A perceção de inclusão dos alunos com autismo nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44813 |
Resumo: | A realização do presente relatório visa demonstrar um resumo das principais atividades que por mim foram desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionado, sendo que, esta encontra-se presente na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O documento apresentado foi sujeito a uma estrutura pré-definida pela coordenação do mestrado onde serão apresentadas várias dimensões que visam à definição do perfil geral de desempenho profissional do professor, onde serão apresentados alguns exemplos de metodologias abordadas, objetivos definidos ou dificuldades vividas como também uma reflexão sobre as mesmas. A primeira dimensão abordada foi a dimensão profissional, social e ética que engloba as competências e conhecimentos que o docente tem de adquirir ao longo da sua experiencia profissional de docência e a forma com as vai evoluindo com o decorrer da mesma, a titulo pessoal, fazendo uma correlação com esta dimensão, sempre procurei envolver em todas as atividades propostas pelo ambiente escolar em que estive inserido me ofereceu que visassem não só uma melhoria do ambiente escolar como um maior desenvolvimento dos alunos na sua autonomia eu aquisição de conhecimentos. Na dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem foi possível confirmar a importância da especificação do planeamento de aulas e a forma de como isto se revela numa elevada importância no sucesso do decorrer da componente prática da aula. Não obstante da confirmação da importância de um bom planeamento, o mesmo foi possível confirmar para a reflexão das aulas lecionadas para a obtenção de uma constante evolução da qualidade das mesmas e consequente desenvolvimento dos alunos, sendo que todas as aulas foram planeadas respeitando sempre os princípios do programa nacional de educação física. Na dimensão Escola e comunidade foi apresentada a intervenção prática que o aluno teve em atividades extracurriculares da disciplina de educação física bem como atividades que tivessem diretamente relacionadas com a mesma como o desporto escolar ou outras tarefas do programa educativo. Na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi abordado o tema da perceção de inclusão de alunos com autismo nas aulas de educação física. Este relatório surge como uma ferramenta de autoavaliação de conhecimentos e experiências adquiridas o longo dos anos académicos, sendo também um auxílio ao autodesenvolvimento pessoal e científico e académico |
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