A análise como estratégia de memorização musical para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8560 |
Resumo: | Vários autores e pedagogos consideram a análise como fundamental no processo de memorização. Este trabalho pretende estudar o papel da mesma na memorização musical por parte de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade. Criou-se um grupo experimental com o qual se trabalhou regularmente sobre a memorização de melodias recorrendo à análise. Aplicaram-se testes de memorização ao grupo experimental e a um grupo de controlo. Os resultados sugerem que a análise não tem um papel preponderante no processo de memorização por parte dos participantes neste estudo. |
id |
RCAP_b060e72bb3da2069de4b339bf931422f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8560 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A análise como estratégia de memorização musical para criançasEducação musicalMemorizaçãoAnálise musicalVários autores e pedagogos consideram a análise como fundamental no processo de memorização. Este trabalho pretende estudar o papel da mesma na memorização musical por parte de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade. Criou-se um grupo experimental com o qual se trabalhou regularmente sobre a memorização de melodias recorrendo à análise. Aplicaram-se testes de memorização ao grupo experimental e a um grupo de controlo. Os resultados sugerem que a análise não tem um papel preponderante no processo de memorização por parte dos participantes neste estudo.A number of authors and pedagogues believe that analysis is a fundamental component in the process of memorizing. This study will focus on the role of analysis in musical memorizing among children aged 10 to 12. An experimental group was established, which was subject to regular work on the memorizing of melodies with resort to analysis. Along with a control group, the experimental group underwent memory tests. Results suggest analysis does not play a preponderant role in the memory-building process where the subjects of this study are concerned.Universidade de Aveiro2012-05-11T11:04:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8560porMachado, Margarida Maria Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:20Zoai:ria.ua.pt:10773/8560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:37.385257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
title |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
spellingShingle |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças Machado, Margarida Maria Pinto Educação musical Memorização Análise musical |
title_short |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
title_full |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
title_fullStr |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
title_full_unstemmed |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
title_sort |
A análise como estratégia de memorização musical para crianças |
author |
Machado, Margarida Maria Pinto |
author_facet |
Machado, Margarida Maria Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Margarida Maria Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Memorização Análise musical |
topic |
Educação musical Memorização Análise musical |
description |
Vários autores e pedagogos consideram a análise como fundamental no processo de memorização. Este trabalho pretende estudar o papel da mesma na memorização musical por parte de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade. Criou-se um grupo experimental com o qual se trabalhou regularmente sobre a memorização de melodias recorrendo à análise. Aplicaram-se testes de memorização ao grupo experimental e a um grupo de controlo. Os resultados sugerem que a análise não tem um papel preponderante no processo de memorização por parte dos participantes neste estudo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-05-11T11:04:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8560 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137507971956736 |