Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Sofia Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38401
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b2f3fd72b49162c1c86ff93d23dbd194
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integradoBeyond the writer: “I can also be an illustrator”: developing multiple languages in an integrated curricular projectIlustraçãoProjeto curricular integradoMúltiplas linguagensIllustrationsIntegrated curricular projectMultiple languagesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO projeto de intervenção pedagógico, Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser ilustrador”. Desenvolvendo múltiplas linguagens num Projeto Curricular Integrado, é um projeto que tem como enfoque central as ilustrações dos livros infantis. Este projeto é também caraterizado por ter sido um projeto desenvolvido gradualmente e de forma colaborativa com as crianças e educadores de cada contexto educativo em que tive a oportunidade de estagiar. Uma vez que o livro é um dos objetos comuns e próximos de uma criança que frequenta a educação pré-escolar, caracteriza-se simultaneamente como sendo um objeto repleto de caraterísticas literárias, mas também de características plásticas. Estas dizem respeito especialmente às ilustrações que compõem a obra literária. Quando uma criança contacta com um livro, a “imagem” auxilia o texto e assume um lugar privilegiado para as crianças pré-leitoras, pois é através da sua linguagem/leitura visual que compreende o enredo da história. Tal como o mundo não tem apenas uma linguagem, mas sim várias - múltiplas linguagens (Loris Malaguzzi) - a Arte Plástica assume-se como uma dessas linguagens que, através dos seus meios, técnicas, materiais e cores dão a conhecer “um” mundo à criança, auxiliando-a a interpretar, a descobrir e a explorar esse mesmo mundo de variadas formas. Compreendemos, então, que tanto a Arte Plástica como as ilustrações infantis são detentoras desses mesmos meios, técnicas, materiais e cores. A curiosidade que despontou toda a intervenção foi uma questão levantada por uma criança sobre “Quem faz as imagens dos livros?”. Aliando-se as ilustrações dos livros infantis com a Arte Plástica este projeto pedagógico/curricular permitiu construir dinâmicas e metodologias de trabalho onde a criança é um sujeito ativo do seu processo de aprendizagem. Assim, as intenções das crianças sobre o querem aprender, o que querem fazer e descobrir fizeram surgir propostas e experiências de aprendizagem que deram coerência e consistência a todo projeto. As principais considerações finais deste trabalho de investigação e intervenção leva-nos a refletir a relação entre o desenvolvimento das múltiplas linguagens e integração curricular, tanto na ação pedagógica na educação pré-escolar como na creche.The pedagogical intervention project, Beyond the writer: “I can also be an illustrator”. Developing multiple languages in an Integrated Curricular Project, is a project in which the central focus is the illustrations in children’s books. This project is also characterized for being developed gradually and in collaboration with the children and educators in every educational context where I had the opportunity of working as an intern. Since books are a common and close object to a child in pre-school education, it is simultaneously featured as an object packed with both literary and plastic characteristics. These correspond mostly to the illustrations that compose de literary work. When a child establishes contact with a book, the “image” helps the text and assumes a privileged place to pre-literary child, since it is through his/her language/ visual reading that the child will understand the story line. Such as the world does not have only one language, but instead various – multiple languages (Loris Malaguzzi) – the Plastic Art assumes itself as one of these languages which, through their resources, technics, materials and colours expresses “a” world to a child, helping him/her to interpret, discover and explore it in various forms. Thus, one understands that both the Plastic Art and children’s illustrations are beholders of these resources, technics, materials and colours. The curiosity that emerged the whole intervention was a question raised by a child about “Who makes the images in the books?”. Affiliating the illustrations of children’s books with the Plastic Art, this pedagogical/ curricular project, allowed the building of dynamics and working methodology where the child is an active subject on his/her own learning process. Therefore, the intentions of children about what they want to learn, what they want to do and discover, have aroused proposals and learning experiences which gave coherence and consistency to the whole project. The main final considerations of this work of investigation and intervention makes one reflect on the relationship between the development of multiple languages and the curricular integration both in the pedagogical action in pre-school education and nursery.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoPereira, Isabel Sofia Vieira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38401por201514273info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:29.940432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
Beyond the writer: “I can also be an illustrator”: developing multiple languages in an integrated curricular project
title Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
spellingShingle Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
Pereira, Isabel Sofia Vieira
Ilustração
Projeto curricular integrado
Múltiplas linguagens
Illustrations
Integrated curricular project
Multiple languages
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
title_full Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
title_fullStr Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
title_full_unstemmed Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
title_sort Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado
author Pereira, Isabel Sofia Vieira
author_facet Pereira, Isabel Sofia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Sofia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração
Projeto curricular integrado
Múltiplas linguagens
Illustrations
Integrated curricular project
Multiple languages
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ilustração
Projeto curricular integrado
Múltiplas linguagens
Illustrations
Integrated curricular project
Multiple languages
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38401
url http://hdl.handle.net/1822/38401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132668363800576