O valor dado à dança por crianças do 1.ºCiclo do Ensino Básico no Jardim Escola João de Deus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2659
Resumo: presente estudo tem como pergunta de partida: “Em que medida a participação em atividades de dança pode fomentar ou contrariar estereótipos e preconceitos inerentes ao género em crianças?”. Como forma de dar resposta à pergunta de partida, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos temas estereótipos do género, estereótipos de dança e a importância da dança para o desenvolvimento da criança. O trabalho de campo foi realizado no Jardim Escola João de Deus de Leiria, com duas turmas do 1.ºciclo, com crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, foram realizadas atividades de dança e verificadas as questões de estereótipo de género através do diálogo e do questionário. O principal intuito foi a participação das crianças em atividades práticas e lúdicas-pedagógicas de dança de forma a influenciar positivamente os estereótipos/ preconceitos inerentes à dança. Com os resultados verificou-se que ainda persiste algum estereótipo de género, principalmente nos rapazes. Concluiu-se que é importante incutir nas crianças um pensamento diferente em relação à dança e ao papel do género masculino na dança, iniciando-as desde cedo em atividades ligadas à dança, como contributo para uma diminuição de atitudes negativas em relação ao género nesta atividade.
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