Inteligência emocional, percepções de liderança e desempenho: Algo a acrescentar?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/678 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional |
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Inteligência emocional, percepções de liderança e desempenho: Algo a acrescentar?Inteligência emocionalComportamento organizacionalAvaliaçãoLiderançaInstrumentosOrganizaçõesEmoçõesGestãoEmotional intelligenceOrganizational behaviourEvaluationLeadershipInstrumentsOrganizationEmotionsManagementDissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalA IE (inteligência emocional) pode ser definida como a capacidade de utilizar a razão para compreender as emoções e realçar o pensamento. A IE inclui a aptidão de percepcionar as emoções própria e alheias, de lhes aceder, gerar, compreender e regular (Mayer & Salovey, 2004). O indivíduo dotado de IE apresenta competências que lhe permitem realizar uma boa leitura das situações bem como dos comportamentos próprios e alheios. Em contexto organizacional a IE tem sido apontada como uma competência importante na medida em que vários autores têm relacionado esta variável com o desempenho a nível individual (e.g. Dawn & Sojka, 2003) e colectivo (e.g. Goleman, 1997; Goleman et al. 2002). O construto da IE foi estudado em diversos domínios, existindo inúmeros estudos sobre IE e liderança tendo Goleman (1998) demonstrado o importante papel deste construto na eficácia da liderança. Sosik e Megerian (1999) propuseram quatro características (consideração individualizada, motivação, estimulação intelectual e influência idealizada) dos líderes transformacionais que se sobrepõem consideravelmente com comportamentos de indivíduos dotados de níveis elevados de IE. Foram recolhidos dados do nível de IE e percepção de liderança de 752 vendedores imobiliários e avaliações de desempenho contextuai e de resultados dos respectivos supervisores tendo-se obtido 640 díades. Explorou-se neste estudo a relação entre IE dos subordinados e a percepção dos mesmos de liderança transformacional. Avaliou-se ainda a relação entre IE, LT e desempenho (intra e extra papel) e a relação entre os dois tipos de desempenho. Os resultados indicam que a liderança se relaciona com o nível de IE e que o DC influencia o DR não tendo sido possível confirmar outras hipóteses. Considerações e implicações dos resultados são discutidas ao longo do trabalho.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMauthner, Elsa Elisabete Runa de2011-07-26T18:29:12Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:48Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:47.466119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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