Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97437 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_a7b1f0cacdda30a067917b897da1f188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT BASIC SCHOOL NO.2 OF SÃO BERNARDO, WITHCLASS H OF THE 9th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021Educação FísicaProfessor EstagiárioIntervenção PedagógicaPerceção PedagógicaPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical InterventionPerception PedagogicalRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Pedagogical Internship is na essential document for the conclusion of Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário of Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física of Universidade de Coimbra. This was made with the class 9ºH, of Escola Básica Nº 2 de São Bernard o belonging to Agrupamento de Escolas José Estêvão in Aveiro, in the academic year 2020/2021. It is intended through this report the pedagogical practice realized during the Pedagogical Internship. The primary aim of this internship is to qualify teachers to promote the evolution of future generations. Theacher’s who are able to carry out reflections that hels in its constant evolution, thus adaptation and be every day more effective in transmitting its mensage and knowledge. This way, the present report is sub divided in three chapters. The first related with context of the practive developed. The second is about the analysis of pedagogical practice. In the last chapter, we expose the problem-theme developed throughout the school year. Where we entend to analyze e reflect about the student’s perceptions, the trainee teacher and guiden teacher about pedagogical perception in the physical education class context. As main conclusions, only two dimentions have significant differences after the implementation of pedagogical strategics (planning/ organization and pedagogical relation).O Relatório de Estágio é um documento indispensável ao término do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este foi realizado junto da turma do nono H, da Escola Básica Nº 2 de São Bernardo pertencente ao Agrupamento de Escolas José Estêvão em Aveiro, no ano letivo de 2020/2021. Pretende-se relatar através deste relatório a prática pedagógica realizada ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo primordial deste estágio é formar docentes qualificados para promover a evolução das gerações futuras. Docentes capazes de realizarem reflexões que ajudem na sua constante evolução, conseguindo assim adaptar-se e serem cada vez mais eficazes na transmissão da sua mensagem e conhecimento.Deste modo, o presente relatório está subdividido em três capítulos. O primeiro relacionado com a contextualização da prática desenvolvida. O segundo capítulo é referente à análise da prática pedagógica. No último capítulo, expomos o tema-problema elaborado ao longo do ano letivo. Onde pretendemos analisar e refletir sobre a perceção dos alunos, da professora estagiária e da professora orientadora relativamente à perceção pedagógica em contexto de aula de Educação Física. Como conclusões, apenas existiram duas dimensões que apresentaram diferenças significativas após a implementação de estratégias pedagógicas (Planeamento/Organização e Relação Pedagógica).2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97437http://hdl.handle.net/10316/97437TID:202891810porSampaio, Raquel Sofia Oliveira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:29.246387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT BASIC SCHOOL NO.2 OF SÃO BERNARDO, WITHCLASS H OF THE 9th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021 |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva Educação Física Professor Estagiário Intervenção Pedagógica Perceção Pedagógica Physical Education Teacher Training Pedagogical Intervention Perception Pedagogical |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo junto da turma H do 9º ano no ano letivo 2020/2021 |
author |
Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva |
author_facet |
Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Raquel Sofia Oliveira Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Professor Estagiário Intervenção Pedagógica Perceção Pedagógica Physical Education Teacher Training Pedagogical Intervention Perception Pedagogical |
topic |
Educação Física Professor Estagiário Intervenção Pedagógica Perceção Pedagógica Physical Education Teacher Training Pedagogical Intervention Perception Pedagogical |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97437 http://hdl.handle.net/10316/97437 TID:202891810 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97437 |
identifier_str_mv |
TID:202891810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134051621142528 |