Ensinar na era digital: uma interface com o uso das TIC na língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coqueiro, João Carlos Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5336
Resumo: O trabalho objetiva identificar a relação entre o ensinar e o aprender na disciplina Língua Portuguesa, usando as TIC como interface do processo. As TIC na educação são utilizadas no processo ensino aprendizagem presencial e semipresencial e à distância, usar a mídia na escola se tornou quase um imperativo categórico. Adota-se o método dedutivo e estudo de caso. Aborda uma pesquisa bibliográfica, empírica (trabalho de campo) e descritiva, aplicada de abordagem qualitativa. Apesar de estarmos vivendo em uma sociedade da informação e do conhecimento, complexa, polifônica, que pressupõe diferentes conotações, na maioria das escolas, os alunos não são assumidos como atores sociais e fazedores da sua própria história que elaboram representações sobre si mesmas, sobre os outros e a sociedade. Essas escolas passam por um momento em que se faz necessário reconhecer os novos campos de experiência e reorganização dos saberes, hibridação da ciência, fluxo de informação, arte, trabalho e ócio, e novos meios de representação. Considera-se finalmente, que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, em que crianças da mais tenra idade já dominam sem dificuldades, dentre outros, o dispositivo móvel, o computador, a internet e os jogos eletrônicos. A questão principal é que o uso da tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, seja para os desafios que a educação e a sociedade necessitam. No entanto, com um planejamento educacional eficiente e eficaz é possível aproximar a educação da realidade tecnológica atual. A reflexão sobre o papel do docente da Língua Portuguesa no uso da tecnologia da comunicação e informação na era digital as TIC contribuem para abertura de novas perspectivas educacionais, neste caso, na disciplina da Língua Portuguesa: Conteúdos extremamente importantes, sem menosprezar as outras disciplinas, pois é à base da comunicação do Brasil. Falar, escrever corretamente, produzir bem textualmente, usar a linguagem padrão é uma urgência da sociedade brasileira, na vida pessoal, profissional e no ambiente educacional. Neste contexto a escola tem um papel social e educacional sublime, que é educar para viver o hoje e para a vida, através de uma educação essencial para o ser humano. O que não é pertinente raciocinar que as TIC serão a solução.
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Essas escolas passam por um momento em que se faz necessário reconhecer os novos campos de experiência e reorganização dos saberes, hibridação da ciência, fluxo de informação, arte, trabalho e ócio, e novos meios de representação. Considera-se finalmente, que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, em que crianças da mais tenra idade já dominam sem dificuldades, dentre outros, o dispositivo móvel, o computador, a internet e os jogos eletrônicos. A questão principal é que o uso da tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, seja para os desafios que a educação e a sociedade necessitam. No entanto, com um planejamento educacional eficiente e eficaz é possível aproximar a educação da realidade tecnológica atual. A reflexão sobre o papel do docente da Língua Portuguesa no uso da tecnologia da comunicação e informação na era digital as TIC contribuem para abertura de novas perspectivas educacionais, neste caso, na disciplina da Língua Portuguesa: Conteúdos extremamente importantes, sem menosprezar as outras disciplinas, pois é à base da comunicação do Brasil. Falar, escrever corretamente, produzir bem textualmente, usar a linguagem padrão é uma urgência da sociedade brasileira, na vida pessoal, profissional e no ambiente educacional. Neste contexto a escola tem um papel social e educacional sublime, que é educar para viver o hoje e para a vida, através de uma educação essencial para o ser humano. O que não é pertinente raciocinar que as TIC serão a solução.The study aims to identify the relationship between teaching and learning in Portuguese discipline, using ICT as a process interface. ICT in education are used in the teaching classroom and blended and distance learning, use the media in school has become almost a categorical imperative. We adopt the deductive method and case study. Provides a literature survey, empirical (fieldwork) and descriptive research, applied a qualitative approach. Although we are living in an information society and knowledge, complex, polyphonic, which assumes different connotations, in most schools, students are not assumed as social actors and makers of their own history that elaborate representations of themselves on the others and society. These schools go through a time when it is necessary to recognize new fields of experience and reorganization of knowledge, hybridization of science, information flow, art, work and leisure, and new means of representation. It is considered finally, we live in an society increasingly connected and globalized, in which children from an early age have already mastered without difficulties, among others, the mobile device, the computer, the Internet and video games. The main issue is that the use of technology is already part of our daily lives, whether in personal life, professional and in the educational environment. In this context the school has a sublime social and educational role, which is to educate to live today and for life, through education essential for humans. What is not pertinent that ICT will be the solution to the challenges that education and society need. However, with an educational planning efficient and effective is possible to approach the education of current technological reality. The reflection on the role of the teaching of the Portuguese language in the use of information and communication technology in the digital age the ICTs contribute to opening new educational perspectives, in this case, in the course of the Portuguese language: extremely important contents, without ignoring the other disciplines, it is the basis of communication in Brazil. Speak, write correctly, produce well textually, use the standard language is an urgency of Brazilian society.2015-12-09T15:34:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5336porCoqueiro, João Carlos Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:42.874079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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