Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26878 |
Resumo: | A realização do estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, localizada no conselho da Amadora. O relatório de estágio finaliza mais uma etapa da formação de um professor, uma vez que um professor está constantemente em formação e aprendizagem. Para a realização deste estágio pedagógico foi necessário obter aprovação em quatro áreas de formação, sendo elas as seguintes: a área um que diz respeito à organização e gestão do ensino e aprendizagem; a área dois está focada na inovação e investigação pedagógica; a participação na escola está ligada à área três e por fim, a área quatro diz respeito à relação com a comunidade. Estando o estágio dividido nestas quatro áreas, o seguinte documento apresenta também essa mesma divisão. Antes da reflexão sobre a experiência do estágio, apresento um enquadramento biográfico para que o leitor conheça o meu passado para assim entender as minhas decisões metodológicas. Posteriormente à reflexão sobre as quatro áreas de formação, é realizado um tópico sobre expetativas futuras sobre a carreira de professor. |
id |
RCAP_b2bf64bf0dac137079086274222bbc65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEstágio pedagógicoPedagogiaEnsino-aprendizagemEducação FísicaProfessorEnsinoFormaçãoEscolaIdentidade profissionalDocênciaPedagogical InternshipPedagogyTeaching-LearningPhysical EducationTeacherFormationSchoolProfessional IdentityTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA realização do estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, localizada no conselho da Amadora. O relatório de estágio finaliza mais uma etapa da formação de um professor, uma vez que um professor está constantemente em formação e aprendizagem. Para a realização deste estágio pedagógico foi necessário obter aprovação em quatro áreas de formação, sendo elas as seguintes: a área um que diz respeito à organização e gestão do ensino e aprendizagem; a área dois está focada na inovação e investigação pedagógica; a participação na escola está ligada à área três e por fim, a área quatro diz respeito à relação com a comunidade. Estando o estágio dividido nestas quatro áreas, o seguinte documento apresenta também essa mesma divisão. Antes da reflexão sobre a experiência do estágio, apresento um enquadramento biográfico para que o leitor conheça o meu passado para assim entender as minhas decisões metodológicas. Posteriormente à reflexão sobre as quatro áreas de formação, é realizado um tópico sobre expetativas futuras sobre a carreira de professor.The pedagogical internship took place at Secondary school Fernando Namora, located in the Amadora council. The internship report completes another stage of teacher education, since a teacher is constantly undergoing training and learning. In order to carry out this pedagogical internship, it was necessary to obtain approval in four areas of training, which are the following: area one concerning the organization and management of teaching and learning; area two is focused on pedagogical research and innovation; participation in the school is linked to area three and, finally, area four concerns the relationship with the community. As the stage is divided into these four areas, the following document also presents this same division. Before reflecting on the internship experience, I present a biographical framework so that the reader can get to know my past in order to understand my methodological decisions. After reflecting on the four training areas, I carry out a topic on future expectations about the teaching career.Gomes, Fernando Paulo OliveiraRepositório da Universidade de LisboaCosta, Fábio Edgar Neves da2023-01-16T10:40:15Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26878TID:203089790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:26.425490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora Costa, Fábio Edgar Neves da Estágio pedagógico Pedagogia Ensino-aprendizagem Educação Física Professor Ensino Formação Escola Identidade profissional Docência Pedagogical Internship Pedagogy Teaching-Learning Physical Education Teacher Formation School Professional Identity Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
author |
Costa, Fábio Edgar Neves da |
author_facet |
Costa, Fábio Edgar Neves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Fernando Paulo Oliveira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fábio Edgar Neves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Pedagogia Ensino-aprendizagem Educação Física Professor Ensino Formação Escola Identidade profissional Docência Pedagogical Internship Pedagogy Teaching-Learning Physical Education Teacher Formation School Professional Identity Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Pedagogia Ensino-aprendizagem Educação Física Professor Ensino Formação Escola Identidade profissional Docência Pedagogical Internship Pedagogy Teaching-Learning Physical Education Teacher Formation School Professional Identity Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A realização do estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, localizada no conselho da Amadora. O relatório de estágio finaliza mais uma etapa da formação de um professor, uma vez que um professor está constantemente em formação e aprendizagem. Para a realização deste estágio pedagógico foi necessário obter aprovação em quatro áreas de formação, sendo elas as seguintes: a área um que diz respeito à organização e gestão do ensino e aprendizagem; a área dois está focada na inovação e investigação pedagógica; a participação na escola está ligada à área três e por fim, a área quatro diz respeito à relação com a comunidade. Estando o estágio dividido nestas quatro áreas, o seguinte documento apresenta também essa mesma divisão. Antes da reflexão sobre a experiência do estágio, apresento um enquadramento biográfico para que o leitor conheça o meu passado para assim entender as minhas decisões metodológicas. Posteriormente à reflexão sobre as quatro áreas de formação, é realizado um tópico sobre expetativas futuras sobre a carreira de professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-16T10:40:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26878 TID:203089790 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26878 |
identifier_str_mv |
TID:203089790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131201324187648 |