O papel dos direitos linguísticos na educação para a cidadania: um estudo na educação de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10335 |
Resumo: | O presente relatório da prática de ensino descreve uma experiência desenvolvida num jardim de infância, com um grupo de crianças do pré-escolar, tendo como objetivos principais a sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade, assim como a abordagem dos direitos linguísticos, culturais e humanos da criança, numa perspetiva de educação para a cidadania. Pretendeu-se sensibilizar as crianças para a diferença cada vez mais presente na nossa sociedade, com vista a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, que lutem por uma sociedade mais justa e solidária. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, em que a recolha de dados para o mesmo foi concretizada através de observação direta, da vídeogravação e de fichas de registo das crianças. Posteriormente, e recorrendo às vídeogravações efetuadas, foram elaboradas as respetivas transcrições das várias sessões e analisadas com base na escala apresentada por Portugal e Laevers (2010), e adaptada ao projeto. A análise dos dados permitiu-nos perceber que as crianças encararam e realizaram as atividades de forma positiva, demonstrando bastante interesse, curiosidade. A abordagem desta temática levou as crianças a desenvolverem atitudes positivas face ao outro, à diferença, ajudando desta forma na construção de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Apesar da complexidade da temática, este projeto permitiu-nos concluir que a sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade é de extrema importância pelas possibilidades de dar a conhecer o mundo e o outro. |
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O papel dos direitos linguísticos na educação para a cidadania: um estudo na educação de infânciaEducação pré-escolarEducação para a cidadaniaDiversidade linguísticaPluralismo culturalDireitos das criançasDesenvolvimento das criançasO presente relatório da prática de ensino descreve uma experiência desenvolvida num jardim de infância, com um grupo de crianças do pré-escolar, tendo como objetivos principais a sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade, assim como a abordagem dos direitos linguísticos, culturais e humanos da criança, numa perspetiva de educação para a cidadania. Pretendeu-se sensibilizar as crianças para a diferença cada vez mais presente na nossa sociedade, com vista a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, que lutem por uma sociedade mais justa e solidária. Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação, em que a recolha de dados para o mesmo foi concretizada através de observação direta, da vídeogravação e de fichas de registo das crianças. Posteriormente, e recorrendo às vídeogravações efetuadas, foram elaboradas as respetivas transcrições das várias sessões e analisadas com base na escala apresentada por Portugal e Laevers (2010), e adaptada ao projeto. A análise dos dados permitiu-nos perceber que as crianças encararam e realizaram as atividades de forma positiva, demonstrando bastante interesse, curiosidade. A abordagem desta temática levou as crianças a desenvolverem atitudes positivas face ao outro, à diferença, ajudando desta forma na construção de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Apesar da complexidade da temática, este projeto permitiu-nos concluir que a sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade é de extrema importância pelas possibilidades de dar a conhecer o mundo e o outro.This report on teaching practice describes an experiment made in a kindergarten with a group of young children. The main aims of the study are the sensibility to cultural and language diversity in the first years of schooling, as well as the approach to the language, cultural and human rights of the child, having in mind education towards citizenship. So we tried to make the children aware of the growing differences in today’s society in order to raise more conscious and responsible citizens, who can fight for a fairer and more solidary society. It is a ‘research – action’ study, in which the data collection was made through direct observation, videotaping and children’s records. Supported by the videotapes, the transcriptions of the several sessions were organized and studied based on the chosen scale presented by Portugal and Laevers (2010) and adapted to the project. The analysis of the data allowed us to understand that children faced and performed the activities in a positive way, showing full interest, curiosity. The approach to such a theme made the children develop positive attitudes towards the others, the differences, helping the raising of more conscious and responsible citizens. In spite of being a complex theme, this project allowed us to conclude that the sensibility to language diversity in the first years of schooling is of utmost importance the possibilities of raising awareness of the world and the other.Universidade de Aveiro2013-05-02T17:09:04Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10335porCalão, Sara Ançãinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/10335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.887235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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