Ciências Naturais e Educação para a Saúde : proposta de um estudo com alunos de 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Rui Miguel da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2562
Resumo: O presente relatório explicita o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Além do enquadramento da PES, apresenta-se uma caracterização dos contextos educativos em que estive inserido, uma descrição do estudo a ser realizado e uma reflexão sobre o percurso educativo. Tendo em consideração os conteúdos que iriam ser lecionados (microrganismos e higiene e problemas sociais), a crescente propagação da Covid-19, provocada pelo SARSCoV- 2, a crise sanitária que se instalou e as consequências que daí advieram para as populações, tornou-se evidente para mim que as aulas de Ciências Naturais teriam um papel de enorme responsabilidade no que concerne à informação, sensibilização e proteção dos alunos (e respetivas famílias) face à pandemia. Por conseguinte, as aulas foram pensadas tendo como base este problema de saúde pública, estabelecendo ligações entre aquilo que os alunos aprendem na escola e a realidade vivenciada. Neste sentido seria desenvolvido um estudo tendo como principal finalidade perceber de que modo uma intervenção pedagógica estabelecendo conexões entre os conteúdos curriculares de Ciências Naturais e esta realidade, numa perspetiva de Educação para a Saúde, poderia influenciar as perceções, atitudes e comportamentos de alunos do 6.º ano de escolaridade acerca destas temáticas. A metodologia a adotar seria essencialmente do tipo qualitativo. A recolha de dados seria feita através de questionários, observação participante e análise documental. Devido ao confinamento a que a pandemia nos obrigou, não foi possível realizar o estudo com a turma. Como tal, não houve recolha de dados e, em consequência disso, não há resultados a apresentar.
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