Textos, contextos, eu e o outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Rute Marina Rosado da Luz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/27098
Resumo: O estudo que agora se apresenta baseia-se no facto incontornável de que a aprendizagem das línguas proporciona momentos de abertura ao mundo, numa sociedade em permanente mudança, onde se entrecruzam interesses opostos que problematizam a vida pessoal e social dos indivíduos. O ensino das línguas, a materna e as estrangeiras, neste caso o Português e o Espanhol, possibilita uma interação, cooperação e negociação entre o “eu” e o “outro”, capazes de os aproximar em termos de comunicação e de Cidadania. Para tal, o estudo comporta uma apresentação, a qual se baseia na exploração didática de possíveis textos, cujos contextos, textualmente representados, permitem orientar os alunos para uma reflexão sobre as problemáticas humanas e sociais, a fim de potenciar a observação do mundo e a compreensão da importância da cooperação. Para o cumprimento deste objetivo contribuem os conceitos de cidadania, identidade e Competência Comunicativa Intercultural, na medida em que é através dos mesmos que se desenvolve a comunicação entre o “eu” e os “outros” e eu e o mundo e se reconhecem / aceitam as diferenças. Do ponto de vista da didática das línguas, propõe-se um possível percurso de operacionalização da abordagem da LE e LM associado a um modelo que liga receção e produção, com o duplo propósito de desenvolver nos alunos a necessária competência linguística e comunicativa, tendo como pano de fundo situações comunicativas verosímeis, ligadas à interação dos alunos com a sua realidade.
id RCAP_ae183c828214eddf5c66c8bc27d3ce07
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/27098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Textos, contextos, eu e o outroTextosContextosCidadaniaIdentidadeCompetência Comunicativa InterculturalTextsContextsCitizenshipIdentityIntercultural Communicative CompetenceDomínio/Área Científica::HumanidadesO estudo que agora se apresenta baseia-se no facto incontornável de que a aprendizagem das línguas proporciona momentos de abertura ao mundo, numa sociedade em permanente mudança, onde se entrecruzam interesses opostos que problematizam a vida pessoal e social dos indivíduos. O ensino das línguas, a materna e as estrangeiras, neste caso o Português e o Espanhol, possibilita uma interação, cooperação e negociação entre o “eu” e o “outro”, capazes de os aproximar em termos de comunicação e de Cidadania. Para tal, o estudo comporta uma apresentação, a qual se baseia na exploração didática de possíveis textos, cujos contextos, textualmente representados, permitem orientar os alunos para uma reflexão sobre as problemáticas humanas e sociais, a fim de potenciar a observação do mundo e a compreensão da importância da cooperação. Para o cumprimento deste objetivo contribuem os conceitos de cidadania, identidade e Competência Comunicativa Intercultural, na medida em que é através dos mesmos que se desenvolve a comunicação entre o “eu” e os “outros” e eu e o mundo e se reconhecem / aceitam as diferenças. Do ponto de vista da didática das línguas, propõe-se um possível percurso de operacionalização da abordagem da LE e LM associado a um modelo que liga receção e produção, com o duplo propósito de desenvolver nos alunos a necessária competência linguística e comunicativa, tendo como pano de fundo situações comunicativas verosímeis, ligadas à interação dos alunos com a sua realidade.This study is based on the inescapable fact that learning languages provides moments which broaden the student’s horizons about the world in a society of permanent change, in which opposite interests intersect, which problematize the personal and social life of individuals. Learning languages, either the mother tongue or foreign languages, in this case Portuguese and Spanish, enable an interaction, a cooperation and a negotiation between the “self” and the “other” which are able to bring them closer in terms of communication and citizenship. In that sense, the study comprises a presentation of the possible texts which contain the contexts that enable a guidance of the students for a reflection about the human and social problematics which allow them to observe the world and understand the importance of cooperation. The concepts of Citizenship, Identity and Intercultural Communicative Competence contribute to accomplish this goal. It is through these concepts that there is developed the communication between the “self” and the “other”, the “self” and the “world” and how differences are recognized and accepted. Taking into account the perspective of language didactics, a possible path to make operational the approach of the foreign language and mother tongue is proposed. This model connects reception with production with the double purpose of developing the students’ necessary linguistic and communicative competence. It is based on authentic communicative situations associated with the interaction of the students with their reality.Coutinho, AntóniaJorge, NoémiaMoriano, BeatrizRUNJorge, Rute Marina Rosado da Luz2018-11-29T01:30:31Z2017-11-292017-09-232017-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/27098TID:201776995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:14:23Zoai:run.unl.pt:10362/27098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:38.737231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Textos, contextos, eu e o outro
title Textos, contextos, eu e o outro
spellingShingle Textos, contextos, eu e o outro
Jorge, Rute Marina Rosado da Luz
Textos
Contextos
Cidadania
Identidade
Competência Comunicativa Intercultural
Texts
Contexts
Citizenship
Identity
Intercultural Communicative Competence
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Textos, contextos, eu e o outro
title_full Textos, contextos, eu e o outro
title_fullStr Textos, contextos, eu e o outro
title_full_unstemmed Textos, contextos, eu e o outro
title_sort Textos, contextos, eu e o outro
author Jorge, Rute Marina Rosado da Luz
author_facet Jorge, Rute Marina Rosado da Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Antónia
Jorge, Noémia
Moriano, Beatriz
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Rute Marina Rosado da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Textos
Contextos
Cidadania
Identidade
Competência Comunicativa Intercultural
Texts
Contexts
Citizenship
Identity
Intercultural Communicative Competence
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Textos
Contextos
Cidadania
Identidade
Competência Comunicativa Intercultural
Texts
Contexts
Citizenship
Identity
Intercultural Communicative Competence
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O estudo que agora se apresenta baseia-se no facto incontornável de que a aprendizagem das línguas proporciona momentos de abertura ao mundo, numa sociedade em permanente mudança, onde se entrecruzam interesses opostos que problematizam a vida pessoal e social dos indivíduos. O ensino das línguas, a materna e as estrangeiras, neste caso o Português e o Espanhol, possibilita uma interação, cooperação e negociação entre o “eu” e o “outro”, capazes de os aproximar em termos de comunicação e de Cidadania. Para tal, o estudo comporta uma apresentação, a qual se baseia na exploração didática de possíveis textos, cujos contextos, textualmente representados, permitem orientar os alunos para uma reflexão sobre as problemáticas humanas e sociais, a fim de potenciar a observação do mundo e a compreensão da importância da cooperação. Para o cumprimento deste objetivo contribuem os conceitos de cidadania, identidade e Competência Comunicativa Intercultural, na medida em que é através dos mesmos que se desenvolve a comunicação entre o “eu” e os “outros” e eu e o mundo e se reconhecem / aceitam as diferenças. Do ponto de vista da didática das línguas, propõe-se um possível percurso de operacionalização da abordagem da LE e LM associado a um modelo que liga receção e produção, com o duplo propósito de desenvolver nos alunos a necessária competência linguística e comunicativa, tendo como pano de fundo situações comunicativas verosímeis, ligadas à interação dos alunos com a sua realidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
2017-09-23
2017-11-29T00:00:00Z
2018-11-29T01:30:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/27098
TID:201776995
url http://hdl.handle.net/10362/27098
identifier_str_mv TID:201776995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137912045961216