Mapas de navegabilidade para condução autónoma no Campus UA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14928 |
Resumo: | Este trabalho propõe um sistema para levantamento e avaliação da navegabilidade de uma zona de interesse. Numa primeira fase, usando o robô Atlas2000 pertencente ao grupo Atlas, do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro, é realizado o levantamento da nuvem de pontos com o auxílio de dois lasers 2D. Um dos lasers realiza um varrimento horizontal para obter uma nuvem de pontos de obstáculos positivos, nomeadamente postes, bancos, entre outros. O segundo laser, com um varrimento num plano inclinado, realiza uma reconstrução 3D da área de passagem, com a acumulação de nuvens de pontos. Posteriormente, será possível realizar uma avaliação do local de passagem para verificar a possibilidade de navegabilidade do veículo. Finalmente, estando a fase anterior concluída, é criada uma representação da navegabilidade num formato possível de visualizar como uma camada no GoogleMaps. |
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Mapas de navegabilidade para condução autónoma no Campus UAEngenharia mecânicaNavegação autónomaRobots autónomosSistemas de posicionamento globalMapeamentoEste trabalho propõe um sistema para levantamento e avaliação da navegabilidade de uma zona de interesse. Numa primeira fase, usando o robô Atlas2000 pertencente ao grupo Atlas, do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro, é realizado o levantamento da nuvem de pontos com o auxílio de dois lasers 2D. Um dos lasers realiza um varrimento horizontal para obter uma nuvem de pontos de obstáculos positivos, nomeadamente postes, bancos, entre outros. O segundo laser, com um varrimento num plano inclinado, realiza uma reconstrução 3D da área de passagem, com a acumulação de nuvens de pontos. Posteriormente, será possível realizar uma avaliação do local de passagem para verificar a possibilidade de navegabilidade do veículo. Finalmente, estando a fase anterior concluída, é criada uma representação da navegabilidade num formato possível de visualizar como uma camada no GoogleMaps.This work proposes a system that will be surveying and evaluating an area of interest. In a first phase, using the robot Atlas 2000 that belongs to the research and development team Atlas, of the Automation and Robotics Laboratory from the Mechanical Engineering Department at Aveiro University, a survey is obtained using two 2D lasers. One of the lasers by doing an horizontal scan obtains a pointcloud in which if is possible to detect the positive obstacles, like benchs, poles and others. The second laser, with an inclined scan, makes a 3D reconstruction that is obtained by the accumulation of several lasers scans. In the second stage if is possible to evaluate the area of interest that the Atlas2000 will be passing through and determine if the area is navigable or not. Finally a file will be created with the final representation that can be visualized in GoogleMaps.Universidade de Aveiro2015-12-04T15:29:57Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14928porRodrigues, Miguel da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:27Zoai:ria.ua.pt:10773/14928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:24.395887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho propõe um sistema para levantamento e avaliação da navegabilidade de uma zona de interesse. Numa primeira fase, usando o robô Atlas2000 pertencente ao grupo Atlas, do Laboratório de Automação e Robótica (LAR) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro, é realizado o levantamento da nuvem de pontos com o auxílio de dois lasers 2D. Um dos lasers realiza um varrimento horizontal para obter uma nuvem de pontos de obstáculos positivos, nomeadamente postes, bancos, entre outros. O segundo laser, com um varrimento num plano inclinado, realiza uma reconstrução 3D da área de passagem, com a acumulação de nuvens de pontos. Posteriormente, será possível realizar uma avaliação do local de passagem para verificar a possibilidade de navegabilidade do veículo. Finalmente, estando a fase anterior concluída, é criada uma representação da navegabilidade num formato possível de visualizar como uma camada no GoogleMaps. |
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