"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11528 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental. |
id |
RCAP_b5f36a9d1cb01473e6e20c0a22086d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asasPrática de ensino supervisionadaReflexãoInvestigaçãoEducação ambientalPatrimónio NaturalSupervised teaching practiceReflectionInvestigationEnvironmental educationNatural HeritageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.This internship report is included in the subject of Supervised Educational Practice of the 2nd year of Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education assumes itself as the Culmination in a long and sometimes arduous journey, surrounded by acknowledgements and emotions, a fundamental component to obtain the master degree. In this report it is mirrored a course of formation experienced by the master, supported by a theoretical-conceptual reference. The Supervised Teaching Practice is anchored in the basic principles of the action-research methodology, and praxis is based on cycles of observation, planification, action and reflection, adopting an inquisitive and reflexive posture throughout it, in order To know and understand the intrinsic phenomena to the educational context and to adjust and improve educational practices. Regarding the Investigative Dimension, the theme focuses on the Preservation of Natural Heritage, in which the master student assumes a role of researcher of its practices, seeking to develop skills as the valuation of it. This theme was chosen. because it’s in the order of the day, and more and more are evident the changes occurred in the Heritage, putting the question of what should or should not be preserved. It is therefore relevant to integrate these themes into the students' education with the goal of reflecting on the importance of preserving the Natural Heritage and raising awareness of practices that contribute to this preservation, and in the possibility that they can not preserve the totality of the heritage, to know that there is. The possibility of reconciling economic and conservation interests by applying measures to minimize and compensate environmental impact.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre SilvaRodrigues, Pedro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Paula Pereira da2018-05-08T13:20:27Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11528TID:201913658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:53.767623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
title |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
spellingShingle |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas Silva, Ana Paula Pereira da Prática de ensino supervisionada Reflexão Investigação Educação ambiental Património Natural Supervised teaching practice Reflection Investigation Environmental education Natural Heritage Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
title_full |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
title_fullStr |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
title_full_unstemmed |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
title_sort |
"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas |
author |
Silva, Ana Paula Pereira da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, José Alexandre Silva Rodrigues, Pedro Correia Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Investigação Educação ambiental Património Natural Supervised teaching practice Reflection Investigation Environmental education Natural Heritage Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Investigação Educação ambiental Património Natural Supervised teaching practice Reflection Investigation Environmental education Natural Heritage Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-05-08T13:20:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11528 TID:201913658 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11528 |
identifier_str_mv |
TID:201913658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131413566455808 |