Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/111548 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho de investigação foi responder a duas perguntas centrais: se é possível criar motivação para aprender inglês através da expressão dramática e se é possível criar confiança para falar inglês através da expressão dramática. Trabalhando com uma turma do 4º ano de uma escola pública de Lisboa, foram implementadas atividades de expressão dramática que seguiram um plano baseado no modelo EMP – Encontrar a língua, Manipular a língua, Possuir a língua. As atividades foram avaliadas utilizando inquéritos, grelhas de observação e registos reflexivos, cujos resultados são descritos, analisados e discutidos neste trabalho. Os resultados indicam que a expressão dramática pode ser uma ferramenta de ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico. Considerando a motivação como fator decisivo para a aprendizagem, concluiu-se que existe uma estreita relação entre a motivação e a confiança para falar inglês no contexto de sala de aula, e que essa motivação é motor para a criação de confiança para a utilização e produção da língua. Neste sentido, a expressão dramática permite criar contextos favoráveis para falar inglês e com isso criar situações de sucesso que motivam e levam à confiança para o uso da língua em frente aos colegas. Portanto é possível criar motivação e confiança para falar inglês através da expressão dramática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico. |
id |
RCAP_a4fae8e8da0d8c1ea56a9de17ea7914c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/111548 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglêsEnsino InglêsExpressão dramática1º CEBContextoMotivaçãoConfiançaEnglish language teachingYoung learnersDramaContextMotivationConfidenceDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO objetivo deste trabalho de investigação foi responder a duas perguntas centrais: se é possível criar motivação para aprender inglês através da expressão dramática e se é possível criar confiança para falar inglês através da expressão dramática. Trabalhando com uma turma do 4º ano de uma escola pública de Lisboa, foram implementadas atividades de expressão dramática que seguiram um plano baseado no modelo EMP – Encontrar a língua, Manipular a língua, Possuir a língua. As atividades foram avaliadas utilizando inquéritos, grelhas de observação e registos reflexivos, cujos resultados são descritos, analisados e discutidos neste trabalho. Os resultados indicam que a expressão dramática pode ser uma ferramenta de ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico. Considerando a motivação como fator decisivo para a aprendizagem, concluiu-se que existe uma estreita relação entre a motivação e a confiança para falar inglês no contexto de sala de aula, e que essa motivação é motor para a criação de confiança para a utilização e produção da língua. Neste sentido, a expressão dramática permite criar contextos favoráveis para falar inglês e com isso criar situações de sucesso que motivam e levam à confiança para o uso da língua em frente aos colegas. Portanto é possível criar motivação e confiança para falar inglês através da expressão dramática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico.The goal of this action research was to respond to two central questions: “Is possible to create motivation to learn English through drama in primary English Teaching?” and “Is it possible to create confidence to speak English through drama in primary English Teaching?”. Working in a public school in Lisbon, with a 4th year class, drama activities were selected following the EEE model – Encountering the language, Exploiting the language, Engaging in the language. The activities were evaluated using questionnaires, evaluation grids and written reflections and the results described, analysed and discussed in this report. The results indicate that drama can be a teaching tool in the English primary teaching. Bearing in mind that motivation is crucial to learning, it concludes that there is a close link between motivation and confidence in speaking English in the classroom context, and that motivation is a major drive to create confidence in using language. In this sense, with drama we can create enjoyable contexts to speak English, enabling situations of success, which create motivation in students and lead them to develop the confidence to use the language in front of their peers. So, it is possible to create motivation and confidence to speak English through drama in the primary English teaching.Matos, Ana AlexandraMourão, SandraRUNFreitas, Mário Rui Gomes de2021-02-09T15:57:02Z2020-10-162020-07-142020-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111548TID:202532658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:25Zoai:run.unl.pt:10362/111548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:56.463828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
title |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
spellingShingle |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês Freitas, Mário Rui Gomes de Ensino Inglês Expressão dramática 1º CEB Contexto Motivação Confiança English language teaching Young learners Drama Context Motivation Confidence Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
title_full |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
title_fullStr |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
title_full_unstemmed |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
title_sort |
Expressão dramática no Ensino do 1º Ciclo. Desenvolvendo confiança para falar inglês |
author |
Freitas, Mário Rui Gomes de |
author_facet |
Freitas, Mário Rui Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Alexandra Mourão, Sandra RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Mário Rui Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Inglês Expressão dramática 1º CEB Contexto Motivação Confiança English language teaching Young learners Drama Context Motivation Confidence Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino Inglês Expressão dramática 1º CEB Contexto Motivação Confiança English language teaching Young learners Drama Context Motivation Confidence Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O objetivo deste trabalho de investigação foi responder a duas perguntas centrais: se é possível criar motivação para aprender inglês através da expressão dramática e se é possível criar confiança para falar inglês através da expressão dramática. Trabalhando com uma turma do 4º ano de uma escola pública de Lisboa, foram implementadas atividades de expressão dramática que seguiram um plano baseado no modelo EMP – Encontrar a língua, Manipular a língua, Possuir a língua. As atividades foram avaliadas utilizando inquéritos, grelhas de observação e registos reflexivos, cujos resultados são descritos, analisados e discutidos neste trabalho. Os resultados indicam que a expressão dramática pode ser uma ferramenta de ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico. Considerando a motivação como fator decisivo para a aprendizagem, concluiu-se que existe uma estreita relação entre a motivação e a confiança para falar inglês no contexto de sala de aula, e que essa motivação é motor para a criação de confiança para a utilização e produção da língua. Neste sentido, a expressão dramática permite criar contextos favoráveis para falar inglês e com isso criar situações de sucesso que motivam e levam à confiança para o uso da língua em frente aos colegas. Portanto é possível criar motivação e confiança para falar inglês através da expressão dramática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16 2020-07-14 2020-10-16T00:00:00Z 2021-02-09T15:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/111548 TID:202532658 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/111548 |
identifier_str_mv |
TID:202532658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138032241082368 |