O valor dado à dança por crianças do 1.ºCiclo do Ensino Básico no Jardim Escola João de Deus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2659 |
Resumo: | presente estudo tem como pergunta de partida: “Em que medida a participação em atividades de dança pode fomentar ou contrariar estereótipos e preconceitos inerentes ao género em crianças?”. Como forma de dar resposta à pergunta de partida, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos temas estereótipos do género, estereótipos de dança e a importância da dança para o desenvolvimento da criança. O trabalho de campo foi realizado no Jardim Escola João de Deus de Leiria, com duas turmas do 1.ºciclo, com crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, foram realizadas atividades de dança e verificadas as questões de estereótipo de género através do diálogo e do questionário. O principal intuito foi a participação das crianças em atividades práticas e lúdicas-pedagógicas de dança de forma a influenciar positivamente os estereótipos/ preconceitos inerentes à dança. Com os resultados verificou-se que ainda persiste algum estereótipo de género, principalmente nos rapazes. Concluiu-se que é importante incutir nas crianças um pensamento diferente em relação à dança e ao papel do género masculino na dança, iniciando-as desde cedo em atividades ligadas à dança, como contributo para uma diminuição de atitudes negativas em relação ao género nesta atividade. |
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O valor dado à dança por crianças do 1.ºCiclo do Ensino Básico no Jardim Escola João de DeusEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloDançaDomínio/Área Científica::Humanidadespresente estudo tem como pergunta de partida: “Em que medida a participação em atividades de dança pode fomentar ou contrariar estereótipos e preconceitos inerentes ao género em crianças?”. Como forma de dar resposta à pergunta de partida, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos temas estereótipos do género, estereótipos de dança e a importância da dança para o desenvolvimento da criança. O trabalho de campo foi realizado no Jardim Escola João de Deus de Leiria, com duas turmas do 1.ºciclo, com crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, foram realizadas atividades de dança e verificadas as questões de estereótipo de género através do diálogo e do questionário. O principal intuito foi a participação das crianças em atividades práticas e lúdicas-pedagógicas de dança de forma a influenciar positivamente os estereótipos/ preconceitos inerentes à dança. Com os resultados verificou-se que ainda persiste algum estereótipo de género, principalmente nos rapazes. Concluiu-se que é importante incutir nas crianças um pensamento diferente em relação à dança e ao papel do género masculino na dança, iniciando-as desde cedo em atividades ligadas à dança, como contributo para uma diminuição de atitudes negativas em relação ao género nesta atividade.Pereira, Maria Isabel Varregoso RebetimIC-OnlineSantos, Tânia Sofia Ferreira2017-07-10T11:10:16Z2017-06-072017-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2659TID:201712296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:36Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:58.762699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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