meu percurso enquanto professora estagiária ao longo do ano, considerando as minhas vivências, dificuldades e todo o processo de formação, planeamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. O relatório é composto por 7 Capítulos: Introdução (1), onde é expresso a finalidade do relatório. Enquadramento pessoal (2), onde é descrito o meu percurso, as minhas vivências desportivas e académicas e onde eu caracterizo as minhas expectativas em relação ao estágio. Enquadramento teórico (3), onde é apresentado informações teóricas referentes à formação de professores, à observação realizada e ainda a supervisão e avaliação da supervisão. Relatório de caracterização (4), onde é caracterizado todo o meio da minha prática, a preferência da escola e ainda a caracterização de turma e turma com necessidades especiais. Prática de ensino supervisionada e reflexões (5) que está estruturada por: planeamento anual, unidades didáticas, planos de aula, relatórios de aula, aulas teóricas, aulas síncronas e assíncronas, covid-19, intervenção pedagógica e avaliação. Tarefas de estágio de relação escola - meio (6), onde é apresentado as tarefas de estágio relacionadas com a comunidade escolar, como o estudo de turma. Por fim a conclusão e perspetivas para o futuro (7), onde são realizadas ponderações e explicações finais acerca de todo o estágio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10T00:00:00Z
2022-05-10
2023-03-09T14:12:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11422
url http://hdl.handle.net/10348/11422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137131720867840