A sala de aula invertida no desenvolvimento da autonomia dos alunos de uma turma de 10º ano de Economia A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57379
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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Foi, assim, realizado um estudo de cariz investigativo, numa turma de 10º ano de Economia A, onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom), para aferir se esta metodologia conseguia, na turma em questão, produzir uma melhoria naquilo que era a autonomia e responsabilidade dos alunos em contexto escolar. Com esta metodologia, levantaram-se questões quer ao nível das dificuldades, quer ao nível das potencialidades e vantagens do trabalho realizado pelos alunos fora da sala de aula. A metodologia desta investigação foi de caráter qualitativo, que envolveu um trabalho preparatório de análise quer da escola cooperante, o Colégio Novo da Maia, quer da turma cooperante, o 10º ano de Economia A. Para a sua implementação, foi fundamental, também, a colaboração de toda a escola, em especial do professor cooperante. Se numa primeira fase, a análise da turma se baseou essencialmente na observação, numa fase posterior, houve mesmo uma aplicação prática, ao nível da lecionação, onde pude implementar a estratégia que considerei mais adequada face à turma analisada. Esta aplicação teve a particularidade de, por motivos pessoais e profissionais, ter sido espaçada no tempo, e não de forma sequencial e contínua. Esta foi mesmo a maior dificuldade encontrada ao longo do processo. Assim, não foi lecionada apenas uma Unidade Letiva, mas sim algumas subunidades de três Unidades Curriculares: Unidade 4 - Preços e Mercados, Unidade 5 – Moeda e Inflação e Unidade 6 – Rendimentos e distribuição dos rendimentos. Houve uma enorme articulação com o professor e turma cooperantes para que a metodologia da sala de aula invertida conseguisse ser implementada da forma mais eficaz possível, onde os alunos conseguiram sempre ter as ferramentas para desenvolver o trabalho antes da aula em questão. No final do processo de observação e lecionação, foi também realizada uma entrevista ao professor cooperante, bem como um inquérito aos alunos da turma cooperante, para que pudessem dar um feedback mais concreto sobre a minha atuação e, mais especificamente, sobre a metodologia aplicada. A aplicação da metodologia revelou assim algumas potencialidades acerca do desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas demonstrou dificuldades na sua implementação.This report was carried out within the scope of the Master’s in Economics and Accounting Teaching, being the final product of all the work developed for two years, both in terms of all the learning assimilated in each course unit, and in terms of observation and interaction with the school, class and cooperating teacher. Therefore, an investigative study was carried out in a 10th grade class of Economics A, where the flipped classroom methodology was applied, to assess whether this methodology could, in the class in question, produce an improvement in the autonomy and responsibility of students, in the school context. With this methodology, questions were raised both in terms of difficulties and in terms of the potential and advantages of the work carried out by students outside the classroom. The methodology of this investigation was of a qualitative nature, which involved a preparatory work of analysis of both the cooperating school, Colégio Novo da Maia, and the cooperating class, the 10th grade class of Economics A. For its implementation, the collaboration of the entire school was fundamental, especially the cooperating teacher. If, in a first phase, the analysis of the class was based essentially on observation, in a later phase, there was a practical application of teaching, where I could implement the strategy that I considered most appropriate for the analyzed class. This application had the particularity of, for personal and professional reasons, having been spaced out in time, and not in a sequential and continuous way. This was the biggest difficulty that came across throughout the process. Thus, not only one Teaching Unit was taught, but some sub-units of three Curricular Units: Unit 4 - Prices and Markets, Unit 5 - Currency and Inflation and Unit 6 - Income and income distribution. There was a huge articulation with the cooperating teacher and class so that the methodology of the flipped classroom could be implemented in the most effective way possible, where students always managed to have the tools to develop the work before class. At the end of the observation and teaching process, an interview with the cooperating teacher was also carried out, as well as a survey to the students of the cooperating class, so that they could give more concrete feedback on my performance and, more specifically, on the methodology applied. The application of the methodology revealed some potentialities regarding the development of students' autonomy, but exposed difficulties in its implementation.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaAlves, André Martins2023-05-08T13:46:43Z20222022-10-072022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:48.212794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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