O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernanda Gomes Lima da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61446
Resumo: A presente dissertação centra-se na análise do uso da forma do sufixo diminutivo e nas possibilidades semânticas atribuídas a esta forma, dentro do contexto do Ensino-Aprendizagem de Português como Língua-Estrangeira. Pretende-se afirmar o diminutivo como elemento não só linguístico, mas também cultural dentro do corpus desta Língua-Cultura, tendo como foco e objeto de análise materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa do Brasil. Sendo assim, entende-se língua como cultura e esses constituintes como formadores de identidade nacional, baseando-nos nos postulados de Stuart Hall (2006 e 2016) e William Labov (2008). Do mesmo modo, tenciona-se analisar as formas de sufixo diminutivo, sua relevância dentro da língua portuguesa do Brasil e seu reflexo dentro dos documentos oficiais e materiais didáticos voltados ao ensino-aprendizagem desta Língua-Cultura.
id RCAP_a3d7aecf6c5982351cfaa4d2f424ea84
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLEDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesA presente dissertação centra-se na análise do uso da forma do sufixo diminutivo e nas possibilidades semânticas atribuídas a esta forma, dentro do contexto do Ensino-Aprendizagem de Português como Língua-Estrangeira. Pretende-se afirmar o diminutivo como elemento não só linguístico, mas também cultural dentro do corpus desta Língua-Cultura, tendo como foco e objeto de análise materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa do Brasil. Sendo assim, entende-se língua como cultura e esses constituintes como formadores de identidade nacional, baseando-nos nos postulados de Stuart Hall (2006 e 2016) e William Labov (2008). Do mesmo modo, tenciona-se analisar as formas de sufixo diminutivo, sua relevância dentro da língua portuguesa do Brasil e seu reflexo dentro dos documentos oficiais e materiais didáticos voltados ao ensino-aprendizagem desta Língua-Cultura.The present dissertation focuses on analysing the use of the diminutive suffix form as well as the semantic possibilities attributed to this form, within the spectrum of teaching Portuguese as a Foreign Language. Furthermore, it is assumed that the diminutive suffix form is not only grammatical, but also englobes a cultural dimension within the corpus of this Language-Culture, having as focus and object of analysis Brazilian Portuguese. On that note, language is understood as culture, and these constituents shape the national identity based on the postulates of Stuart Hall (2006 and 2016) and William Labov (2008). Besides that, it is intended to analyse the diminutive suffix forms, their relevance within Brazilian Portuguese and their reflection within official documents and didactic materials aimed at teaching and learning this Language-Culture.Machado, Everton V.Faria, RitaRepositório da Universidade de LisboaRocha, Fernanda Gomes Lima da2023-12-20T11:09:52Z2023-10-242023-08-292023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61446TID:203379659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-25T01:18:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:06.363989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
title O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
spellingShingle O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
Rocha, Fernanda Gomes Lima da
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
title_full O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
title_fullStr O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
title_full_unstemmed O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
title_sort O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
author Rocha, Fernanda Gomes Lima da
author_facet Rocha, Fernanda Gomes Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Everton V.
Faria, Rita
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernanda Gomes Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description A presente dissertação centra-se na análise do uso da forma do sufixo diminutivo e nas possibilidades semânticas atribuídas a esta forma, dentro do contexto do Ensino-Aprendizagem de Português como Língua-Estrangeira. Pretende-se afirmar o diminutivo como elemento não só linguístico, mas também cultural dentro do corpus desta Língua-Cultura, tendo como foco e objeto de análise materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa do Brasil. Sendo assim, entende-se língua como cultura e esses constituintes como formadores de identidade nacional, baseando-nos nos postulados de Stuart Hall (2006 e 2016) e William Labov (2008). Do mesmo modo, tenciona-se analisar as formas de sufixo diminutivo, sua relevância dentro da língua portuguesa do Brasil e seu reflexo dentro dos documentos oficiais e materiais didáticos voltados ao ensino-aprendizagem desta Língua-Cultura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T11:09:52Z
2023-10-24
2023-08-29
2023-10-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61446
TID:203379659
url http://hdl.handle.net/10451/61446
identifier_str_mv TID:203379659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136446762713088