"Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Pereira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11528
Resumo: O presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.
id RCAP_b5f36a9d1cb01473e6e20c0a22086d68
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asasPrática de ensino supervisionadaReflexãoInvestigaçãoEducação ambientalPatrimónio NaturalSupervised teaching practiceReflectionInvestigationEnvironmental educationNatural HeritageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.This internship report is included in the subject of Supervised Educational Practice of the 2nd year of Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education assumes itself as the Culmination in a long and sometimes arduous journey, surrounded by acknowledgements and emotions, a fundamental component to obtain the master degree. In this report it is mirrored a course of formation experienced by the master, supported by a theoretical-conceptual reference. The Supervised Teaching Practice is anchored in the basic principles of the action-research methodology, and praxis is based on cycles of observation, planification, action and reflection, adopting an inquisitive and reflexive posture throughout it, in order To know and understand the intrinsic phenomena to the educational context and to adjust and improve educational practices. Regarding the Investigative Dimension, the theme focuses on the Preservation of Natural Heritage, in which the master student assumes a role of researcher of its practices, seeking to develop skills as the valuation of it. This theme was chosen. because it’s in the order of the day, and more and more are evident the changes occurred in the Heritage, putting the question of what should or should not be preserved. It is therefore relevant to integrate these themes into the students' education with the goal of reflecting on the importance of preserving the Natural Heritage and raising awareness of practices that contribute to this preservation, and in the possibility that they can not preserve the totality of the heritage, to know that there is. The possibility of reconciling economic and conservation interests by applying measures to minimize and compensate environmental impact.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José Alexandre SilvaRodrigues, Pedro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Ana Paula Pereira da2018-05-08T13:20:27Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11528TID:201913658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:53.767623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
title "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
spellingShingle "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
Silva, Ana Paula Pereira da
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Investigação
Educação ambiental
Património Natural
Supervised teaching practice
Reflection
Investigation
Environmental education
Natural Heritage
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
title_full "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
title_fullStr "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
title_full_unstemmed "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
title_sort "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asas
author Silva, Ana Paula Pereira da
author_facet Silva, Ana Paula Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre Silva
Rodrigues, Pedro Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Investigação
Educação ambiental
Património Natural
Supervised teaching practice
Reflection
Investigation
Environmental education
Natural Heritage
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Investigação
Educação ambiental
Património Natural
Supervised teaching practice
Reflection
Investigation
Environmental education
Natural Heritage
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-08T13:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11528
TID:201913658
url http://hdl.handle.net/10400.22/11528
identifier_str_mv TID:201913658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413566455808