As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quelhas, Rosário
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mesquita, Helena, Oria-Segura, María-Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7245
Resumo: Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.
id RCAP_b97a491eb14f3a87c49575edcfb37ed2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetivaICT and the teaching of students with special educational needs in Portugal: a PerspectiveAmbientes pessoais de aprendizagem adaptadosDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisNecessidades Educativas EspeciaisTecnologias da Informação e da ComunicaçãoAdapted personal learning environmentsInformation and Communication TechnologiesIntellectual and developmental disabilitiesSpecial educational needsPara os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.For students with Special Educational Needs (SEN), Information and Communication Technologies (ICT) are a decisive element in normalizing living conditions and offer these students a unique opportunity to access the curriculum. Flexibility and personalization of learning in Adapted Personal Learning Environments (APLE) provide student-centered learning, particularly accessible to students with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD). In this article we seek to reflect, based on the most recent research conducted in the area of ICT and Education, about the potential of ICT, and in particular APLEs, as instruments of Inclusion.Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEESP) - Centro de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoQuelhas, RosárioMesquita, HelenaOria-Segura, María-Rosa2020-09-15T10:42:46Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7245porQuelhas, M.R.P.Q., Mesquita, M.H.F.P., Segura, M.R. (2019). As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, nº 8. ISSN 2525-5932. p. 65-75.2525-5932info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:47.553659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
ICT and the teaching of students with special educational needs in Portugal: a Perspective
title As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
spellingShingle As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
Quelhas, Rosário
Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Necessidades Educativas Especiais
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Adapted personal learning environments
Information and Communication Technologies
Intellectual and developmental disabilities
Special educational needs
title_short As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
title_full As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
title_fullStr As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
title_full_unstemmed As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
title_sort As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
author Quelhas, Rosário
author_facet Quelhas, Rosário
Mesquita, Helena
Oria-Segura, María-Rosa
author_role author
author2 Mesquita, Helena
Oria-Segura, María-Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Quelhas, Rosário
Mesquita, Helena
Oria-Segura, María-Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Necessidades Educativas Especiais
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Adapted personal learning environments
Information and Communication Technologies
Intellectual and developmental disabilities
Special educational needs
topic Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Necessidades Educativas Especiais
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Adapted personal learning environments
Information and Communication Technologies
Intellectual and developmental disabilities
Special educational needs
description Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-09-15T10:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7245
url http://hdl.handle.net/10400.11/7245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quelhas, M.R.P.Q., Mesquita, M.H.F.P., Segura, M.R. (2019). As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, nº 8. ISSN 2525-5932. p. 65-75.
2525-5932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEESP) - Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEESP) - Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130840671715328